Lista completa de Questões de Medicina da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Caso Clínico (Para as questões 32 e 33): Paciente do sexo feminino, 50 anos, raça negra, acometida agudamente de forte dor de cabeça retro-orbitária esquerda, consciente com dissestesias no dimídio direito, persistência de oftalmoplegia esquerda completa, pergunta-se:
Qual provável diagnóstico em relação ao caso?
Tumor cerebral.
Ictus Transitório.
Ictus completo.
Hemorragia meningea.
Nenhuma das alternativas acima.
A ressonância nuclear magnética é considerada método de escolha quando comparada com a tomografia computadorizada, para o diagnóstico de:
traumatismo craniano, na fase aguda.
pancreatite aguda.
embolia pulmonar.
hemorragia subaracnoidea.
hérnia discal.
Os seguintes exames são considerados na rotina de avaliação inicial dos hipertensos, EXCETO:
potássio e creatina no plasma;
glicemia de jejum;
sumário de urina;
eletrocardiograma;
mapa ou MRPA.
O grande desenvolvimento da Cirurgia Pediátrica se deve em parte ao conhecimento das características fisiológicas do recém-nascido (RN) e da criança, o que possibilitou estabelecer condutas preventivas e curativas para os pacientes com afecções cirúrgicas. Com relação a estas características fisiológicas, marque a alternativa INCORRETA.
RN pré-termo apresenta maior tendência à icterícia por incapacidade do fígado em metabolizar bilirrubina, maior perda insensível de água devido à maior superfície corporal e pouco tecido celular subcutâneo e hipocalcemia, uma vez que o estoque de cálcio se faz somente após o nascimento.
RN pequeno para a idade gestacional apresentam maior frequência de hipoglicemia pelo baixo teor de glicogênio hepático, pneumonia, devido à deficiência imunológica e ao grande gasto de energia com o anabolismo exagerado.
O RN é mais susceptível à hipotermia por possuírem tecido celular subcutâneo escasso, centro termorregulador imaturo e circulação sanguínea subcutânea superficial, possibilitado maior perda de calor.
A anestesia geral em RN promove paralisia da musculatura com diminuição da produção de calor, favorecendo a hipotermia que determina a secreção de catecolaminas, que por sua vez irá promover vasoconstrição periférica e metabolismo anaeróbico, cujo resultado final é a acidose metabólica.
A taxa de filtração glomerular do RN é apenas 25% da do adulto, devido a um fluxo sanguíneo medular maior do que o da cortical, resultando em uma inabilidade do rim em eliminar os catabólitos.
Podemos AFIRMAR que a hérnia de disco foraminal L3-L4 causa:
fraqueza no músculo quadríceps e no reflexo patelar;
fraqueza na região glútea e na flexão do pé com hipoestesia no dorso do pé;
fraqueza no músculo sóleo e no reflexo Aquileu;
dor e parestesias na face medial da perna até o maléolo medial;
fraqueza no músculo extensor comum dos dedos e parestesias na face externa da coxa.
Em relação à nefropatia diabética, assinale a alternativa CORRETO.
São fatores de risco para aparecimento de microalbuminúria no paciente diabético: controle inadequado da hemoglobina glicada, hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 1.
A microalbuminuria é um preditor importante e fidedigno de doença renal no paciente diabético e, após 10 anos, 90% destes apresentam nefropatia diabética manifesta.
A biopsia renal nos pacientes diabéticos e portadores de retinopatia diabética demonstra gromerulonefrite rapidamente progressiva.
A restrição proteica pode retardar o desenvolvimento da nefropatia diabética em insuficiência renal.
O controle da pressão arterial adequada, com pressão arterial diastólica (PAD) < 80 e pressão arterial sistólica (PAS) < 135, quando realizado pelos inibidores de IECA, apresenta-se mais efetivo do que os beta-bloqueadores na prevenção e na progressão da nefropatia diabética.
Fazem parte da conceituação mais ampla de hipertensão arterial, EXCETO:
condição clínica de origem genética;
níveis elevados e sustentados de PA;
acometimento de órgãos-alvo;
risco de eventos cardiovasculares;
alterações metabólicos.
Através de um exame físico minucioso, associado a manobras simples e viáveis em qualquer maternidade, é possível estabelecer a suspeita ou a confirmação diagnóstica de malformações congênitas. Com relação aos sinais de alerta em um recém-nascido, marque a alternativa INCORRETA.
Taquicardia, taquipneia, dispneia e cianose: hérnia diafragmática.
Resíduo gástrico > 20 ml, vômitos biliosos, distensão abdominal, RX com distensão de alças e níveis hidroaéreos: obstrução intestinal.
História de oligohidrâmnio, massa abdominal palpável: malformação do trato urinário.
Massa abdominal palpável: tumores abdominais.
Ausência de evacuações, distensão abdominal: megacólon congênito, síndrome do colo esquerdo pequeno, síndrome do mecônio espesso.
Nos pacientes portadores de hérnia de disco cervical, qual o teste provocativo de dor radicular no auxilio diagnóstico?
Sinal de Hoffmann.
Sinal de Lhermitte.
Sinal de Spurlig.
Sinal de abdução do ombro.
Flexão do pescoço e rotação da cabeça para o lado contra-lateral da dor radicular.
A respeito da síndrome metabólica, é CORRETO afirmar que:
é caracterizada por sobrepeso, aumento da circunferência abdominal, resistência insulínica, elevação do colesterol LDL, redução do colesterol HDL e VLDL.
a utilização de fibrato na síndrome metabólica sem dislipidemia tem reduzido o risco de eventos cardiovasculares.
nas células do endotélio, os fibratos atuam nos receptores PPARa e inibem a inflamação na aterogênese.
a associação de estatina com fibrato diminui o risco de rabdomiólise induzida pela estatina.
a elevação do fibrinogênio pode ocorrer com uso de fibratos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...