Lista completa de Questões de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os fumantes sentem dificuldade para parar de fumar. O cigarro povova crises de abstinência a cada meia hora? A respeito dessa abstinência, avalie as assertivas a seguir:
I. Curar esta doença significa dar tempo para que os neurônios cerebrais se reorganizem com a finalidade de aprender novamente a funcionar sem a droga ligada a seus receptores.
II. Um dos aspectos mais terríveis da abstinência é a ansiedade, sintoma que desaparece, assim que se acende o próximo cigarro.
III. A nicotina atravessa a placenta e chega à circulação fetal. Como a droga provoca contração da parede das artérias, o fluxo de sangue pela placenta diminui. Imediatamente após a gestante acabar de fumar, esse fluxo pode cair ate 22%.
IV. Resistir às crises de abstinência até que elas desapareçam por completo representa a cura da dependência de nicotina.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas III e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Todas as assertivas.
O tendão do músculo supraespinhal deve ser rastreado em toda a sua extensão, pois algumas rupturas transfixantes que ocorrem na sua extremidade podem passar despercebidas. Para a confirmação de que a totalidade desse tendão foi avaliada, é preciso identificar a estrutura anatômica que está em contato com o limite anterior do tendão supra-espinhal. Essa estrutura é o/a:
Ligamento coracoacromial.
Tendão do músculo subescapular.
Tendão da porção longa do bíceps.
Bolsa sinovial subcoracoide.
Ligamento transverso do úmero.
Uma moça dá entrada no pronto-socorro com falta de ar, aperto na garganta e sibilos. Sua respiração era rápida e tinha fácies de sofrimento. PA: 140 80 mm Hg, FR: 20 mpm, pele fria e úmida. O exame do tórax mostrava hiperinsuflação, ausculta pulmonar sibilos telexpiratórios e murmúrio vesicular reduzido. SpO2 ar ambiente de 93%, pico de fluxo expiratório de 50% do valor previsto. Considerando que as crises de asma que devem ser classificadas segundo sua gravidade e o tratamento deve ser instituído imediatamente, avalie as assertivas a seguir, que indicam o(s) procedimento(s) mais adequado(s) ao caso descrito:
I. Doses adequadas e repetidas de beta-2 agonistas por via inalatória a cada 30 a 60 minutos na primeira hora constituem a medida inicial de tratamento (Evidência A).
II. Considera-se esse caso como de uma asma grave e a radiografia de tórax deve ser realizada pensando-se na possibilidade de um pneumotórax, pneumonia ou na necessidade de internação.
III. Após a instituição da terapêutica broncodilatadora e oxigênio, a reavaliação da gravidade deve ser realizada e uma boa resposta significa: sem sinais de gravidade e PFE > 70% do previsto.
IV. Antes da alta hospitalar, a paciente deve receber as seguintes orientações: utilizar 40 a 60 mg de hidrocortisona/dia, por 7 a 10 dias para adultos e, para crianças, 1 a 2 mg/Kg/dia (máximo de 60 mg/dia) por três a cinco dias; e utilizar técnica adequada quanto ao uso da medicação inalatória.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas a assertiva I.
Apenas as assertivas III e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas a assertiva II.
Apenas as assertivas II e III.
As principais incidências radiográficas para o estudo da patologia da articulação do joelho são:
Frente e axial da patela.
Perfil e incidência do túnel.
Frente e perfil.
Frente e oblíqua.
Frente e incidência do túnel.
A tosse constitui um sintoma de uma grande variedade de patologias, pulmonares e extrapulmonares e, por isso, é muito comum, sendo, com certeza, uma das maiores causas de procura por atendimento médico. Esse sintoma produz impacto social negativo, intolerância no trabalho e na familia, incontinência urinária, constrangimento público e prejuízo do sono, promovendo grande absenteísmo ao trabalho e às atividades escolares, além de gerar grande custo com exames subsidiários e com medicamentos. A respeito da tosse, marque as alternativas como verdadeira (V) ou falsa(F):
( ) Aguda: presença desse sintoma por um período de até três semanas. Crônica: tosse com duração maior que oito semanas.
( ) A tosse que ocorre após infecção do trato respiratório superior e inferior é considerada tosse pós-infecciosa e, normalmente, o uso de antibiótico macrolídeo por 7 a 14 dias soluciona o problema.
( ) Um histórico de terapia com inibidores de enzima de conversão da angiotensina ocorre apenas em até 15% de pacientes usuários de enzima de conversão da angiotensina que desenvolvem tosse seca logo após o início da terapia. A tosse normalmente diminui com o término do tratamento, mas a resolução completa pode demorar vários meses.
( ) Em pacientes já diagnosticados e em acompanhamento por DPOC, o surgimento de tosse crônica ou mudança na característica da tosse usual exigem a busca por diagnóstico causal.
( ) O estudo radiológico contrastado do esôfago propicia boa avaliação morfológica do órgão e pode evidenciar complicações da DRGE (estenoses e ulcerações) e condições favorecedoras do refluxo (hérnia hiatal e ângulo esofagogástrico anormal). Identifica, também, a esofagite mesmo em suas fases iniciais e não caracteriza adequadamente o RGE.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V F F V F
F F V V F
V F V F F
V F V V F
V V V F V
A tuberculose latente atinge aproximadamente um terço da população mundial e o risco de sua progressão para tuberculose ativa está estimado em até 10% ao ano, entre pessoas infectadas pelo HIV. Isso torna a tuberculose a doença oportunista mais frequente e que mais mata pessoas com HIV/AIDS no mundo. O teste tuberculínico (TT) é um dos instrumentos de identificação da tuberculose latente e é complementar para o diagnóstico de tuberculose ativa. O resultado do TT orienta a abordagem para o tratamento da tuberculose latente. Sobre a tuberculose latente, avalie as assertivas a seguir:
I. Um indivíduo é considerado infectado quando o resultado do teste (área de enduração) for maior ou igual a 10 mm. O resultado do TT orienta a abordagem para o tratamento da tuberculose latente.
II. Estratégias para reduzir a incidência de tuberculose em pessoas com HIV/AIDS incluem o uso preventivo de isoniazida em pacientes com tuberculose latente, a indicação de terapia antirretroviral e as medidas de prevenção de transmissão da doença na comunidade, detectando-se precocemente os casos bacilíferos.
III. O tratamento da tuberculose latente com isoniazida é de fundamental importância no controle da tuberculose, podendo reduzir o risco de adoecimento em 60-90% dos casos.
IV. Na abordagem preventiva, são prioritários os indivíduos que têm imunodepressão ou que recebem tratamento com imunodepressores, crianças menores de dois anos e idosos, assim como profissionais e estudantes que estejam sob maior risco de se infectar devido à exposição ocupacional.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, II e III.
Apenas a afirmativa III.
Todas as afirmativas.
Apenas as afirmativas II, III e IV.
Apenas as afirmativas III e IV.
Com relação aos sintomas e sinais de paralisia facial periférica à direita, é CORRETO afirmar:
O paciente enruga a testa, fecha os olhos e pisca na hemiface direita. Sinal de Bell ausente, a boca desvia para o lado esquerdo, não assobia e não contrai o platisma do lado direito.
O paciente enruga a testa, fecha os olhos e pisca na hemiface direita. Sinal de Bell ausente, a boca se desvia para o lado direito, não assobia, não contrai o platisma do lado esquerdo.
O paciente não enruga a testa, não fecha o olho (lagoftalmia) e não pisca na hemiface direita. A boca desvia para o lado esquerdo, não assobia, não contrai o platisma, sinal de Bell presente (ao tentar fechar os olhos o globo ocular do lado direito gira para cima, deixando a esclerótica exposta), hipoestesia no conduto auditivo externo, hiperacusia, lacrimejamento e hipogeusia (perda parcial da gustação) dos 2/3 anteriores da língua do lado direito.
O paciente não enruga a testa, não fecha o olho (lagoftalmia) e não pisca na hemiface direita. A boca desvia para o lado esquerdo, não assobia, não contrai o platisma, sinal de Bell presente, hiperacusia, lacrimejamento e hipogeusia (perda parcial da gustação) do 1/3 posterior da língua do lado direito.
O paciente apresenta hipoestesia na hemiface direita e paralisia da musculatura da mastigação à direita.
Há diferenças entre gripe e resfriado. Resfriado é uma infecção viral que acomete as vias aéreas superiores e causa tosse, febre baixa, dor de garganta, secreção nasal (coriza) espirros e lacrimejamento. Quase sempre é uma doença com sintomas que regridem em 1 semana.
A respeito dessas afirmações do Dr. Drauzio Varella, pode-se dizer que:
O acometimento somente das vias aéreas superiores é um diferencial quando o diagnóstico é gripe e sua duração pode ser reduzida se o paciente estiver vacinado.
O frio em si causa resfriados, pois os habitantes de países gelados passam todo tempo com a doença. Ele facilita a propagação do vírus, especialmente em ambientes fechados, e reduz a eficácia de alguns mecanismos de defesa da via aérea.
O vírus do resfriado pode entrar no corpo pela boca, pelos olhos e pelo nariz a qualquer hora. As mãos ficam cheias de vírus, que atingem mucosas quando se leva a mão ao nariz, à boca ou aos olhos. As crianças ficam mais resfriadas, têm menos controle sobre a tosse e menos cuidado com os espirros e com as secreções nasais.
O espirro devido à sua prevalência elevada (rinovírus) não é descrito como desencadeante de asma.
Jamais se deve ir à farmácia à procura de injeções contra o resfriado. Elas são inúteis e provocam efeitos colaterais. Do mesmo modo, deve-se evitar o uso de ácido acetilsalicílico em crianças devido à síndrome de Tietze.
Segundo Whitney e Rolfes, A idade fisiológica de uma pessoa reflete seu estado de saúde e pode ou não refletir sua idade cronológica. Ao longo da vida, alguns comportamentos contribuem positivamente para que a idade fisiológica seja menor do que a cronológica. Entre esses comportamentos podem-se citar:
I. Dormir regular e adequadamente.
II. Tomar sol por pelo menos 3 horas todos os dias.
III. Consumir bebidas alcoólicas com moderação.
IV. Fazer refeições balanceadas diariamente.
V. Manter o peso corporal numa faixa de IMC entre 20 e 25 Kg/m2.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas III, IV e V.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas II, IV e V.
Sobre a depressão e seu tratamento, avalie as assertivas a seguir:
I. O tratamento da depressão pode diminuir os esquecimentos.
II. A depressão é uma das causas da demência nos pacientes idosos.
III. Deve-se descartar depressão em todo paciente que se queixa de esquecimentos.
IV. Os antidepressivos tricíclicos são os mais seguros para a população geriátrica.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente a assertiva I.
Somente as assertivas II e III.
Somente as assertivas I, II e IV.
Somente as assertivas I e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...