Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência ao quadro clínico de um homem com 60 anos de idade, portador de megaesôfago Chagásico grau IV, peso : 42 kg, estatura : 168 cm, que, após introdução de terapia nutricional enteral, apresentou aumento de 1,5 kg em 15 dia,julgue os itens a seguir.
Haveria o mesmo ritmo de ganho de peso, se a dieta apresentasse a mesma composição, mas fosse administrada por outra via.
Com relação ao nível populacional, o exame mais utilizado para diagnosticar a anemia ferropriva é a
biópsia de medula óssea
dosagem de ferro sérico
dosagem de hemoglobina sérica
observação de peles e mucosas
saturação de transferrina sérica
Texto IV, para responder às questões 35 e 36.
Márcia, 35 anos de idade, foi encaminhada à nutricionista de um centro de saúde. Na consulta, referiu ter diabetes melittus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. A nutricionista realizou a avaliação nutricional e verificou obesidade com acúmulo de gordura na região abdominal.
Assinale a alternativa correta, considerando a situação apresentada no texto.
Essa paciente apresenta síndrome metabólica. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, para diagnóstico dessa síndrome, o paciente deve apresentar qualquer tipo de obesidade avaliada pelo IMC e dois ou mais dos critérios a seguir: hipertrigliceridemia, baixos níveis séricos de HDL, HAS e DM.
A concentração média de LDL-c dos pacientes diabéticos não difere da concentração dos não diabéticos, porém tem maior aterogenicidade.
A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) reduz o risco de desenvolvimento da HAS, auxilia na redução da obesidade e pode aumentar a sensibilidade à insulina. Adotar essa dieta promove o alto consumo de fontes de potássio, porém com baixo consumo de fontes de cálcio, por excluir fontes lácteas.
A recomendação de sal para essa paciente é de 2 g/dia; segundo a OMS, a ingestão de sal por pessoas saudáveis, para evitar doenças cardiovasculares, deve ser de, no máximo, de 6 g/dia.
Por ter resistência à insulina, essa paciente pode apresentar hipertrigliceridemia e diminuição dos níveis séricos de HDL por aumento da ação da lípase lipoproteica.
Texto III, para responder às questões de 31 a 33.
Acerca das complicações que esse paciente pode apresentar no longo prazo, assinale a alternativa correta.
O paciente pode apresentar diarreia, sendo mais comum a diarreia do tipo secretória.
Umas das preocupações é a anemia, sendo necessária a oferta de fontes de ferro principalmente de origem animal, ricas em ferro férrico, forma pelo qual o ferro é absorvido.
O paciente pode apresentar anemia mista, ou seja, ferropriva e megaloblástica, com valores de VCM e CHCM normais.
Para evitar que esse paciente apresente anemia megaloblástica, deve ser suplementada por via oral a vitamina B12, pois esse tipo de paciente apresenta deficiência de fator intrínseco necessário para sua absorção. Esse fator é produzido pelas células principais do estômago.
Desnutrição é uma das preocupações que o nutricionista deve ter com esse paciente; por isso, deve observar os sinais clínicos de depleção crônica de massa muscular, como deltoides e panturrilhas depletados, e marcas de depleção aguda, como sinal de asa quebrada.
Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma descrição de paciente com doença renal crônica, seguida de uma proposta de prescrição dietética, a serjulgada.
Homem, 60 anos de idade, no l0.° dia pós operatório de transplante renal, com uso de ciclosporina; potássio sérico igual a 6,0 mEq/L. Prescrição dietética: 50 mEq de potássio/dia.
Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma descrição de paciente com doença renal crônica, seguida de uma proposta de prescrição dietética, a serjulgada.
Mulher, com 50 anos de idade, 70 kg, ureia : 90 mg/dL; creatinina sérica = 3,5 mg/dL; proteinúria = 2,3 g/L, em tratamento consen/ador. Prescriçāo dietética: dieta com 2.450 kcal e 80 g de proteínas.
Nutrição - Análise de Perigo por Pontos Críticos e Controle - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
A legislação sanitária brasileira distingue fraude de adulteração e falsificação. Desta forma, assinale qual situação abaixo caracteriza fraude.
Utilização de leite com acidez acima do permitido.
Uso de sulfito de sódio em carne previamente moída.
Adição de bromato de potássio em produtos de panificação.
Mascarar intencionalmente a data de validade.
Elaboração de produtos cárneos a partir de matéria-prima clandestina.
Nutrição - Análise de Perigo por Pontos Críticos e Controle - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
O programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) diz respeito a um sistema preventivo que busca a inocuidade do alimento. Este sistema é fundamentado na identificação dos perigos potenciais à segurança dos alimentos e nas medidas para o controle das condições que geram perigo. A respeito do sistema APPCC, julgue as alternativas abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) O sistema APPCC é dirigido apenas para etapas de processo industrial, não sendo aplicável em toda e qualquer atividade relacionada com alimentos.
( ) O método constitui uma poderosa ferramenta de gestão, oferecendo efetivo controle dos perigos, dispensando monitoramento e revisões periódicas.
( ) No sistema APPCC os problemas são detectados no momento em que ocorrem, possibilitando que as ações corretivas sejam tomadas no futuro.
( ) Os Pontos Críticos de Controle (PCC) são considerados qualquer ponto, etapa ou procedimento no qual se aplicam medidas preventivas para manter um perigo significativo sob controle.
A sequência CORRETA é:
F, F, V, V.
F, F, F, V.
V, V, V, F.
V, V, F, V.
V, F, V, F.
Nutrição - Análise de Perigo por Pontos Críticos e Controle - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O número de casos de doenças transmitidas por alimentos aumentou mundialmente. Em relação ao Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), considere as afirmações abaixo.
I Ponto de controle é o local ou a situação a ser corrigida, porém, sem risco imediato à saúde.
II Ponto crítico é o local ou a situação nos quais estão presentes os perigos, com risco à saúde e que não podem ser controlados.
III Ação corretiva é a tomada de ação imediata quando o monitoramento indicar que um critério importante não está sendo atingido.
IV Monitoramento é a ação de gerenciamento das condições de uma etapa ou operação, necessária para assegurar e manter o cumprimento dos critérios estabelecidos no plano APPCC.
V Etapa é um ponto, procedimento, operação ou estágio na cadeia alimentar, incluindo desde matérias-primas cruas na produção primária até o consumo.
Está correto APENAS o que se afirma em
III e IV
I, III e V
II, IV e V
I, II, IV e V
I, III, IV e V
O sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle APPCC, é um enfoque sistemático para identificar perigos e estimar os riscos que podem afetar a inocuidade de um alimento, a fim de estabelecer as medidas para controlálos. Constitui etapa importante deste sistema:
Identificar os perigos e avaliar sua gravidade.
Instituir medidas de controle.
Monitorar os Pontos Críticos de Controle e registrar os dados.
Avaliar o risco em relação ao controle efetivo.
Todas as alternativas estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...