Lista completa de Questões sobre Dietoterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens subsequentes.
Entre outras causas de DPOC, encontra-se o aumento da produção e a hiperatividade da enzima "-1 antitripsina, que provoca digestão proteolítica do parênquima pulmonar no paciente.A desnutrição por deficiência de macro ou micronutrientes determina efeitos adversos mensuráveis sobre a anatomia e a fisiologia dos tecidos e órgãos. Com relação a esse assunto e à terapia nutricional pertinente, julgue os próximos itens.
De todos os macronutrientes, os carboidratos são os de mais fácil digestão. Portanto, formulações contendo maltodextrina solúvel são adequadas para pacientes com síndrome de intestino curto, em que é necessário aumentar a ingestão de energia, pois há risco de diarreia e desnutrição.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens subsequentes.
Dependendo da assistência prestada ao paciente e da resposta apresentada por ele, a DPOC regride, podendo ocorrer cura ou remissão completa da doença.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da assistência a pacientes infectados pelo HIV.
No caso de ocorrência de diarreia em indivíduos com AIDS, deve-se contraindicar o consumo de leite até o desaparecimento dos sintomas, mas coalhadas, iogurtes e queijos podem ser consumidos.
Quanto à ingestão proteica em situações de doença renal crônica, julgue os itens seguintes. No tratamento conservador, com taxa de filtração glomerular abaixo de 30 mL/min e uso de cetoácidos, a ingestão proteica deverá ser de 0,3 g/kg/dia.
Quanto à ingestão proteica em situações de doença renal crônica, julgue os itens seguintes. Para pacientes submetidos a hemodiálise, recomenda-se ingestão proteica de 1,8 g/kg/dia, com, pelo menos, 50% de proteína de alto valor biológico.
A terapia nutricional parenteral (TNP), quando prescrita para pacientes gravemente desnutridos, tem o objetivo de oferecer conforto, adequado suporte energético e evitar depleção de fluidos, dos depósitos de glicogênio e de eletrólitos. Contudo, esses pacientes apresentam frequentemente risco de complicações, sendo a síndrome de realimentação uma das mais importantes. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
O tratamento baseia-se na suspensão da TNP ou em casos menos graves, na retirada da glicose e na manutenção da infusão de solução lipídica e de aminoácidos.
No que se refere à ingestão proteica em indivíduos portadores de doença renal crônica, julgue os itens seguintes.
Em pacientes em hemodiálise ou diálise peritoneal que apresentem hiperfosfatemia, deve-se fazer controle da ingestão proteica, mas não menores que 1 g/kg/dia.
No que se refere à ingestão proteica em indivíduos portadores de doença renal crônica, julgue os itens seguintes.
Para um paciente que se encontre em tratamento conservador, mesmo que a taxa de filtração glomerular esteja acima de 70 mL/min, a dieta deve ser hipoproteica (0,6g/kg). Essa conduta visa postergar o início da terapia dialítica.
Considere os diferentes elementos da prescrição de uma dieta direcionada a um paciente de 65 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica descompensada. Apresenta dispneia aos pequenos esforços e tosse persistente. Faz uso de broncodilatador e a oxigenoterapia contínua. Seu peso é de 50 kg, sua estatura, de 165 cm; prega cutânea triciptal e a circunferência muscular do braço indicam depleção grave e albumina sérica limítrofe. A respeito dessa situação, julgue os itens de 89 a 93.
O paciente em questão necessita de uma dieta hipossódica contendo 6 mg/dia, e pobre em potássio, de 50 mEq/dia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...