Lista completa de Questões sobre Fisiopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A diarreia aguda deve ser abordada como afecção comum, potencialmente grave, com evolução autolimitada e cuja abordagem é baseada na manutenção da hidratação, prevenção dos distúrbios hidreletrolíticos e no rápido alívio sintomático, fazendo com que, principalmente, os adultos produtivos possam retornar rapidamente às suas atividades laborativas ou recreacionais. A diarreia colônica se caracteriza por apresentar
I. grande volume, grande frequência e muco invisível;
II. pequeno volume, grande frequência e bolo fecal aquoso;
III.pequeno volume, pequena frequência e bolo fecal consistente.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
As hepatites virais são doenças causadas por diferentes agentes etiológicos, de distribuição universal, que têm em comum o hepatotropismo. Possuem semelhanças do ponto de vista clínico-laboratorial, mas apresentam importantes diferenças epidemiológicas e quanto à sua evolução. Sobre as hepatites virais, assinale a alternativa INCORRETA.
Asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas, manifestando-se por obstrução ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou pelo tratamento, com episódios recorrentes de sibilância, dispneia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã, ao acordar. Quando controlada, os sintomas diurnos e noturnos são incomuns, o uso de broncodilatadores de alívio torna-se infrequente, o número de crises diminui, o absenteísmo à escola ou trabalho se reduz e a atividade física mantém-se normal, bem como a função pulmonar. Durante a crise asmática aguda é comum que se observe
I. pulso fino e lento;
II. retração inspiratória da pele entre as costelas;
III.redução da fase expiratória do ciclo respiratório.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Determinado paciente, com cinquenta anos de idade, após diagnóstico de refluxo gastresofágico, foi encaminhado ao ambulatório de nutrição e dietética para orientação e, na avaliação antropométrica realizada no ambulatório, foram aferidas massa corporal de 104 kg e altura de 170 cm.
Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.
Na situação em apreço, um dos objetivos da terapia nutricional é contribuir para a redução da pressão no esfíncter esofágico inferior, com a inclusão, na dieta do paciente, de proteínas pré-digeridas, leites fermentados e gorduras emulsionadas.
No que se refere a vitaminas lipo e hidrossolúveis, julgue os próximos itens.
O método direto de avaliação do estado nutricional dos indivíduos quanto à vitamina A, por biopsia ocular, é considerado padrão ouro de diagnóstico.
No que se refere às bases moleculares das interações entre nutrientes e carcinogênese, julgue os próximos itens.
Vitamina E, selênio e ácido fólico são nutrientes que atuam como agentes supressores nas fases de proliferação e progressão da carcinogênese.
Acerca da síndrome metabólica (SM), julgue os itens subsequentes.
Existem diversas condições clínicas que, embora não façam parte dos critérios diagnósticos da SM, podem estar a ela associadas, como, por exemplo, síndrome de ovários policísticos, acanthosis nigricans, esteatose hepática e microalbuminúria.
Acerca da síndrome metabólica (SM), julgue os itens subsequentes.
A SM é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares geralmente associados à deposição central de gordura e à resistência à insulina.
Assinale a alternativa correta.
A circunferência da cintura e o perímetro da cintura não são preditores para o desenvolvimento das dislipidemias e hipertensão arterial.
Entre as anormalidades da SM tem-se: distúrbios no metabolismo de insulina e glicose, decorrentes de resistência insulínica, gordura periférica, diminuição dos níveis séricos de lipoproteína de alta densidade (HDL-c), triglicérides séricos elevados e hipertensão arterial.
Os marcadores para avaliar a localização de gordura mais conhecidos são a circunferência do braço e a relação cintura quadril.
Na síndrome metabólica, o aumento do excesso de peso e a deposição de gordura abdominal não alteram a resistência à insulina no organismo.
A síndrome metabólica (SM) é caracterizada por um grupo de anormalidades metabólicas frequentemente encontradas em indivíduos com grande localização abdominal de gordura.
Assinale a afirmativa CORRETA:
Deficiência de vitamina A é causa de cegueira noturna e hipertensão intracraniana benigna.
Deficiência de vitamina C está presente em pacientes com abetalipoproteinemia.
Deficiência de vitamina B6 é causa a encefalopatia de Wernicke.
Degeneração combinada subaguda ocorre devido a carência de vitamina E.
Demência é manifestação neurológica da deficiência de vitamina B12.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...