Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Lactente de 3 meses de idade comparece à consulta por apresentar, desde os 15 dias de vida, regurgitações pós-alimentares em quase todas as tomas e, de forma esporádica, vômitos em maior quantidade. As fezes têm características normais. Alimentação com fórmula de partida. O lactante apresenta desenvolvimento ponderoestatural adequado, sem perda de peso.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O tratamento cirúrgico é indicado quando o paciente não adere à terapia medicamentosa.Paciente de 55 anos de idade, com menopausa aos 50 anos, apresentou dois episódios de sangramento uterino há 1 mês. Não faz uso de terapia hormonal. É obesa, sem outras comorbidades.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Estradiol deve ser prescrito, pois a provável causa do sangramento é atrofia endometrial.Gisela, de 20 anos de idade, chegou a uma unidade de saúde acompanhada por duas crianças de 3 e 5 anos de idade com queixas de prurido generalizado tanto no corpo quanto no couro cabeludo, além de pequenas lesões na pele. O médico avaliou Gisela e as crianças e constatou que a mulher apresentava várias picadas de carrapato pelo corpo. Já as crianças foram diagnosticadas com pediculose.
Acerca desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
No Brasil, dois modelos de atenção à saúde convivem historicamente de forma contraditória ou complementar: o modelo médico hegemônico e o modelo sanitarista.Paciente, 63 anos de idade, sexo masculino, refere ter iniciado quadro de edema ascendente de MMII, que evoluiu para anasarca há 6 meses, associado a espumúria. Ao exame físico, apresenta PA = 150 mmHg x 80 mmHg, edema de MMII (+2/+4) e edema periorbital discreto. Apresenta abdome globoso e piparote +. Exames laboratoriais mostram Cr = 1,2 mg/dL, Ur = 54 mg/dL, proteinúria = 5 g/24 h, EAS com proteínas +++ e sem hematúria; albumina = 2,8 g/dL, sorologias para hepatite B, C e HIV negativas, colesterol total = 305 mg/dL, triglicérides = 250 mg/dL, LDL = 180 mg/dL e USG de rins normal. A biópsia renal revelou espessamento da membrana basal glomerular (MBG) com espículas à microscopia óptica, e a imunofluorescência indica depósitos de IgG, de IgM e de C3 de padrão granular nas alças capilares.
Em relação ao caso clínico mencionado, julgue os itens a seguir.
Na nefropatia membranosa, os preditores de mau prognóstico são idade avançada, sexo feminino, nível de proteinúria alto ao diagnóstico e alterações crônicas na biópsia.Lactente de 3 meses de idade comparece à consulta por apresentar, desde os 15 dias de vida, regurgitações pós-alimentares em quase todas as tomas e, de forma esporádica, vômitos em maior quantidade. As fezes têm características normais. Alimentação com fórmula de partida. O lactante apresenta desenvolvimento ponderoestatural adequado, sem perda de peso.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O tratamento inclui basicamente mudanças na alimentação, oferecendo pequenos volumes em intervalos frequentes, e uso de fórmulas antirrefluxo.Paciente de 55 anos de idade, com menopausa aos 50 anos, apresentou dois episódios de sangramento uterino há 1 mês. Não faz uso de terapia hormonal. É obesa, sem outras comorbidades.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente não apresenta fator de risco para patologia endometrial, dispensando investigação.Gisela, de 20 anos de idade, chegou a uma unidade de saúde acompanhada por duas crianças de 3 e 5 anos de idade com queixas de prurido generalizado tanto no corpo quanto no couro cabeludo, além de pequenas lesões na pele. O médico avaliou Gisela e as crianças e constatou que a mulher apresentava várias picadas de carrapato pelo corpo. Já as crianças foram diagnosticadas com pediculose.
Acerca desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Após o tratamento clínico, deve-se adotar a estratégia de discutir o caso em equipe multiprofissional, principalmente com a presença de agentes de saúde e de endemias, a fim de limitar a proliferação e a reincidência do problema.Paciente, 63 anos de idade, sexo masculino, refere ter iniciado quadro de edema ascendente de MMII, que evoluiu para anasarca há 6 meses, associado a espumúria. Ao exame físico, apresenta PA = 150 mmHg x 80 mmHg, edema de MMII (+2/+4) e edema periorbital discreto. Apresenta abdome globoso e piparote +. Exames laboratoriais mostram Cr = 1,2 mg/dL, Ur = 54 mg/dL, proteinúria = 5 g/24 h, EAS com proteínas +++ e sem hematúria; albumina = 2,8 g/dL, sorologias para hepatite B, C e HIV negativas, colesterol total = 305 mg/dL, triglicérides = 250 mg/dL, LDL = 180 mg/dL e USG de rins normal. A biópsia renal revelou espessamento da membrana basal glomerular (MBG) com espículas à microscopia óptica, e a imunofluorescência indica depósitos de IgG, de IgM e de C3 de padrão granular nas alças capilares.
Em relação ao caso clínico mencionado, julgue os itens a seguir.
Para esse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é de nefropatia por GESF.Lactente de 3 meses de idade comparece à consulta por apresentar, desde os 15 dias de vida, regurgitações pós-alimentares em quase todas as tomas e, de forma esporádica, vômitos em maior quantidade. As fezes têm características normais. Alimentação com fórmula de partida. O lactante apresenta desenvolvimento ponderoestatural adequado, sem perda de peso.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A radiografia de trato gastrintestinal superior é útil para excluir outras doenças, mas não necessária para o diagnóstico.Paciente de 55 anos de idade, com menopausa aos 50 anos, apresentou dois episódios de sangramento uterino há 1 mês. Não faz uso de terapia hormonal. É obesa, sem outras comorbidades.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Ultrassonografia transvaginal deve ser realizada para investigar possível patologia endometrial.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...