Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os alimentos aproveitados para consumo posterior devem ser submetidos aos seguintes procedimentos:
reaquecimento a 60ºC e permanência, no mínimo, a 50ºC por 10 horas
resfriamento a 10ºC e reaquecimento, no mínimo, a 60ºC por 12 horas
resfriamento a -18ºC e reaquecimento a 80ºC, por no máximo 24 horas
reaquecimento a 74 ºC e permanência, no mínimo, a 65ºC, por no máximo 12 horas
reaquecimento a 65ºC e permanência, nessa temperatura, por no máximo 10 horas
Durante a distribuição de refeições, deve-se manter para pratos quentes uma temperatura mínima, em ºC, de:
120
90
80
75
60
O desperdício em uma Unidade de Alimentação e Nutrição envolve perdas que poderão ter como destino o lixo. Para E.S Abreu, e considerando uma comunidade sadia, o resto de ingestão deve atender ao seguinte critério:
ser planejado de acordo com o histórico alimentar
ser estabelecido para cada unidade
ter o mesmo porcionamento
estar em torno de 20%
estar em torno de 30%
Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
O controle da osmolalidade é fator secundário na nutrição enteral. Os problemas de natureza mecânica que podem implicar o fornecimento inadequado de nutrientes e de calorias, entre outros aspectos, são devidos ao calibre das sondas ou à formação de complexos insolúveis entre fórmula e medicamento.Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
Os formulados P1 e P2 tiveram maior viscosidade que o padrão. São isotônicos e, quanto ao gotejamento gravitacional, mostraram-se adequados. É provável que os maiores valores de osmolalidade de P1 e P2 se devam à adição de sal iodado, uma vez que o sódio tem a propriedade de se dissociar em partículas menores.Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
Os resultados obtidos para os valores de digestibilidade devem-se às diferenças intrínsecas das proteínas utilizadas na preparação dos formulados, à presença de fatores dietéticos que modificam a digestão e as reações bioquímicas responsáveis pela liberação de aminoácidos.Acerca do assunto abordado no texto acima, e considerando a lista de substâncias bioativas aprovadas pela Anvisa, julgue os itens de 58 a 65.
Para alimentos-fonte de carotenoides, como o tomate, a ação sequestrante de radicais livres é proporcional ao número de ligações duplas conjugadas e o mecanismo de ação independe da transferência de energia do oxigênio excitado para a molécula de carotenoide, por isso as formas isoméricas do licopeno afetam sua biodisponibilidade.
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A recomendação para o consumo de hortaliças e frutas, especialmente aquelas que são consideradas fontes de licopeno, é universal para a prevenção de determinadas doenças. Isso porque a estrutura química do licopeno possibilita, entre outros, o sequestro do oxigênio singlete, a remoção de radicais peróxidos, a modulação do metabolismo carcinogênico.
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
As reações oxidativas que ocorrem com as moléculas de lipídios, no preparo de alimentos em fast-foods, podem levar à formação de radicais livres que reagem com os lipídios insaturados das membranas celulares, alterando o DNA. Por isso, esse tipo de alimentação foi classificado como convincente quanto à probabilidade de favorecer o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.
O diagnóstico do diabetes mellitus é confirmado quando a glicemia de jejum e a glicemia pós-prandial apresentam-se, respectivamente,
maior ou igual a 110 mg/dL e maior ou igual a 180 mg/dL.
maior que 120 mg/dL e maior que 200 mg/dL.
maior ou igual a 126 mg/dL e maior ou igual a 200 mg/dL.
maior que 110 mg/dL e maior que 200 mg/dL.
maior ou igual a 100 mg/dL e maior ou igual a 200 mg/dL.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...