Lista completa de Questões sobre Dietoterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou, para 2030, 27 milhões de novos casos de câncer e 75 milhões de pessoas vivendo com a doença. No Brasil, a estimativa para o ano de 2014, válida também para o ano de 2015, aponta a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer em cada um desses anos, incluindo os casos de pele não melanoma, o que reforça a magnitude do problema no país. De acordo com a avaliação nutricional e a assistência recomendada aos indivíduos com câncer, julgue os itens a seguir. Para pacientes neutropênicos que apresentem diarreia, o uso de probióticos e simbióticos é contraindicado. Já o uso de pré-bióticos pode ser considerado.
Dietas de resíduo mínimo são geralmente indicadas por tempo limitado e, em casos de patologias, como, por exemplo, diverticulite, obstrução parcial dos intestinos e episódios de doença inflamatória intestinal. Sobre as dietas de resíduo mínimo é INCORRETO afirmar que:
Na elaboração de um cardápio, o custo dos ingredientes é o primeiro e um dos principais componentes do orçamento. Na composição do preço do cardápio, existem vários determinantes, tais como:
I. Cadeia produtiva e preferências alimentares.
II. Variação monetária dos juros e mão de obra.
III. Armazenamento e perecibilidade.
IV. Área de higienização e horário da preparação.
Quais estão corretas?
Acerca do tratamento e recomendações para pacientes idosos, portadores de obesidade e refluxo gastroesofágico, julgue os itens a seguir. Para prevenir o refluxo, é recomendado ao paciente diminuir o fracionamento e aumentar o volume das refeições.
Acerca do tratamento e recomendações para pacientes idosos, portadores de obesidade e refluxo gastroesofágico, julgue os itens a seguir. A terapia nutricional desses pacientes deverá ter como um dos objetivos a perda de peso programada, haja vista que obesidade aumenta a pressão intra-abdominal, o que agrava os sintomas do refluxo.
Acerca do tratamento e recomendações para pacientes idosos, portadores de obesidade e refluxo gastroesofágico, julgue os itens a seguir. A dieta desses pacientes deverá ser hiperlipídica e hiperprotéica, visando perda de peso e diminuição dos sintomas como pirose e náuseas.
No que diz respeito à nefrolitíase, julgue os itens subsecutivos. Cerca de 80% dos cálculos em pacientes diagnosticados com nefrolitíase são formados por sais de cálcio, como oxalato, fosfato e carbonato de cálcio. Assim, pacientes que manifestam essa condição clínica devem reduzir a ingestão de alimentos ricos em cálcio.
No que diz respeito à nefrolitíase, julgue os itens subsecutivos. A vitamina C pode ser metabolizada a oxalato, ocasionando hiperoxalúria e aumento do risco de formação de cálculos de oxalato de cálcio, sendo fundamental a pacientes com nefrolitíase a observância das recomendações diárias de consumo de vitamina C.
A insuficiência cardíaca (IC), atualmente a principal causa de internações por doenças cardiovasculares no Brasil, representa 24,5% das hospitalizações registradas por ano. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Fatores de risco como obesidade e hipertensão arterial sistêmica apresentam baixa relevância na fisiopatologia da IC.
A insuficiência cardíaca (IC), atualmente a principal causa de internações por doenças cardiovasculares no Brasil, representa 24,5% das hospitalizações registradas por ano. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Na dieta de pacientes com IC, recomenda-se mesclar a ingestão de carboidratos complexos e simples e alterar as suas proporções, conforme a presença de comorbidades como diabetes e hipertrigliceridemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...