Lista completa de Questões sobre Fisiopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Fisiopatologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Atualmente, está claro que diferentes padrões dietéticos modulam diferentes aspectos do processo aterosclerótico e fatores de risco cardiovasculares, como níveis lipídicos no plasma, resistência à insulina e metabolismo glicídico, pressão arterial, fenômenos oxidativos, função endotelial e inflamação vascular. De acordo com a I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular, que estabelece orientações sobre o consumo de gorduras na prevenção de tratamento de doenças cardiovasculares, é correto afirmar que
a resposta da colesterolemia decorrente do consumo de colesterol alimentar é variável em animais e humanos, e as razões para diferenças interpessoais ainda não estão totalmente esclarecidas.
atualmente, recomenda-se o consumo moderado de ovo, de até 2 por dia, para população em geral.
o consumo de ácidos graxos saturados, além do recomendado, está relacionado com alteração no perfil lipídico, caracterizado pela diminuição dos níveis de LDL e aumento de HDL.
o consumo de óleo de palma ou de alimentos contendo grande quantidade desse óleo é recomendado para indivíduos com dislipidemia ou na prevenção da dislipidemia e das doenças cardiovasculares.
suplementação com ômega-3 marinho (1g/dia) deve ser recomendada para hipertrigliceridemia grave (>300 mg/dL), com risco de pancreatite, refratária a medidas não farmacológicas e tratamento medicamentoso.
Nutrição - Fisiopatologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A pancreatite crônica é caracterizada por um dano irreversível do pâncreas com desenvolvimento de evidências fisiológicas de fibrose. As recomendações nutricionais para essa doença inclui
40 a 50% do valor energético total proveniente dos lipídios.
valor energético total de 20 a 25 kcal por kg de peso corporal por dia.
limitar o consumo de bebida alcoólica a três doses por semana.
ingestão de proteínas de 2,0 a 2,5 g por kg de peso corporal por dia.
avaliação da necessidade de suplementação de vitaminas lipossolúveis.
A constipação é uma das doenças intestinais mais comuns, abrangendo todas as faixas etárias. Os sintomas da constipação incluem fezes duras, esforço para defecar e movimentos intestinais não frequentes, sendo, suas causas, de origens variadas. São causas de constipação, EXCETO:
Nutrição - Fisiopatologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Com o passar do tempo, na velhice, apesar de ser um processo natural, ocorrem várias alterações anatômicas e funcionais, com repercussões importantes na saúde e nutrição do idoso, muitas delas progressivas, ocasionando efetivas reduções na capacidade funcional. Sobre as alterações orgânicas, fisiológicas e metabólicas ocorridas no envelhecimento, é correto afirmar que
com o avanço da idade, o idoso apresenta aumento do metabolismo basal de 10 a 20%.
os idosos apresentam redução de 15 a 20% da água corporal, afetando somente os componentes extracelulares.
no fígado, é comum ocorrer aumento do fluxo sanguíneo e do tamanho dos hepatócitos.
a incidência de gastrite atrófica aumenta, progressivamente, nos grupos etários mais avançados.
não há alteração na função renal no envelhecimento e, dessa forma, os idosos excretam substâncias tóxicas e metabólitos eficientemente.
Texto para as questões de 67 a 70
Um paciente de quarenta e nove anos de idade, negro, sedentário, ex-tabagista, procurou um médico nutrólogo, queixando-se de cansaço em esforços moderados que persistiam havia três meses, além de ganho de peso. Seus exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 240 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 9,8%; colesterol total = 280 mg/dL; HDL = 34 mg/dL; LDL = 167 mg/dL e triglicerídeos = 440 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia. No exame físico, o peso do paciente foi de 105 kg; altura, 168 cm e PA = 150 × 100 mmHg. Observou-se aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas.Assinale a opção em que são apresentados os dados do paciente que confirmam a presença de acantose nigricans.
obesidade, colesterol total= 280 mg/dL, HDL = 34 mg/dL
etnia negra, HDL = 34 mg/dL, obesidade
glicemia de jejum 240 mg/dL, obesidade, etnia negra
hemoglobina glicosilada = 9,8%, colesterol total = 280 mg/dL, triglicerídeos = 440 mg/dL
PA = 150 mmHg × 100 mmHg, etnia negra, hemoglobina glicosilada = 9,8%
Na gastrectomia parcial distal com Bilroth II ocorre má absorção dos lipídios e de
magnésio e vitamina B1.
vitamina A e vitamina C.
magnésio e cálcio.
ferro e vitamina B12.
manganês e potássio.
Texto para as questões 62 e 63
Um paciente de cinquenta e nove anos de idade, obeso, sedentário, tabagista, procurou o médico nutrólogo, queixando-se de pré-cordialgia e canseira aos esforços moderados que ocorriam havia três meses. Há cinco anos o paciente foi diagnosticado com hipertensão arterial, tratada durante um ano. Seus exames há quatro anos apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 138 mg/dl. Exame físico: PA = 160 x 100 mmHg; FC = 96 bpm; coração: bulhas rítmicas, A2 hiperfonética, sem sopros; pulmões com MV presente, simétrico, sem ruídos adventícios; abdome sem visceromegalias; MMII sem edema. Na segunda consulta: PA = 150 x 100 mmHg; glicemia de jejum = 276 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 11,2%; colesterol total= 300 mg/dL; HDL = 47 mg/dL; LDL = 177 mg/dL e triglicerídeos = 380 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia.Com relação ao caso clínico apresentado, é correto afirmar que o paciente
necessita realizar o exame de curva glicêmica para confirmação do diagnóstico de diabetes melito e início do tratamento.
apresenta apenas um exame com resultado anormal e precisa realizar novamente um exame de glicemia para confirmação do diagnóstico.
é diabético e necessita de tratamento imediato com dieta e exercício físico.
é diabético e seus níveis glicêmicos indicam tratamento com insulina.
é diabético e seus níveis glicêmicos indicam internação para compensação.
Assinale a opção em que é apresentada a principal origem da síndrome de dumping com esteatorreia e hipoglicemia pós-gastrojejunostomia Billroth II.
deficiência de zinco
deficiência de vitamina B12
insuficiência de enzimas pancreáticas
deficiência de ferro
discinesia biliar
A desnutrição proteico-calórica ocorre quando há demanda aumentada e oferta inadequada de energia e proteína. Acerca da ocorrência de desnutrição em pacientes hospitalizados, assinale a opção correta.
A desnutrição tem baixa prevalência nos pacientes hospitalizados no Brasil.
A desnutrição reduz os custos de internação hospitalar.
A desnutrição reduz a taxa de mortalidade.
Os pacientes desnutridos não apresentam disfunção orgânica e recebem alta precocemente.
A desnutrição correlaciona-se ao aumento dos índices de infecção em pacientes internados.
Acerca do diagnóstico nutricional e da conduta para o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
A concentração reduzida de albumina significa depleção de proteína visceral e provável quadro catabólico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...