Lista completa de Questões de Nutrição do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sucesso do tratamento da Hipertensão Arterial com medidas nutricionais depende da adoção de um plano alimentar saudável e sustentável. A utilização de dietas radicais resulta em abandono do tratamento. O foco em um único nutriente ou alimento tem perdido espaço para a análise do padrão alimentar total, que permite avaliar o sinergismo entre os nutrientes/alimentos. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) tem como objetivo reduzir a pressão arterial de pacientes hipertensos e melhorar o perfil metabólico de pacientes com síndrome metabólica. É CORRETO afirmar sobre a dieta DASH:
Para ser considerada nutritiva, uma dieta deve possuir as seguintes características:
O tratamento e acompanhamento do paciente diabético envolve equipe multidisciplinar, bem como o próprio paciente, que deve estar atendo a sua alimentação à atividade física e à administração de medicamentos e/ou insulina, quando necessário. Alguns parâmetros bioquímicos devem ser monitorados para melhor prognóstico e acompanhamento do paciente adulto diabético. Para esse público, dentre os parâmetros bioquímicos:
Os pescados podem apresentar maior suscetibilidade à deterioração, por diferentes mecanismos, quando comparados aos outros alimentos cárneos. O gráfico a seguir apresenta a evolução típica da análise sensorial de pescados, de acordo com as alterações que podem ocorrer nesses alimentos, conforme Soares e Gonçalves (2012).
O processo de autólise é caracterizado por hidrólise de:
A serotonina é um neurotransmissor responsável pelo bom humor e sensação de bem-estar. Sua deficiência está relacionada a várias doenças neuropsiquiátricas, principalmente depressão, ansiedade e doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Huntington. O aminoácido precursor da serotonina e que podemos encontrar em alguns alimentos é o(a)
As DRIs são formadas por um conjunto de quatro valores que correspondem a estimativas de ingestão de nutrientes utilizados para avaliar dietas de indivíduos saudáveis. Esses valores são assim descritos:
I. AI: Ingestão diária de nutrientes recomendada para quase todos os indivíduos saudáveis em um determinado estágio de vida e gênero.
II. EAR: Definido quando não há dados suficientes para permitir estabelecer AI ou RDA, quando não se conhece a necessidade média diária do nutriente.
III. UL: Indica o nível máximo tolerável. Quanto maior o valor, maior o risco de efeitos danosos à saúde.
IV. RDA: Deve atender às necessidades de um nutriente para 97% a 98% dos indivíduos saudáveis do mesmo sexo e estágio de vida.
V. AI: É definido como o mais alto valor de ingestão diária prolongada de um nutriente que, aparentemente, não oferece risco de efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou sexo.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
O fator de correção é um fator que prevê as perdas inevitáveis ocorridas durante a etapa de pré-preparo dos alimentos. Cada Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) deve estabelecer os seus fatores de correção dos alimentos utilizados. O nutricionista de uma UAN previu quibebe no cardápio do jantar, para 150 comensais. Considerou-se o per capita de 100 g de abóbora para a preparação, sendo feito o pedido de 19,5 kg desse vegetal pelo setor de compras. Para essa UAN, o fator de correção da abóbora é:
Restaurantes populares são equipamentos públicos de promoção da segurança alimentar e nutricional (SAN). É dever do nutricionista, enquanto responsável técnico, aplicar a abordagem da SAN em suas várias dimensões, visando à promoção da saúde de usuários e funcionários do serviço, na perspectiva da integralidade da assistência, envolvendo os diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde. São ações de vigilância alimentar e nutricional a serem desenvolvidas pelo nutricionista:
Em crianças, a falta de um ácido graxo essencial causa eczema. Este ácido é o:
Ácido oléico.
Ácido linolênico.
Ácido araquidônico.
Ácido butírico.
A histidina é um aminoácido essencial nas crianças recém nascidas pois:
Auxilia no metabolismo do glucagon.
Exerce ação nos processos de descarboxilação
Eleva a concentração de homocisteína no plasma.
Facilita a síntese renal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...