Lista completa de Questões de Medicina da MSConcursos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Coma mixedematoso é a expressão usada para descrever hipotireoidismo grave com alteração do estado mental; nem todos os pacientes, contudo, apresentamse em coma ou têm mixedema. Dentre as alternativas abaixo, qual é um fator preditor de mortalidade de pacientes internados em coma mixedematoso?
Nível de consciência (escala de Glasgow).
Temperatura corporal.
Frequência cardíaca.
Nível de TSH.
Paciente jovem.
A situação que caracteristicamente traduz uma falência dos mecanismos de manutenção da consciência é o coma. Classicamente avaliase a consciência através da aplicação da escala de coma de Glasgow. Essa escala avalia três parâmetros de resposta: abertura ocular, melhor resposta verbal e melhor resposta motora. Um paciente que apresenta retirada inespecífica como melhor resposta motora, emite palavras inapropriadas e abre os olhos em resposta a estímulos dolorosos, apresenta qual pontuação na escala de Glasgow?
11.
10.
09.
08.
07.
O Choque é uma síndrome caracterizada pela incapacidade do sistema circulatório em fornecer oxigênio aos tecidos, levando à disfunção orgânica. É fundamental o seu reconhecimento precoce para que haja a correção das disfunções, assim como é fundamental tratar a causa de base. Sobre essa patologia, marque a alternativa INCORRETA:
Os valores de excesso de base (base excess BE) correlacionamse com a presença e a gravidade do choque. Servem também para monitorização da reposição volêmica e seus valores se normalizam com a restauração do metabolismo aeróbico.
A sepse pode levar ao choque e ao desequilíbrio no sistema de coagulação, com microtromboses e coagulação intravascular disseminada (CIVD). Existe benefício nestes pacientes do uso de proteína C ativada.
O choque nunca pode ocorrer com Pressão Arterial (PA) normal. Os pacientes chocados apresentam hipotensão arterial importante.
Pacientes com taquicardia, baixo débito urinário e piora do BE devem ser considerados em estado de choque e ser manejados como tal.
O uso de glicocorticóides não mostrou benefício em relação à mortalidade, não devendo mais ser prescrito de rotina no choque séptico.
A Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS) é o termo que se utiliza atualmente para descrever uma reação inflamatória sistêmica, ou seja, que afeta o organismo como um todo, e se desenvolve frente a diferentes tipos de agentes agressores. A SIRS é caracterizada pela presença de dois ou mais dos seguintes critérios, EXCETO:
Pressão arterial sistólica < 90mmhg e/ou pressão arterial diastólica < 60mmhg.
Frequência respiratória > 24 irpm.
Temperatura > 38°C ou < 36 °C
Contagem de leucócitos > 12.000/mm³ ou < 4.000/mm³ ou número de bastões > 10%.
frequência cardíaca > 90 bpm.
A ventilação não invasiva (VNI) é a estratégia de suporte ventilatório que permite oferecer altos fluxos de oxigênio com Fração de oxigênio inspirado (FiO2) variáveis e ajustáveis, assim como pressão positiva às vias aéreas através de dispositivos específicos (máscara facial, nasal, fullface e helmet ). São contraindicações para VNI, EXCETO:
Trauma, queimadura ou cirurgia facial.
Desmame de ventilação mecânica (resultados mistos).
Instabilidade hemodinâmica.
Rebaixamento do estado de consciência.
Parada respiratória franca.
Nenhuma situação clínica supera a prioridade de atendimento da parada cardiorrespiratória (PCR), em que a rapidez e a eficácia das intervenções adotadas são cruciais para melhor resultado do atendimento. Não existe exame laboratorial ou diagnóstico que permita uma predição adequada da evolução do paciente após reversão da PCR. No entanto, alguns achados estão associados a uma evolução clínica desfavorável. Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO indica um pior prognóstico neurológico?
Ausência de reflexo pupilar em 24 horas.
Ausência de reflexo corneano em 24 horas.
Ausência de reflexo de retirada a dor em 24h horas.
Ausência de resposta motora em 24 horas.
Ausência de resposta verbal em 24 horas.
Na obstrução arterial aguda, qual a droga que deve ser administrada imediatamente?
Ácido acetilsalicílico.
Clopidogrel.
Antibiótico de largo espectro.
Vasodilatador.
Heparina.
Sobre a hiperplasia prostática benigna (HPB), assinale a alternativa CORRETA:
A HPB é a segunda causa de retenção urinária em homens acima de 50 anos.
O sintoma mais relacionado com a necessidade de cirurgia é urgência miccional.
A tamsulosina atua principalmente nos receptores alfa1 D na próstata.
A infecção urinária de repetição é a causa de indicação cirúrgica mais comum em pacientes com HPB.
O uso de alfa adrenérgicos pode ser causa de retenção urinária aguda em pacientes com HPB.
A trombose arterial tem como causa mais frequente?
Trombofilia.
Aneurisma.
Aterosclerose.
Prótese arterial.
Dissecção da camada íntima.
Constituem fatores de risco para disfunção erétil, EXCETO:
Diabetes Melitus.
Uso de anticoagulante oral.
Tabagismo.
Insuficiência renal crônica.
Alcoolismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...