Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos anos no Brasil; é o que apontam os mais recentes levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde. A alimentação saudável pode prevenir e contribuir para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.
Em relação à dietética, julgue os itens seguintes, com base nos fundamentos da nutrição.
O índice de massa corporal (IMC) é uma das ferramentas utilizadas para a avaliação do peso de um adulto.
O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos anos no Brasil; é o que apontam os mais recentes levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde. A alimentação saudável pode prevenir e contribuir para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.
Em relação à dietética, julgue os itens seguintes, com base nos fundamentos da nutrição.
Nos alimentos dietéticos a quantidade de um nutriente é diminuída, ao passo que, no alimento light, alguns nutrientes são retirados e, às vezes, substituídos por outros.
A hemorragia perifolicular é sinal clínico de deficiência de
tiamina.
riboflavina.
vitamina C.
vitamina PP.
niacina.
A sintomatologia que confirma a hipovitaminose B1 (tiamina) inclui
cardiopatia e neuropatia.
xeroftalmia.
anemia.
glossite, beribéri e queilose.
escorbuto.
Assinale a opção em que é apresentado o hormônio que favorece a quebra do glicogênio hepático e muscular, fornecendo glicose ao sangue, e que diminui a liberação de insulina, elevando a glicemia.
enteroglucagon
colecistoquinina
epinefrina
tiroxina
paratormônio
Texto para as questões de 75 a 77
Joana, de quinze anos de idade, procurou um nutrólogo com queixa de excesso de peso. Relatou os seguintes hábitos alimentares: não faz a primeira refeição, porque acorda apressada para ir à escola; no recreio, come biscoitos ou batatas fritas industrializadas com refrigerante; come, no mínimo, duas vezes por semana, em lanchonete fast food; almoça e janta normalmente, com arroz, feijão, farinha, carne e batatas fritas; come verduras, gosta de frutas, mas prefere os doces. Joana disse que assiste à televisão, aproximadamente, durante três horas por dia. Segundo relato da mãe, o fato de estar com o peso elevado deixa Joana muito deprimida. Joana teve a menarca aos dez anos de idade e, há um ano, vem apresentando alterações do ciclo menstrual, caracterizadas por menstruações a intervalos que variam de sessenta a setenta dias. Seu peso atual é de 76,5 kg, e sua altura é de 150 cm. No exame físico, notou-se hipertrofia amigdaliana e tireoide palpável. Havia aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas. A paciente apresentou glicemia em jejum igual a 115 mg/dL e PA de 130 mmHg x 90 mmHg. Os pais de Joana são obesos. A mãe é portadora de diabetes melito, e o pai é hipertenso.Assinale a opção em que são apresentados os dados que comprovam o diagnóstico de síndrome metabólica em Joana.
IMC, glicemia e acantose nigricans
menarca precoce, IMC e colesterol LDL
pressão arterial, colesterol HDL e acantose nigricans
menarca precoce, acantose nigricans e IMC
pressão arterial, glicemia e triglicerídeos
Texto para as questões de 75 a 77
Joana, de quinze anos de idade, procurou um nutrólogo com queixa de excesso de peso. Relatou os seguintes hábitos alimentares: não faz a primeira refeição, porque acorda apressada para ir à escola; no recreio, come biscoitos ou batatas fritas industrializadas com refrigerante; come, no mínimo, duas vezes por semana, em lanchonete fast food; almoça e janta normalmente, com arroz, feijão, farinha, carne e batatas fritas; come verduras, gosta de frutas, mas prefere os doces. Joana disse que assiste à televisão, aproximadamente, durante três horas por dia. Segundo relato da mãe, o fato de estar com o peso elevado deixa Joana muito deprimida. Joana teve a menarca aos dez anos de idade e, há um ano, vem apresentando alterações do ciclo menstrual, caracterizadas por menstruações a intervalos que variam de sessenta a setenta dias. Seu peso atual é de 76,5 kg, e sua altura é de 150 cm. No exame físico, notou-se hipertrofia amigdaliana e tireoide palpável. Havia aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas. A paciente apresentou glicemia em jejum igual a 115 mg/dL e PA de 130 mmHg x 90 mmHg. Os pais de Joana são obesos. A mãe é portadora de diabetes melito, e o pai é hipertenso.Joana retornou ao consultório para uma segunda consulta após dois meses. Não houve ganho ou perda de peso. A paciente referiu dificuldade em seguir as orientações dietéticas e trouxe os seguintes resultados laboratoriais: colesterol total aumentado; triglicérides aumentado; LDL colesterol aumentado; HDL colesterol normal; T3 normal; T4 normal; TSH normal e ausência de anticorpos antitireoidianos. Considerando o lipidograma e o quadro clínico atual de Joana, a conduta terapêutica mais adequada é
iniciar hipoglicemiante oral em baixas doses, devido aos riscos do diabetes melito.
acrescentar fibratos, em virtude dos riscos cardiovasculares.
acrescentar estatina e hipoglicemiante oral.
insistir na orientação dietética, apesar dos riscos.
acrescentar estatina devido aos riscos cardiovasculares.
Texto para as questões de 75 a 77
Joana, de quinze anos de idade, procurou um nutrólogo com queixa de excesso de peso. Relatou os seguintes hábitos alimentares: não faz a primeira refeição, porque acorda apressada para ir à escola; no recreio, come biscoitos ou batatas fritas industrializadas com refrigerante; come, no mínimo, duas vezes por semana, em lanchonete fast food; almoça e janta normalmente, com arroz, feijão, farinha, carne e batatas fritas; come verduras, gosta de frutas, mas prefere os doces. Joana disse que assiste à televisão, aproximadamente, durante três horas por dia. Segundo relato da mãe, o fato de estar com o peso elevado deixa Joana muito deprimida. Joana teve a menarca aos dez anos de idade e, há um ano, vem apresentando alterações do ciclo menstrual, caracterizadas por menstruações a intervalos que variam de sessenta a setenta dias. Seu peso atual é de 76,5 kg, e sua altura é de 150 cm. No exame físico, notou-se hipertrofia amigdaliana e tireoide palpável. Havia aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas. A paciente apresentou glicemia em jejum igual a 115 mg/dL e PA de 130 mmHg x 90 mmHg. Os pais de Joana são obesos. A mãe é portadora de diabetes melito, e o pai é hipertenso.O dado da adolescente que confirma a presença de acantose nigricans é
alteração do ciclo menstrual.
PA=130 mmHg × 90 mmHg.
glicemia de jejum de 115 mg/dL.
tireoide palpável.
menarca precoce.
Em relação ao ácido nicotínico, assinale a opção correta.
A carência de ácido nicotínico determina o escorbuto.
O ácido nicotínico é uma vitamina hidrossolúvel.
A síndrome clássica da falta de ácido nicotínico é o beribéri.
A carência de ácido nicotínico determina glossite, seborreia, estomatite e fotofobia.
O ácido nicotínico é uma vitamina lipossolúvel.
Assinale a opção em que é apresentada a denominação da resposta fisiológica à presença de alimento não digerido no jejuno após cirurgia gástrica tipo Billroth II.
síndrome de Sjögren
síndrome de dumping
síndrome de Guilain-Barré
síndrome do intestino irritável
úlcera de Curling
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...