Lista completa de Questões sobre Fisiopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, no que se refere à fisiopatologia nutricional e à dietoterapia nas doenças do aparelho digestório e anexos. O consumo do laticínio Kefir, além de representar uma alternativa alimentar para os indivíduos com intolerância à lactose, associa-se às demais estratégias de erradicação do Helicobacter pylori no tratamento da úlcera péptica e gastrite crônica.
Julgue os próximos itens, no que se refere à fisiopatologia nutricional e à dietoterapia nas doenças do aparelho digestório e anexos. Na doença do refluxo gastroesofágico, um dos efeitos da dieta envolve a ação dos alimentos sobre o esfíncter esofágico inferior (EEI); por isso, o consumo de alimentos com glúten, lactose e gorduras trans, que estão diretamente relacionados ao relaxamento do EEI, devem ser evitados por pacientes acometidos por essa doença.
Julgue os próximos itens, no que se refere à fisiopatologia nutricional e à dietoterapia nas doenças do aparelho digestório e anexos. A dieta oral na fase pós-transplante hepático pode ser iniciada em, no mínimo, vinte e quatro horas após a cirurgia; porém, a aceitação será melhor em um período de dois a cinco dias pós-transplante, quando há melhora na sintomatologia típica, ou seja, náusea, anorexia, alteração do paladar e diarreia ou constipação intestinal.
Julgue os próximos itens, no que se refere à fisiopatologia nutricional e à dietoterapia nas doenças do aparelho digestório e anexos. A esteato-hepatite não alcoólica, distúrbio que ocorre mais frequentemente em indivíduos obesos, pode desencadear fibrose hepática, cirrose e carcinoma hepatocelular.
Uma mulher de quarenta e cinco anos de idade, diagnosticada três anos antes com diabete melito tipo II (DMII), procurou atendimento em serviço de saúde. A paciente apresentou massa de 82 kg, estatura de 162 cm e perímetro abdominal de 100 cm. Os exames laboratoriais revelaram hemoglobina glicada (HbA1c) de 8,5%, colesterol sérico de 220 mg/dL e triglicerídeos de 230 mg/dL. Esses exames apresentaram resultados semelhantes aos das avaliações anteriores, realizadas semestralmente desde o diagnóstico inicial.
Considerando o quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subsecutivos.
Essa paciente apresenta características sugestivas de lipotoxicidade, processo que forma produtos estimuladores da síntese de óxido nítrico e da indução de apoptose celular.A obesidade, que aumenta o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial, diabete melito tipo II e doenças cardiovasculares, é considerada uma epidemia global, exigindo, por isso, novas estratégias de intervenção. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Entre os mecanismos fisiopatológicos que associam a obesidade à hipertensão arterial está a relação entre a resistência à insulina e hiperinsulinemia, frequentemente encontrada em obesos, e a diminuição da atividade do sistema nervoso simpático. Assim, quanto maior a concentração plasmática de insulina, menor a atividade simpática e, consequentemente, maior possibilidade de aumento nos níveis pressóricos arteriais em obesos.
Tendo como referência os dados hipotéticos apresentados na tabela acima e os múltiplos aspectos relacionados a eles, julgue os próximos itens.
Uma epidemia, que se define como a concentração de casos de uma mesma doença em um determinado local e época, pode ser identificada em 2014, na escola I, quando analisados os resultados relativos à obesidade.As gastrectomias apresentam como principais complicações a síndrome de Dumping e a hipoglicemia alimentar. Podem ser consideradas diretrizes de tratamento nutricional para pacientes que apresentem estas complicações:
Paciente de 69 anos, sexo feminino, com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC) grau III foi internada com quadro de dispnéia, edema leve, taquicardia, fadiga e perda de peso de 10% nos últimos seis meses, peso seco atual = 48 kg e estatura = 1,70 m. A dieta desta paciente deve apresentar as seguintes características:
A doença de Crohn e a Colite Ulcerativa caracterizam- se pela presença de diarreia, febre e desnutrição. Dentre os fatores de risco associados à exacerbação destes sintomas nas doenças inflamatórias intestinais, destacam-se:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...