Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Indivíduos que ingerem cronicamente fármacos anti-convulsivantes e pílulas anti-concepcionais, necessitam um aporte maior de:
Ácido ascórbico;
Ferro;
Tiamina;
Zinco;
Folato
Nutrição - Interação entre Drogas, nutrientes e estado nutricional - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Sobre as interações entre fármaco e nutriente, é INCORRETO afirmar que
a aspirina deve ser utilizada com cautela em pacientes com deficiência de vitamina K.
os corticoides devem ser tomados com alimentos pobres em sódio.
ao fazer uso de furosemida, recomenda-se restringir o sódio e bebidas alcoólicas.
não é necessário repor as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) ao utilizar o óleo mineral.
não é necessário repor as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) ao utilizar o óleo mineral.
A levodopa é uma das drogas mais utilizadas no tratamento de uma doença neurodegenerativa caracterizada pela degeneração de neurônios dos gânglios da base cerebral. Os pacientes usuários dessa droga devem receber dieta normoproteica e devem evitar doses adicionais de vitamina B6, devido à interação com a referida droga. A doença neurodegenerativa em questão é:
Miastenia Grave
Doença de Alzheimer
Doença de Parkinson
Esclerose Múltipla
Esclerose Lateral Amiotrófica
Nutrição - Interação entre Drogas, nutrientes e estado nutricional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Paciente de 69 anos, viúva, do lar, foi internada por apresentar epigastralgia intensa, pirose, melena e emagrecimento acentuado. O cálculo do índice de massa corporal (IMC) totalizou 20,8 kg/m². A paciente relatou fumar 10 cigarros/dia. Uma endoscopia digestiva alta demonstrou terço inferior da mucosa esofágica apresentando edema e hiperemia, cárdia permeável, presença de erosões planas com enantema e edema adjacente localizadas no antro gástrico. Teste de urease: positivo. Prescrição medicamentosa: Omeprazol e antibioticoterapia. Sobre esse caso clínico, pode-se afirmar que:
A nicotina presente no cigarro facilita o refluxo gastroesofágico por produzir aumento da pressão do esfíncter esofágico inferior.
Apesar dos sintomas e do emagrecimento, o IMC resultante classifica essa paciente como eutrófica, denotando que anteriormente a paciente era obesa.
O teste de urease positivo indica presença de hérnia hiatal por deslizamento, o que provocou o aparecimento da esofagite demonstrada na endoscopia digestiva alta.
O omeprazol é um medicamento que atua impedindo a ligação da acetilcolina, gastrina e histamina na célula parietal.
A antibioticoterapia foi prescrita devido à bactéria Helicobacter pylori, cuja presença foi constatada na biópsia realizada durante a endoscopia digestiva alta.
Nutrição - Interação entre Drogas, nutrientes e estado nutricional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Paciente J.C.S., 72 anos, hipertenso, há 6 anos sob medicação diária de um diurético tiazídico, a hidroclorotiazida, recebeu do nutricionista a orientação de incluir no seu cardápio, diariamente: duas bananas médias nas pequenas refeições, uma concha média de leguminosas e uma batata inglesa média no almoço. Como justificativa para a orientação nutricional fornecida ao paciente, pode-se afirmar que:
Os alimentos foram recomendados para reposição de potássio, pois ele utiliza diariamente a hidroclorotiazida, que é um diurético depletor de potássio.
Os alimentos recomendados são ricos em citrato, necessário para a prevenção de litíase renal que é comum em pacientes em uso de hidroclorotiazida.
Os alimentos recomendados são ricos em triptofano, o qual apresenta uma interação sinérgica com a hidroclorotiazida, aumentando sua absorção.
A adequada distribuição de hidroclorotiazida nos tecidos-alvo é dependente da ação da insulina, sendo necessária a adequação da quantidade de carboidratos da dieta, conforme os horários de administração do medicamento.
O medicamento é depletor de sódio, portanto a adequação da ingestão desse micronutriente, a partir dos alimentos in natura, é fundamental para o controle da pressão arterial do indivíduo.
Nutrição - Interação entre Drogas, nutrientes e estado nutricional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Em relação à terapia nutricional para indivíduos em uso do medicamento antiparkinsoniano levodopa, é CORRETO afirmar que:c
O medicamento pode ser administrado sem considerar a alimentação do indivíduo.
A proteína provoca o aumento da absorção do fármaco, principalmente pela ação sinérgica do triptofano da dieta.
Para aumentar a sua absorção, o fármaco deve ser administrado próximo aos horários das principais refeições, devido à maior quantidade de lipídios e proteínas na dieta.
A proteína provoca a diminuição da absorção do fármaco, pois compete pelo seu mecanismo de absorção com os aminoácidos da dieta.
Nutrição - Interação entre Drogas, nutrientes e estado nutricional - Fundação Guimarães Rosa (FGR) - 2012
O anti-inflamatório prednisolona pode causar, EXCETO:
Perda de cálcio.
Deficiência de fosfato.
Hipoglicemia
Bloqueio renal da vitamina D.
Nutrição - Interação entre Drogas, nutrientes e estado nutricional - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
O reconhecimento da possibilidade de interações potenciais entre fármacos e alimentos ou nutrientes é essencial no cuidado de um paciente. A existência de muitas centenas de medicamentos e um número infinito de fontes alimentares aumenta cada vez mais a probabilidade para a ocorrência de resultados indesejáveis entre eles. No que diz respeito à interação droga e nutriente, é correto afirmar que
a ocorrência das interações fármaco-nutrientes acontecerá necessariamente com todos os indivíduos, independente da idade, sexo, estado clínico e físico do paciente.
os alimentos afetam a absorção da amoxicilina.
para o consumo de captopril deve-se assegurar a ingestão hídrica/hidratação adequada.
no uso do anticonvulsionante clonazepan deve-se aumentar o consumo de cafeína.
a furosemida não pode ser tomada com alimento ou leite.
Nutrição - Higiene e Vigilância Sanitária dos alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Na confecção de embalagens para alimentos pode-se utilizar o PEBD, cuja sigla identifica o polímero:
polietileno.
polietileno.
polipropileno.
poli(éter sulfona).
poli(fluoreto de vinilideno).
Nutrição - Higiene e Vigilância Sanitária dos alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Algumas embalagens plásticas possuem um composto utilizado para dar maleabilidade aos plásticos. Pesquisas dão conta de que a ingestão desse composto pode gerar consequências desastrosas no corpo humano; dentre elas: problemas no aparelho reprodutor (diminuição da testosterona, aumento dos testículos e puberdade precoce) e predisposição para câncer, diabetes e hiperatividade. No Brasil, a ANVISA informa que não há motivos para tal preocupação, pois o uso desse composto, dentro da quantidade estipulada pela lei (0,6 mg/kg), não é perigoso. Atualmente, as embalagens plásticas indicam o tipo de plástico utilizado, através de numeração presente geralmente no fundo das embalagens, o que leva a comunidade científica a concluir que as embalagens plásticas de números 1, 2, 4, 5 e 6 não utilizam este composto em seu processo de fabricação.
Esse composto é denominado:
PET.
LDPE.
HDPE.
Bifidol-A.
Polipropileno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...