Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 12 meses de idade apresenta, em todas as consultas, desde o nascimento, testículo esquerdo no conduto inguinal, e não é possível descendê-lo até o escroto.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente já tem indicação de orquidopexia.Mulher de 32 anos de idade, G2P2, vai ao ginecologista, pois gostaria de colocar o DIU de levonorgestrel, já que várias amigas dela usam e gostam bastante. Faz uso de anticoncepcional combinado oral para melhorar a pele e relata ter síndrome dos ovários policísticos. Nega uso de medicações, doenças crônicas e tabagismo. A última revisão ginecológica faz 3 anos, ocasião em que coletou citopatológico de colo uterino.
Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A validade do DIU medicado com hormônio é de 5 anos.Verônica, de 2 anos de idade, vive em Pedra Coral, um município que tem apresentado um número crescente de casos de febre amarela e de outras doenças preveníveis com estratégias simples de prevenção, tais como vacinação e atividades de educação em saúde. A mãe questiona a necessidade de vacinação da criança de maneira preventiva, assim como outras estratégias de prevenção.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O conhecimento dos fatores determinantes das doenças permite a adoção de medidas preventivas e curativas direcionadas a alvos específicos. Nesse caso, saber que o mosquito transmissor da febre amarela nas cidades é o Aedes aegypti contribui para a elaboração de medidas preventivas da doença.Paciente, 34 anos de idade, comparece ao ambulatório de nefrologia com quadro de fraqueza muscular associada a momentos de perda de força e parestesia de MMII, que ocorrem há 2 meses. Relata também episódios frequentes de palpitações e tremores de extremidades. Nega comorbidades prévias ou uso de medicações. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com PA = 120 mmHg x 80 mmHg e FC = 102 bpm. Exames laboratoriais demonstravam Cr = 0,8 mg/dL, K+ = 2,1 mEq/L, aldosterona, renina e demais eletrólitos normais. Ademais, glicemia = 88 mg/dL, TSH = 0,01 mUI/L e T4L = 2,4 ng/dL.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Alcalose metabólica, hipertireoidismo e feocromocitoma são causas de hipocalemia por redistribuição de K+.Paciente de 12 meses de idade apresenta, em todas as consultas, desde o nascimento, testículo esquerdo no conduto inguinal, e não é possível descendê-lo até o escroto.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A gonadotropina coriônica humana é o tratamento de primeira escolha para esse paciente, já que a resposta a ele é boa.Mulher de 32 anos de idade, G2P2, vai ao ginecologista, pois gostaria de colocar o DIU de levonorgestrel, já que várias amigas dela usam e gostam bastante. Faz uso de anticoncepcional combinado oral para melhorar a pele e relata ter síndrome dos ovários policísticos. Nega uso de medicações, doenças crônicas e tabagismo. A última revisão ginecológica faz 3 anos, ocasião em que coletou citopatológico de colo uterino.
Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O surgimento de cistos ovarianos disfuncionais é comum em usuárias de DIU de levonorgestrel.Verônica, de 2 anos de idade, vive em Pedra Coral, um município que tem apresentado um número crescente de casos de febre amarela e de outras doenças preveníveis com estratégias simples de prevenção, tais como vacinação e atividades de educação em saúde. A mãe questiona a necessidade de vacinação da criança de maneira preventiva, assim como outras estratégias de prevenção.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Considerando que a epidemiologia ocupa-se da frequência e do padrão de eventos de saúde em uma população, ela torna-se fundamental para o processo de gestão em saúde.Paciente, 34 anos de idade, comparece ao ambulatório de nefrologia com quadro de fraqueza muscular associada a momentos de perda de força e parestesia de MMII, que ocorrem há 2 meses. Relata também episódios frequentes de palpitações e tremores de extremidades. Nega comorbidades prévias ou uso de medicações. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com PA = 120 mmHg x 80 mmHg e FC = 102 bpm. Exames laboratoriais demonstravam Cr = 0,8 mg/dL, K+ = 2,1 mEq/L, aldosterona, renina e demais eletrólitos normais. Ademais, glicemia = 88 mg/dL, TSH = 0,01 mUI/L e T4L = 2,4 ng/dL.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A anfotericina B, a hipermagnesemia e a acidose metabólica são causas de hipocalemia.Paciente de 12 meses de idade apresenta, em todas as consultas, desde o nascimento, testículo esquerdo no conduto inguinal, e não é possível descendê-lo até o escroto.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Para que ocorra o descenso espontâneo do testículo, deve-se esperar até os dois anos de idade.Mulher de 32 anos de idade, G2P2, vai ao ginecologista, pois gostaria de colocar o DIU de levonorgestrel, já que várias amigas dela usam e gostam bastante. Faz uso de anticoncepcional combinado oral para melhorar a pele e relata ter síndrome dos ovários policísticos. Nega uso de medicações, doenças crônicas e tabagismo. A última revisão ginecológica faz 3 anos, ocasião em que coletou citopatológico de colo uterino.
Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O DIU pode ser inserido em qualquer fase do ciclo menstrual, desde que se tenha certeza de que a paciente não está grávida.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...