Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 52 anos de idade, sexo masculino, é atendido no ambulatório de neurologia em razão de epilepsia de início recente, sendo iniciado tratamento com carbamazepina para controle de crises; contudo, cerca de 1 mês após a introdução da medicação, o paciente dá entrada no pronto-socorro da respectiva cidade por apresentar, há 5 dias, quadro de rash cutâneo, febre baixa e oligúria, tendo suspendido a medicação no dia anterior, sem melhora do quadro. O exame físico demonstra rash cutâneo difuso e edema discreto em MMII. Os exames iniciais solicitados no pronto-socorro mostravam Hb = 12,5 g/dL, leucócitos = 8.000/mm³, plaquetas = 210.000/mL. VHS = 50 mm e glicemia = 94 mg/dL, creatinina = 3,0 mg/dL, ureia = 90 mg/dL, K+ = 4,9 mEq/L e EAS com cilindros leucocitários e eosinofilúria.
Em relação a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
As alterações laboratoriais na função renal do paciente são compatíveis com provável lesão renal aguda intrínseca em razão de nefrite túbulo-intersticial.Paciente de 7 anos de idade é levado ao plantão de um hospital com quadro de desidratação, fraqueza, dor abdominal, hiperpneia e confusão mental. A glicemia e a gasometria arterial confirmaram a suspeita de cetoacidose diabética.
Acerca do diabetes mellitus na infância, julgue os itens a seguir.
Em crianças com histórico de poliúria, polidipsia, emagrecimento e hiperfagia, deve-se realizar a curva glicêmica para confirmar o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1.Paciente, 52 anos de idade, sexo masculino, é atendido no ambulatório de neurologia em razão de epilepsia de início recente, sendo iniciado tratamento com carbamazepina para controle de crises; contudo, cerca de 1 mês após a introdução da medicação, o paciente dá entrada no pronto-socorro da respectiva cidade por apresentar, há 5 dias, quadro de rash cutâneo, febre baixa e oligúria, tendo suspendido a medicação no dia anterior, sem melhora do quadro. O exame físico demonstra rash cutâneo difuso e edema discreto em MMII. Os exames iniciais solicitados no pronto-socorro mostravam Hb = 12,5 g/dL, leucócitos = 8.000/mm³, plaquetas = 210.000/mL. VHS = 50 mm e glicemia = 94 mg/dL, creatinina = 3,0 mg/dL, ureia = 90 mg/dL, K+ = 4,9 mEq/L e EAS com cilindros leucocitários e eosinofilúria.
Em relação a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Além de drogas antiepilépticas, antibióticos e AINE devem ser pesquisados na história clínica do paciente, uma vez que podem estar relacionados a esse quadro clínico.Paciente de 7 anos de idade é levado ao plantão de um hospital com quadro de desidratação, fraqueza, dor abdominal, hiperpneia e confusão mental. A glicemia e a gasometria arterial confirmaram a suspeita de cetoacidose diabética.
Acerca do diabetes mellitus na infância, julgue os itens a seguir.
A cetoacidose diabética é uma complicação aguda do diabetes mellitus tipo 1, e o respectivo tratamento requer correção da acidose, hidratação e administração de insulina, nessa ordem.Paciente, 52 anos de idade, sexo masculino, é atendido no ambulatório de neurologia em razão de epilepsia de início recente, sendo iniciado tratamento com carbamazepina para controle de crises; contudo, cerca de 1 mês após a introdução da medicação, o paciente dá entrada no pronto-socorro da respectiva cidade por apresentar, há 5 dias, quadro de rash cutâneo, febre baixa e oligúria, tendo suspendido a medicação no dia anterior, sem melhora do quadro. O exame físico demonstra rash cutâneo difuso e edema discreto em MMII. Os exames iniciais solicitados no pronto-socorro mostravam Hb = 12,5 g/dL, leucócitos = 8.000/mm³, plaquetas = 210.000/mL. VHS = 50 mm e glicemia = 94 mg/dL, creatinina = 3,0 mg/dL, ureia = 90 mg/dL, K+ = 4,9 mEq/L e EAS com cilindros leucocitários e eosinofilúria.
Em relação a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A presença de eosinofilúria encontrada no EAS é típica e patognomônica da patologia renal apresentada pelo paciente, e a respectiva ausência descarta essa patologia.Paciente de 7 anos de idade é levado ao plantão de um hospital com quadro de desidratação, fraqueza, dor abdominal, hiperpneia e confusão mental. A glicemia e a gasometria arterial confirmaram a suspeita de cetoacidose diabética.
Acerca do diabetes mellitus na infância, julgue os itens a seguir.
Um recém-nascido com peso superior a 4.000 g pertence ao grupo de risco para desenvolver diabetes.Paciente, 52 anos de idade, sexo masculino, é atendido no ambulatório de neurologia em razão de epilepsia de início recente, sendo iniciado tratamento com carbamazepina para controle de crises; contudo, cerca de 1 mês após a introdução da medicação, o paciente dá entrada no pronto-socorro da respectiva cidade por apresentar, há 5 dias, quadro de rash cutâneo, febre baixa e oligúria, tendo suspendido a medicação no dia anterior, sem melhora do quadro. O exame físico demonstra rash cutâneo difuso e edema discreto em MMII. Os exames iniciais solicitados no pronto-socorro mostravam Hb = 12,5 g/dL, leucócitos = 8.000/mm³, plaquetas = 210.000/mL. VHS = 50 mm e glicemia = 94 mg/dL, creatinina = 3,0 mg/dL, ureia = 90 mg/dL, K+ = 4,9 mEq/L e EAS com cilindros leucocitários e eosinofilúria.
Em relação a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
As manifestações clínicas descritas não têm relação com a introdução da medicação (carbamazepina); assim, esta pode ser reintroduzida para manter o tratamento da epilepsia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...