Questões de Nutrição

Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subseqüentes, acerca de avaliação nutricional.

O quadro de desnutrição é mais bem avaliado pelos resultados da transferrina sérica, devido à sua maior sensibilidade, se comparada ao exame de albumina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à administração dos serviços de alimentação (ASA).

O controle de saúde dos trabalhadores de UANs deve enfatizar os exames admissionais como raio X de pulmão, urina e hemograma, que devem ser realizados a cada dois anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da anatomia do aparelho digestivo, julgue os itens subseqüentes.

A troca de um único aminoácido em uma proteína pode causar mutação no DNA, como ocorre na anemia falciforme.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à administração dos serviços de alimentação (ASA).

Em uma UAN com três nutricionistas, sendo uma responsável técnica, é correto afirmar que esta responde civilmente, penalmente e eticamente pelas atividades desenvolvidas e as outras duas são, solidariamente, responsáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

No combate à anemia ferropriva em escolares, duas alternativas têm sido propostas para o enfrentamento do problema: 1- distribuição de sais de ferro em regime diário ou semanal; 2- educação nutricional. Comparando os dois tipos de intervenção pode-se afirmar que:

  • A.

    ambas são igualmente eficazes, efetivas e eficientes.

  • B.

    ambas são igualmente eficazes e efetivas, embora com eficiência diferenciada.

  • C.

    ambas são igualmente eficazes e efetivas, embora com efetividade diferenciada.

  • D.

    ambas apresentam eficácia e efetividade diferenciada.

  • E.

    ambas são igualmente efetivas, embora apresentem eficácia e eficiência diferenciada.

Assinale com (V) a (s) afirmativa (s) verdadeira (s) e com (F) a (s) falsa (s) Aumentar a atenção e conhecimento sobre alimentação e atividade física na determinação da saúde pública e de intervenções preventivas é um dos objetivos propostos da Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, cujas recomendações, sobre dieta, especificamente, são:

( ) Limitar a ingestão energética procedente das gorduras e substituir as gorduras saturadas e trans-saturadas por gorduras insaturadas.

( ) Aumentar o consumo de frutas e hortaliças, assim como legumes, cereais integrais e nozes e similares.

( ) Limitar a ingestão de açúcar simples e de sal (sódio) de toda a procedência (promovendo o consumo de sal iodado).

( ) Respeitar e valorizar as práticas alimentares e garantir acesso, sabor e custo acessível.

( ) Buscar o equilíbrio energético para o controle de peso saudável.

( ) Ter como características: ser variada, colorida, harmoniosa e segura.

A seqüência correta de cima para baixo é:

  • A.

    F; V; F; V; V; V.

  • B.

    F; F; F; F; V; V.

  • C.

    V; V; F; V; V; V.

  • D.

    V; V; V; V; V; V.

  • E.

    V; V; V; F; V; F.

Para o Programa Bolsa Família constitui benefício variável aquele que atende a unidades familiares que se encontrem em situação de pobreza ou extrema pobreza e que tenham em sua composição:

  • A.

    gestantes, nutrizes, crianças entre zero e doze anos e adolescentes até quinze anos.

  • B.

    gestantes, crianças entre zero e doze anos e adolescentes até quinze anos.

  • C.

    gestantes, nutrizes, crianças entre zero e cinco e idosos.

  • D.

    gestantes, nutrizes, crianças menores de cinco anos e idosos.

  • E.

    gestantes, nutrizes, crianças entre zero e doze anos, adolescentes até quinze anos e idosos.

Assinale com (V) a (s) afirmativa (s) verdadeira (s) e com (F) a (s) falsa (s) Para o alcance do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, são definidas como diretrizes:

( ) Estímulo às ações intersetoriais com vistas ao acesso universal aos alimentos.

( ) Garantia da segurança e da qualidade dos alimentos e da prestação de serviços neste contexto.

( ) Introdução de novos alimentos para o desmame e monitoramento da situação alimentar e nutricional.

( ) Promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis.

( ) Prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e de doenças associadas à alimentação e nutrição. ( ) Promoção e desenvolvimento de linhas de investigação.

A seqüência correta de cima para baixo

  • A.

    F; F; F; V; V; F.

  • B.

    F; F; F; F; V; V.

  • C.

    V; V; F; V; V; V

  • D.

    F; V; V; F; V; F.

  • E.

    V; F; V; V; V; F.

A meta do Programa de Alimentação Escolar é:

  • A.

    fornecer às crianças um café de manhã nutritivo a um custo bastante reduzido.

  • B.

    garantir a cada criança pelo menos uma refeição diária com o mínimo de 9 gramas de proteína e 350 kilocalorias.

  • C.

    garantir às famílias das crianças os alimentos excedentes da produção do estado.

  • D.

    fornecer uma merenda gratuita para crianças em programas de verão.

  • E.

    fornecer uma alimentação que atenda as recomendações nutricionais de acordo com as idades a um baixo custo.

Para calcular o Índice de Prognóstico Nutricional de um paciente, são utilizados como parâmetros:

  • A. Albumina, testes cutâneos e balanço nitrogenado.
  • B. Prega cutânea tricipital, índice creatinina/altura e balanço nitrogenado.
  • C. Albumina, transferrina e índice creatinina/altura.
  • D. Albumina, transferrina e testes cutâneos.
  • E. Prega cutânea tricipital, albumina, transferrina e hipersensibilidade cutânea retardada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...