Questões de Nutrição do ano 2011

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A temperatura do forno é importante para garantir que a preparação apresente os aspectos desejados. A utilização de uma temperatura baixa é recomendada para preparo de

  • A. pão.
  • B. suspiro.
  • C. empadas.
  • D. carne assada.
  • E. massa folhada.

Na técnica dietética, são utilizadas algumas terminologias para definir preparações de alimentos, como, por exemplo, o termo concassé que significa

  • A. cocção mista de vegetais.
  • B. creme gelado feito à base de gelatina e biscoito champanhe.
  • C. molho de polpa de tomate concentrado com azeite.
  • D. caldo concentrado de carne.
  • E. carne cozida e picada com molho parisiense.

Durante a cocção da carne, ocorrem modificações nos tecidos muscular, conjuntivo e adiposo. Sobre esse processo afirma-se que a

  • A. decomposição da hemoglobina em hematina acontece depois da gelatinização do colágeno
  • B. gelatinização do colágeno acontece antes da fusão da gordura.
  • C. coagulação das proteínas acontece antes da fusão da gordura.
  • D. coagulação das proteínas acontece antes da decomposição da hemoglobina em hematina
  • E. coagulação da proteína acontece depois da gelatinização do colágeno.

Para o sucesso da educação nutricional, a abordagem deve ser centrada no indivíduo, e alguns aspectos devem ser considerados. Analise os aspectos abaixo.

I – O nutricionista deve ouvir o cliente para poder falar para ele e não com ele.

II – Incentivar os pequenos passos e não focalizar apenas o resultado final.

III – Evitar transmitir julgamentos sobre as decisões, estilo de vida ou comportamento do cliente.

É(São) aspecto(s) que deve(m) ser considerado(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III.
  • E. I, II e III.

Aconselhamento em grupo é o trabalho realizado em conjunto com indivíduos que apresentam problemas nutricionais semelhantes. Para que os objetivos do trabalho de aconselhamento em grupo sejam alcançados, observe as recomendações que devem ser seguidas.

I – O número de 6 a 12 pessoas é considerado adequado para se trabalhar em grupo.

II – As reuniões devem ser iniciadas com perguntas abertas para favorecer a comunicação entre os participantes.

III – Devem ser ministradas aulas durante o grupo para favorecer o aprendizado dos participantes.

Está correto o que se recomenda em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

A compreensão dos princípios da educação nutricional é fundamental para que seus objetivos sejam alcançados, afirmando que a educação nutricional

  • A. pressupõe a heteronomia do cliente.
  • B. define metas para controle dos processos patológicos que devem ser seguidas pelo cliente.
  • C. utiliza, predominantemente, métodos objetivos de avaliação do estado nutricional do cliente.
  • D. considera que a doença pode ser uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.
  • E. tem como meta a mudança dos hábitos alimentares a curto prazo nos casos de distúrbios nutricionais severos.

A teoria e a prática da educação nutricional apresentam finalidade comum de possibilitar ao ser humano assumir a responsabilidade pelos atos relacionados à alimentação. Nesse contexto, afirma-se que o (a)

  • A. seguimento da dieta prescrita é o maior desafio da educação nutricional.
  • B. nutricionista é o profissional que tem o dom necessário para alcançar o objetivo da educação nutricional.
  • C. predomínio das ciências biológicas na formação do nutricionista é fundamental no preparo do aluno para assumir atividades educativas na área de alimentação e saúde.
  • D. educação nutricional é considerada uma missão que o profissional nutricionista deve cumprir
  • E. educação nutricional deve ser conscientizadora e libertadora.

O papel da educação nutricional é bem definido em cada nível de prevenção da doença. Observe os fatores de intervenção para promoção de saúde a seguir.

I – Programas nacionais de alimentação.

II – Produção de alimentos.

III – Práticas de diagnóstico precoce da desnutrição.

Na prevenção primária, a educação nutricional está integrada ao (s) fator(es)

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.

Muitos métodos podem ser utilizados para avaliar o consumo alimentar dos indivíduos. A escolha do método ideal depende da população-alvo e do propósito da investigação, considerando que o (a)

  • A. registro alimentar pesado é um método retrospectivo de avaliação de consumo alimentar que apresenta um custo elevado.
  • B. registro alimentar estimado exige alto nível de motivação e colaboração do indivíduo.
  • C. recordatório de 24 horas não deve ser utilizado em população de baixo nível de escolaridade.
  • D. questionário de frequência alimentar não deve ser utilizado para estudar a associação de alimentos com alguma doença.
  • E. história dietética não leva em consideração as alterações sazonais.

A avaliação do estado nutricional tem como objetivo identificar os distúrbios nutricionais. O exame físico é um método utilizado para avaliar carências nutricionais e deve ser associado a outros métodos para a definição do diagnóstico nutricional. Sinais de petéquias podem estar associados à deficiência de

  • A. ferro.
  • B. zinco.
  • C. vitamina A.
  • D. vitamina C.
  • E. vitamina K.
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