Lista completa de Questões sobre Dietoterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher com sessenta e seis anos de idade procurou o setor de emergência de um hospital, onde relatou ter diarreia já há um mês e perda ponderal intensa. Foi solicitado ao nutricionista que avaliasse o risco nutricional da paciente.
Com base nesse quadro clínico e considerando os procedimentos necessários para avaliação do estado nutricional da paciente, julgue os itens que se seguem.
A perda ponderal é considerada intensa quando corresponde à perda de pelo menos 10% do peso corporal usual em associação a, no mínimo, quatro evacuações diarreicas por dia.
Considerando que as fibras alimentares estão entre os principais fatores da alimentação na prevenção de doenças crônicas, julgue os itens seguintes.
Indivíduos diabéticos devem consumir o dobro da quantidade de fibra que os não diabéticos, ou seja, 50 g por dia, segundo as recomendações atuais.
Nos itens seguintes, são apresentadas condições clínicas derivadas do consumo excessivo de álcool. Considerando que, em todos os casos, há desnutrição, julgue os itens de 94 a 97 com relação às condutas estabelecidas. Em caso de paciente com pancreatite aguda moderada, com estabilização do sistema cardiorrespiratório, a conduta a ser adotada é a de suspensão da dieta por via oral e aplicação de terapia nutricional parenteral, visando-se ao repouso pancreático.
Nos itens seguintes, são apresentadas condições clínicas derivadas do consumo excessivo de álcool. Considerando que, em todos os casos, há desnutrição, julgue os itens de 94 a 97 com relação às condutas estabelecidas. Na presença de cirrose, ascite e anorexia intensa, a conduta adotada deve ser a dieta normossódica, visando-se melhorar a aceitação da dieta.
Quanto às orientações dietéticas para um indivíduo adulto, hipertenso, recém-diagnosticado com diabetes do tipo 2, julgue os itens subsequentes. O consumo de sódio deve ser controlado em quantidade menor que 2,4 g/dia, o que equivale a 6 g de cloreto de sódio.
Quanto às orientações dietéticas para um indivíduo adulto, hipertenso, recém-diagnosticado com diabetes do tipo 2, julgue os itens subsequentes. Para controlar a glicemia e os níveis pressóricos, é necessário reduzir o peso corporal em torno de 5% a 10%, mesmo que o indivíduo não apresente excesso de peso.
Quanto às orientações dietéticas para um indivíduo adulto, hipertenso, recém-diagnosticado com diabetes do tipo 2, julgue os itens subsequentes. No caso do paciente em questão, a metformina, para potencializar seu pico de ação, deve ser ingerida em jejum ou até duas horas antes das refeições.
Quanto às orientações dietéticas para um indivíduo adulto, hipertenso, recém-diagnosticado com diabetes do tipo 2, julgue os itens subsequentes. No caso do paciente descrito, a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser moderada, limitada a 20 g de álcool por dia e, de preferência, concomitantemente às refeições.
Quanto às orientações dietéticas para um indivíduo adulto, hipertenso, recém-diagnosticado com diabetes do tipo 2, julgue os itens subsequentes. Alimentos diet, quando destinados a indivíduos diabéticos, são isentos de glicose e sacarose e, por esse motivo, não têm valor calórico.
Um paciente de 42 anos de idade, portador de síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), tratado com terapia antirretroviral altamente ativa (HAART), apresenta desnutrição e praticamente não se alimenta, devido a anorexia e a diarreia intensa há uma semana.
Acerca do quadro clínico apresentado e da terapia nutricional adequada ao caso acima, julgue os seguintes itens.
A terapia nutricional enteral, com dietas elementares e uso de triglicerídios de cadeia média, promove boa absorção dos nutrientes e, por isso, deve ser testada em situações como a descrita.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...