Lista completa de Questões sobre Fisiopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A doença celíaca é uma doença inflamatória do intestino delgado que resulta da resposta autoimune para ingestão do glúten em indivíduos predispostos geneticamente. O tratamento dietético se baseia na eliminação do glúten da dieta. Assim, o desjejum de um paciente com doença celíaca deveria conter:
São sintomas característicos do DPC (desnutrição protéica calórica):
A deficiência de lactase no indivíduo após consumo de leite, uma diarréia tipo:
O marasmo é resultante da deficiência de:
Nutrição - Fisiopatologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A osteoporose é uma doença multifatorial com forte componente genético, mas alguns fatores de risco modificáveis, como a dieta, têm papel fundamental na preservação da massa óssea e na prevenção de fraturas. Analise as afirmativas a seguir.
I. As recomendações quanto a magnésio e fósforo para manutenção da massa óssea e prevenção da osteoporose devem ser as mesmas utilizadas para a população, considerando-se ainda o adequado aporte de cálcio.
II. As proteínas de origem animal, quando ingeridas em excesso, acima de 0,5 g/kg/dia, ocasionam acidose metabólica leve, liberando íons cálcio.
III. A ingestão de cálcio adequada, em conjunto com níveis adequados de vitamina D, pode modular a resposta calcêmica à elevada ingestão proteica.
IV. Nutrientes como vitamina K e sódio podem apresentar efeitos deletérios quando ingeridos em excesso.
Estão corretas as afirmativas
Obesidade sarcopênica é:
Em 1980, foi descrita uma doença hepática histologicamente idêntica à hepatite alcoólica, mas que ocorria em pessoas que não tinham consumo excessivo de álcool. A esteatose‐hepatite resulta do dano hepático causado pelo acúmulo de gordura nos hepatócitos. A esteatose favorece o processo inflamatório e induz à doença hepática progressiva. Sobre as estratégias nutricionais para controlar a esteatose hepática não alcoólica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ingestão de carnes, no máximo, 3 vezes na semana.
( ) Seleção de carnes com cortes magros como fraldinha, alcatra, músculo, acém, filé mignon, peixes, que são mais saudáveis ao fígado.
( ) Evitar a ingestão de cereais integrais e grãos como milho, soja, ervilha e grão‐de‐bico.
( ) Consumir castanhas, nozes, brócolis, fígado, peixes e frutos do mar, pois são ricos em zinco e selênio, para estimular o sistema imunológico.
( ) Evitar excesso de preparações contendo ovos.
A sequência está correta em
Após a colecistectomia, os pacientes podem apresentar sintomas de gastrite devido ao:
Durante a exacerbação aguda da diverticulite a dieta deverá ser:
A doença cardiovascular, responsável pelo maior número de mortes e enfermidades não fatais nas pessoas com diabetes mellitus tipo 2, parece estar ainda mais correlacionada aos fatores dietéticos. Aparentemente, existem alguns fatores de risco da doença arterial coronariana mais importante nos diabéticos do que na população em geral. São fatores de risco para doença arterial coronariana em pessoas com diabetes mellitus tipo 2, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...