Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, chega a consulta para mostrar exames. É assintomática e tem hipertensão arterial sistêmica controlada. Nega tabagismo. Antecedente de nefrectomia parcial por carcinoma de células claras há três anos. Não foi necessário tratamento adjuvante, apenas seguimento oncológico. A tomografia computadorizada de tórax identificou um nódulo pulmonar em topografia de lobo inferior direto, sólido, com densidade de partes moles. O exame não demonstra outras alterações. As tomografias de crânio e de abdome são normais.
Acerca desse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Para que se proceda com uma metastasectomia, a doença primária deve estar controlada, e não deve existir outra modalidade terapêutica eficaz.Homem de 45 anos de idade vai ao neurologista por apresentar dor ocular à direita, principalmente ao dormir. Refere que a dor é unilateral, também acometendo a região temporal, em característica de agulhada. Relata que a dor é muito forte e que, durante a dor, aperta o olho e a região temporal, e que tem episódios de lacrimejamento, congestão ocular e obstrução nasal do mesmo lado. Menciona que os episódios duram cerca de 20 minutos, até que a dor fique atenuada. Declara também que tem episódios desse tipo de cefaleia pelo menos a cada dois dias, sendo que, em alguns dias, apresenta mais de uma crise diária.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A patologia apresentada tem maior predominância no sexo feminino.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica é pancreatite aguda biliar.Paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, chega a consulta para mostrar exames. É assintomática e tem hipertensão arterial sistêmica controlada. Nega tabagismo. Antecedente de nefrectomia parcial por carcinoma de células claras há três anos. Não foi necessário tratamento adjuvante, apenas seguimento oncológico. A tomografia computadorizada de tórax identificou um nódulo pulmonar em topografia de lobo inferior direto, sólido, com densidade de partes moles. O exame não demonstra outras alterações. As tomografias de crânio e de abdome são normais.
Acerca desse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Após metastasectomia pulmonar, seja por toracotomia ou por videotoracoscopia, a amostragem linfonodal torna-se dispensável.Homem de 45 anos de idade vai ao neurologista por apresentar dor ocular à direita, principalmente ao dormir. Refere que a dor é unilateral, também acometendo a região temporal, em característica de agulhada. Relata que a dor é muito forte e que, durante a dor, aperta o olho e a região temporal, e que tem episódios de lacrimejamento, congestão ocular e obstrução nasal do mesmo lado. Menciona que os episódios duram cerca de 20 minutos, até que a dor fique atenuada. Declara também que tem episódios desse tipo de cefaleia pelo menos a cada dois dias, sendo que, em alguns dias, apresenta mais de uma crise diária.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Miose e semiptose palpebral podem permanecer após o período de duração da dor.Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A cirurgia eletiva é mandatória após diverticulite complicada ou que evoluiu com fístula ou estenose.Paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, chega a consulta para mostrar exames. É assintomática e tem hipertensão arterial sistêmica controlada. Nega tabagismo. Antecedente de nefrectomia parcial por carcinoma de células claras há três anos. Não foi necessário tratamento adjuvante, apenas seguimento oncológico. A tomografia computadorizada de tórax identificou um nódulo pulmonar em topografia de lobo inferior direto, sólido, com densidade de partes moles. O exame não demonstra outras alterações. As tomografias de crânio e de abdome são normais.
Acerca desse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
É aceito o uso da metastasectomia por videotoracoscopia, que traz como benefícios ao paciente a menor dor pós-operatória e o retorno mais precoce às atividades diárias.Paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, foi ao pronto-socorro por apresentar lesões cutâneas com aspecto vesículo-bolhoso, topografia de 4o, 5o e 6o arcos costais direitos e que respeitam a linha média. Aponta dor intensa e queimação no local há 48 horas. Nega febre. Quando indagado, informou que teve varicela na infância. O médico observou a lesão e prescreveu aciclovir oral na dose de 4 g por dia, em cinco doses.
No que se refere a esse caso clínico, julgue o item a seguir.
Embora o aciclovir oral possa resolver o quadro do paciente, há dados consistentes na literatura segundo os quais o respectivo uso não ajuda a diminuir a incidência de neuralgia pós-herpética.Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A cirurgia de Hartmann (sigmoidectomia com sepultamento do reto e colostomia terminal) continua sendo o procedimento mais realizado, na urgência, em divercitulites agudas complicadas com peritonite fecal.Paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, chega a consulta para mostrar exames. É assintomática e tem hipertensão arterial sistêmica controlada. Nega tabagismo. Antecedente de nefrectomia parcial por carcinoma de células claras há três anos. Não foi necessário tratamento adjuvante, apenas seguimento oncológico. A tomografia computadorizada de tórax identificou um nódulo pulmonar em topografia de lobo inferior direto, sólido, com densidade de partes moles. O exame não demonstra outras alterações. As tomografias de crânio e de abdome são normais.
Acerca desse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Considerando que o diagnóstico seja metástase de carcinoma renal, a melhor opção terapêutica é a quimioterapia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...