Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a fisiopatologia, desenvolvimento e prevenção das doenças cardiovasculares, julgue os itens a seguir. O ateroma, relacionado ao efeito de curta duração, e a trombogênese, ligada a fatores dietéticos de longa duração, são os dois principais processos envolvidos no desenvolvimento das doenças cardiovasculares.
Com relação a fisiopatologia, desenvolvimento e prevenção das doenças cardiovasculares, julgue os itens a seguir. O surgimento das doenças cardiovasculares está relacionado a fatores de risco, entre os quais se encontram os fatores primordiais dieta, baixo peso ao nascer, educação e ocupação urbana e cultural ; e os fatores primários obesidade, sedentarismo, estresse e tabagismo.
Com relação a fisiopatologia, desenvolvimento e prevenção das doenças cardiovasculares, julgue os itens a seguir. A escolha de um plano de vida saudável pela população constitui um fator imprescindível na prevenção do aumento da pressão arterial, sendo necessário também no tratamento e recuperação das doenças cardiovasculares.
Com relação a fisiopatologia, desenvolvimento e prevenção das doenças cardiovasculares, julgue os itens a seguir.
Com relação a fisiopatologia, desenvolvimento e prevenção das doenças cardiovasculares, julgue os itens a seguir. As fibras solúveis reduzem o tempo de trânsito gastrointestinal e ajudam na eliminação do colesterol, ao passo que as insolúveis, embora não atuem diretamente sobre a colesterolemia, aumentam a saciedade, o que auxilia na redução da ingestão calórica.
Acerca da doença diverticular, julgue os itens que se seguem. Em casos de diverticulite, o tratamento deve ser constituído de dieta rica em fibras, o que promove menor trânsito intestinal e menor tempo de contato entre o bolo fecal e o cólon, de modo a reduzir sintomas como dor e sangramento.
Acerca da doença diverticular, julgue os itens que se seguem. Alimentação pobre em fibras, falta de exercícios físicos, fatores genéticos e alterações de estrutura do cólon são causas relacionadas à diverticulose.
Julgue os próximos itens, com relação à diarreia. As diarreias em pacientes portadores de retocolite ulcerativa são classificadas como diarreias exsudativas, uma vez que estão associadas à lesão na mucosa intestinal e ao extravasamento de muco, sangue e proteínas plasmáticas.
Um paciente adulto, do sexo masculino, portador de doença renal crônica (DRC) não dialítica há quinze anos, diagnosticado no estágio 3 dessa doença (taxa de filtração glomerular entre 59 a 30 mL/min), com peso seco de 52 kg e altura de 1,63 m, foi encaminhado para o ambulatório de nutrição para ser avaliado e receber orientações nutricionais.
A partir do caso clínico apresentado acima, julgue os itens subsecutivos.
Segundo a classificação pelo índice de massa corpórea, esse paciente encontra-se com valor de 19 kg/m2,NULL, sendo considerado eutrófico e sem risco nutricional.Um paciente adulto, do sexo masculino, portador de doença renal crônica (DRC) não dialítica há quinze anos, diagnosticado no estágio 3 dessa doença (taxa de filtração glomerular entre 59 a 30 mL/min), com peso seco de 52 kg e altura de 1,63 m, foi encaminhado para o ambulatório de nutrição para ser avaliado e receber orientações nutricionais.
A partir do caso clínico apresentado acima, julgue os itens subsecutivos.
A recomendação de proteínas para esse paciente deve variar entre 0,6 a 0,75 g/kg/dia, de modo que, no mínimo, 50% do total de proteínas a serem ofertadas devem ser de alto valor biológico.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...