Lista completa de Questões sobre Dietoterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Roberto, de 30 anos de idade, tem obesidade grau 2 e circunferência abdominal de 110 cm, o que constitui um indicativo de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, apresenta algumas doenças associadas. Por tal razão, ele foi encaminhado por um especialista a um ambulatório, para acompanhamento nutricional.
Em relação à obesidade, julgue os itens a seguir.
O tratamento contra a obesidade é complexo e multidisciplinar. Em linhas gerais, o tratamento farmacológico é adjuvante das terapias dirigidas com foco na modificação dos hábitos de vida e relacionadas às orientações nutricionais (para diminuir o consumo de calorias na alimentação) e aos exercícios (para aumentar o gasto calórico).Paciente feminina, 29 anos, apresenta sintomas como náuseas e vômitos. Além disso, seus exames laboratoriais apontam infecção por Helicobacter pylori. Em relação aos cuidados nutricionais que devem ser orientados, assinale a alternativa correta.
Paciente masculino, 35 anos, após alguns episódios de herpes labial, foi orientado a fortalecer o sistema imune através da alimentação. Dentre as orientações, foi recomendado o uso regular de alimentos fontes de selênio. De acordo com as DRIs (Dietary Reference Intakes), qual é a recomendação desse nutriente para um homem adulto?
Uma paciente, do sexo feminino, diabética, com cinquenta anos de idade e com sobrepeso, apresenta polidipsia, poliúria e polifagia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir, acerca dos sintomas e da conduta nutricional pertinente.
As frutas devem ser excluídas da dieta da referida paciente porque possuem elevado índice glicêmico.Um homem de sessenta e cinco anos de idade compareceu ao hospital apresentando o seguinte quadro clínico: inapetência, anuria, hiperpotassemia, desnutrição moderada e doença renal crônica. Diante desse quadro clínico, foi indicada hemodiálise ao paciente.
Nessa situação hipotética, o nutricionista deverá
restringir o potássio da dieta para um consumo máximo de três porções por dia do grupo das frutas que contêm pequena ou média concentração de potássio em sua composição.Um homem de sessenta e cinco anos de idade compareceu ao hospital apresentando o seguinte quadro clínico: inapetência, anuria, hiperpotassemia, desnutrição moderada e doença renal crônica. Diante desse quadro clínico, foi indicada hemodiálise ao paciente.
Nessa situação hipotética, o nutricionista deverá
restringir a ingestão proteica da dieta em 0,6 g/kg de peso corporal ou menor que 60 g/dia, visando retardar a progressão da doença.Um homem de sessenta e cinco anos de idade compareceu ao hospital apresentando o seguinte quadro clínico: inapetência, anuria, hiperpotassemia, desnutrição moderada e doença renal crônica. Diante desse quadro clínico, foi indicada hemodiálise ao paciente.
Nessa situação hipotética, o nutricionista deverá
indicar suplementos vitamínicos, como vitamina C e vitaminas do complexo B, uma vez que há perdas dessas vitaminas para solução de diálise.A respeito de modificações na dieta para pacientes com sinais e sintomas relacionados ao tratamento oncológico, julgue os itens a seguir. O aumento do consumo de líquidos durante as refeições favorece o processo digestório e diminui sintomas como náuseas e vômitos.
Julgue os itens subsecutivos, relativos a tratamento dietético para a litíase biliar. A perda rápida de peso reduz as chances de formação de cálculos biliares, pois a restrição calórica restringe o estímulo para a produção de bile pelo fígado.
Acerca da doença diverticular, julgue os próximos itens. Genética e motilidade intestinal, alimentação pobre em fibras e sedentarismo são as principais causas da diverticulose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...