Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tabela acima apresenta o percentual de adultos com excesso de peso (IMC igual ou superior a 25 kg/m2), por sexo, nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, de acordo com o relatório VIGITEL de 2009. Com base nos dados apresentados e nos critérios de diagnóstico nutricional, julgue os itens a seguir.
No conjunto da população adulta das 26 cidades e do Distrito Federal, verifica-se maior frequência de excesso de peso entre homens que entre mulheres.
Na idade adulta inicial, a nutrição desempenha um papel primordial no estabelecimento de padrões de alimentação. Os padrões de refeições que garantem uma nutrição e saúde ótimas incluem, EXCETO.
Consumo de 05 a 09 porções de frutas e vegetais ao dia.
Uma ingestão balanceada de alimentos com ácidos graxos essenciais (ácidos graxos ômega-6 e ômega-3).
Consumir alimentos ricos em gorduras saturadas e ácidos graxos trans.
Inclusão de alimentos ricos em fibras, especialmente alimentos ricos em lignina e FOS.
Consumo aumentado de água pelo menos 08 copos de 250ml de água ao dia.
Uma mulher com cinquenta anos de idade foi encaminhada ao nutricionista, com diagnóstico de síndrome metabólica caracterizada por obesidade de grau 2, hipertensão arterial e intolerância à glicose. Com relação ao perfil lipídico, observou-se redução do HDL-colesterol.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir, acerca da avaliação e conduta nutricional.
A perda de peso representa a base para o tratamento da paciente em apreço, visto que promove a melhora da sensibilidade à insulina, reduzindo os riscos para complicações cardiovasculares.
De acordo com Franco e Landgraf (1996) um dos atributos da qualidade de um alimento, ou refeição, é a condição sanitária e dos processos produtivos empregados. Dessa forma, de acordo com a Higienização e cuidado com os alimentos, é CORRETO afirmar que:
Na cocção devese atingir, no interior do alimento, 78°C por 5 minutos dentro do intervalo máximo de 2 horas.
Os alimentos que sobrarem nas latas devem ser transferidos para recipientes de inox e cobertos com tampas, ou filme plástico.
Os alimentos crus devem ser separados dos cozidos durante o pré preparo. Depois de pronto não há risco de contaminação cruzada, podendo assim, ser servidos juntos.
As temperaturas de risco devem ser evitadas. Os alimentos devem ser conservados abaixo de 4°C ou acima de 45°C.
Os alimentos devem ser mantidos em temperaturas ambiente somente o mínimo de tempo necessário (no máximo duas horas).
São aspectos que devem ser considerados na seleção do leite para elaboração de produtos lácteos, EXCETO:
boas características organolépticas;
isenção de microrganismos patogênicos;
baixa acidez;
isenção de antibióticos;
teor de gordura de 3,2%.
A adição, de qualquer natureza, que tenha por objetivo dissimular ou ocultar alterações, deficiências de qualidade da matéria-prima ou defeitos na elaboração, constitui uma:
falsificação;
alteração;
adulteração;
contaminação;
preservação.
Considerando a tabela acima, que apresenta os resultados mais recentes acerca do estado nutricional da população adulta brasileira, determinado pelo IMC, julgue os itens subsequentes.
Sabendo-se que a OMS admite como aceitável a ocorrência da frequência de até 5% de indivíduos com IMC inferior a 18,5 kg/m2, que representa a proporção de indivíduos constitucionalmente magros na população, é correto afirmar que, apenas em mulheres de domicílios rurais da região Nordeste, a prevalência de déficit de peso ultrapassou esse limite crítico.
Considerando a tabela acima, que apresenta os resultados mais recentes acerca do estado nutricional da população adulta brasileira, determinado pelo IMC, julgue os itens subsequentes.
A baixa prevalência de obesidade em homens que habitam a zona rural da região Nordeste indica que eles estão protegidos do risco de excesso de peso e obesidade em relação aos demais estratos populacionais estudados.
De acordo com a legislação de Informação Nutricional Complementar, um produto que tenha, em seu conteúdo absoluto, a quantidade de 1,5 g de gordura por 100 ml, pode apresentar, corretamente, em relação à gordura, o atributo
pobre
livre
zero
sem
isento de
Considerando que a Lei n.º 11.346/2006 Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), estabelecendo seus princípios, diretrizes, objetivos e composição, julgue os itens de 56 a 61. Nesse sentido, considere que as siglas PNSAN e SAN, sempre que empregadas, referem-se, respectivamente, à Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e à segurança alimentar e nutricional.
A PNSAN, condição fundamental para implementação do SISAN, tem quatro objetivos, sendo um deles o de promover sistemas sustentáveis de base agroecológica, de produção e distribuição de alimentos que respeitem a biodiversidade e fortaleçam a agricultura familiar, os povos indígenas e as comunidades tradicionais e que assegurem o consumo e o acesso à alimentação adequada e saudável, respeitada a diversidade da cultura alimentar nacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...