Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Chega à emergência uma paciente de 45 anos de idade, do sexo feminino, apresentando neoplasia de mama metastática para fígado e ossos, em tratamento quimioterápico. A ida dela à emergência foi motivada por dispneia, iniciada há duas semanas e que apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra volumoso derrame pleural à direta.
No que se refere a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Para indicar a pleurodese, é necessário que a paciente apresente alguma expectativa de vida, e que haja expansão pulmonar.Paciente de 49 anos de idade, sexo feminino, branca, costureira, procura o médico por queixa de sensação de boca seca e de areia nos olhos, o que vem piorando gradativamente. Ela informa que os sintomas se iniciaram há aproximadamente três anos, mas que antes não causavam desconforto a ponto de justificar, na opinião dela, a consulta médica. Ao exame físico, é possível perceber um aparente aumento leve das glândulas parótidas, mas os demais aspectos encontram-se sem particularidades. O médico solicitou exames laboratoriais e o resultado foi o seguinte: hemograma com anemia normocrômica e normocítica, VHS elevado e anti-Ro = positivo e anti-La = positivo.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente deve ser orientada a evitar áreas enfumaçadas, ambiente com baixo nível de umidade e uso de fármacos anticolinérgicos.Paciente procura atendimento médico para esclarecimentos quanto a um achado ocasional de uma lesão hepática vista em uma tomografia de abdome, realizada durante investigação de litíase renal. A paciente de 45 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, faz uso de contraceptivo oral. Apresentou queixa de lombalgia associada a disúria, o que a motivou a consultar-se com o clínico geral, que solicitou exames de imagem. A tomografia de abdome com contraste mostra uma lesão hepática. Foi complementada com ressonância magnética de abdome, que exibe uma lesão única de aproximadamente 5 cm, isointensa em T1 e hiperdensa e homogênea em T2, com realce periférico na fase contrastada com gadolíneo.
Quanto ao caso clínico descrito e considerando a hipótese de hemangioma cavernoso do fígado, julgue os itens a seguir.
O hemangioma cavernoso do fígado é a neoplasia hepática mais comum.Chega à emergência uma paciente de 45 anos de idade, do sexo feminino, apresentando neoplasia de mama metastática para fígado e ossos, em tratamento quimioterápico. A ida dela à emergência foi motivada por dispneia, iniciada há duas semanas e que apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra volumoso derrame pleural à direta.
No que se refere a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A toracocentese diagnóstica está indicada.Paciente de 49 anos de idade, sexo feminino, branca, costureira, procura o médico por queixa de sensação de boca seca e de areia nos olhos, o que vem piorando gradativamente. Ela informa que os sintomas se iniciaram há aproximadamente três anos, mas que antes não causavam desconforto a ponto de justificar, na opinião dela, a consulta médica. Ao exame físico, é possível perceber um aparente aumento leve das glândulas parótidas, mas os demais aspectos encontram-se sem particularidades. O médico solicitou exames laboratoriais e o resultado foi o seguinte: hemograma com anemia normocrômica e normocítica, VHS elevado e anti-Ro = positivo e anti-La = positivo.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente apresenta um quadro clínico sugestivo de síndrome de Sjögren.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento da condição dessa paciente é inicialmente conservador e multidisciplinar.Paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, previamente hígida, não fuma e trabalha em indústria têxtil. Em realização de exames de rotina, a tomografia computadorizada de tórax mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados em número, mas não em tamanho, no mediastino. Biópsia transparietal guiada por tomografia confirmou ser um adenocarcinoma, certificado pela imuno-histoquímica. PET-CT apresentou captação em nódulo pulmonar com SUV de 4, além de captação no linfonodo hilar direto, com SUV de 2,4. A paciente apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 de 2 L. Sem mais evidências de doença metastática ao PET-CT e a RNM de crânio. Sem alterações na avaliação cardiológica, encontra-se apta para ressecção cirúrgica (lobectomia). Foi realizada mediastinoscopia cervical que mostrou acometimento neoplásico nos linfonodos das cadeias 4D (paratraqueal direto) e 7 (subcarinal).
De acordo com o caso hipotético apresentado e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
O estadiamento clínico dessa paciente é IIIA.Paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, branca, dona de casa, procura o médico por queixa de cansaço, sonolência excessiva, intolerância ao frio, queda de cabelo e câimbras. Ao exame físico, apresenta pele seca e grossa, alopecia difusa, pressão arterial de 135 mmHg x 90 mmHg e frequência cardíaca de 60 bpm. O médico então solicita exames laboratoriais. O resultado dos exames são os seguintes: hemograma normal, glicemia 94 mg/dL, TSH elevado e 4 T livre baixo, anti-TPO antitireoperoxidase com resultado positivo e EQU sem particularidades.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O médico assistente deve solicitar exames de imagem para avaliar a glândula hipofisária, pois essa é a causa mais provável da alteração nas taxas de T4 livre.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A amilase elevada é critério de mau prognóstico na pancreatite.Paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, previamente hígida, não fuma e trabalha em indústria têxtil. Em realização de exames de rotina, a tomografia computadorizada de tórax mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados em número, mas não em tamanho, no mediastino. Biópsia transparietal guiada por tomografia confirmou ser um adenocarcinoma, certificado pela imuno-histoquímica. PET-CT apresentou captação em nódulo pulmonar com SUV de 4, além de captação no linfonodo hilar direto, com SUV de 2,4. A paciente apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 de 2 L. Sem mais evidências de doença metastática ao PET-CT e a RNM de crânio. Sem alterações na avaliação cardiológica, encontra-se apta para ressecção cirúrgica (lobectomia). Foi realizada mediastinoscopia cervical que mostrou acometimento neoplásico nos linfonodos das cadeias 4D (paratraqueal direto) e 7 (subcarinal).
De acordo com o caso hipotético apresentado e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Adenocarcinomas mostram reatividade para queratinas de baixo peso molecular, antígenos de membrana epitelial, CEA e componentes secretórios.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...