Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher com cinquenta anos de idade foi encaminhada ao nutricionista, com diagnóstico de síndrome metabólica caracterizada por obesidade de grau 2, hipertensão arterial e intolerância à glicose. Com relação ao perfil lipídico, observou-se redução do HDL-colesterol.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir, acerca da avaliação e conduta nutricional.
A perda de peso representa a base para o tratamento da paciente em apreço, visto que promove a melhora da sensibilidade à insulina, reduzindo os riscos para complicações cardiovasculares.
A antropometria é a medida do tamanho corpóreo e de suas proporções. Trata-se de um dos indicadores diretos do estado nutricional. Correlacione as duas colunas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
1 Peso.
2 Índice de massa corpórea (IMC).
3 Circunferência do braço (CB).
4 Área muscular do braço corrigida (AMBc).
5 Pregas cutâneas.
I A tricipital é a mais rotineiramente utilizada na prática clínica. Sua medida isolada é comparada ao padrão de referência de Frisancho.
II Avalia a reserva de tecido muscular corrigindo a área óssea.
III É a soma de todos os componentes corpóreos e reflete o equilíbrio protéico-energético do indivíduo.
IV É o indicador simples de estado nutricional calculado a partir da seguinte formula: peso atual (kg) / estatura (m)2.
V Esta medida representa a soma das áreas constituídas pelos tecidos ósseo, muscular e gorduroso do braço.
1 III; 2 IV; 3 V; 4 II; 5 I
1 II; 2 III; 3 IV; 4 I; 5 V
1 I; 2 II; 3 III; 4 IV; 5 V
1 IV; 2 I; 3 II; 4 V; 5 III
1 V; 2 IV; 3 III; 4 II; 5 I
Um paciente com cinquenta anos de idade procurou assistência ambulatorial nutricional, apresentando índice de massa corporal de 37,4 kg/m2 e diagnóstico de hipertensão arterial e intolerância à glicose.
Considerando o diagnóstico nutricional e as recomendações dietéticas aplicáveis ao caso clínico acima, julgue os próximos itens de acordo com o guia alimentar para a população brasileira, do Ministério da Saúde.
Esse paciente apresenta obesidade de grau 3, também conhecida como obesidade mórbida, e tem diagnóstico de síndrome metabólica.
Uma mulher com sessenta e seis anos de idade procurou o setor de emergência de um hospital, onde relatou ter diarreia já há um mês e perda ponderal intensa. Foi solicitado ao nutricionista que avaliasse o risco nutricional da paciente.
Com base nesse quadro clínico e considerando os procedimentos necessários para avaliação do estado nutricional da paciente, julgue os itens que se seguem.
Como se trata de paciente idosa, índice de massa corporal inferior a 22 kg/m2 já será indicativo de baixo peso, de acordo com a classificação adotada pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.Com referência ao quadro clinico de uma paciente com 49 anos de idade, 101 kg, 155 cm de estatura, 105 cm de circunferência abdominal, hiperinsulinêmica, hiperfágica,julgue os itens a seguir.
A hiperfagia ocorre por variações no humor, por fatores socioculturais ou, de forma mais complexa, por uma deficiência congênita ou secundaria de grelina, hormônio sintetizado nos adipócitos.
A sindrome metabólica (SM) caracteriza se como um transtorno complexo, representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular. Com relação a esse transtorno, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da SM, para fechar diagnostico de SM, devem estar alterados pelo menos três dos seguintes parâmetros: circunferência da cintura, pressão arterial, trigliceridemia, colesterolemia, HDL Colesterol, LDL colesterol, glicemia e insulinemia.
Considerando que um paciente diabético de 40 anos de idade, portador de doença renal crônica (DRC), em fase terminal e em tratamento hemodialítico, seja encaminhado ao nutricionista após apresentar perda de peso não intencional superior a 10%, julgue os próximos itens.
Caso o paciente em questão apresente IMC acima de 23 kg/m2, seu estado nutricional estará adequado, independentemente da perda ponderal e do perfil bioquímico.
Considerando que um paciente diabético de 40 anos de idade, portador de doença renal crônica (DRC), em fase terminal e em tratamento hemodialítico, seja encaminhado ao nutricionista após apresentar perda de peso não intencional superior a 10%, julgue os próximos itens.
A avaliação nutricional subjetiva global, que se baseia na história clínica e no exame físico, não se aplica à situação descrita, uma vez que esse método não foi validado para pacientes em hemodiálise.
A medida da circunferência é amplamente utilizada na avaliação do estado nutricional de indivíduos, sendo o procedimento correto de aferição o da circunferência da(o)
cintura, na cicatriz umbilical
panturrilha, no ponto médio entre a patela e o calcanhar
quadril, em cima da crista ilíaca
braço, no ponto médio entre o acrômio e o olecrano
abdômen, no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca
O peso é a soma de todos os componentes corpóreos e reflete o equilíbrio proteico energético do indivíduo. O peso ideal corrigido para a determinação da necessidade energética e de nutrientes quando a adequação do peso for inferior a 95% ou superior a 115% é o:
peso atual.
peso usual.
peso ajustado.
peso ideal ou desejável.
adequação de peso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...