Lista completa de Questões sobre Fisiopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A obesidade infantil tem apresentado um aumento significativo em todas as regiões industrializadas, principalmente nas urbanas das grandes cidades. Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
O excesso de peso na infância pode levar ao aumento dos níveis de gordura no sangue, a problemas ortopédicos, musculares e dermatológicos, a diabetes e à hipertensão.
As crianças devem ser estimuladas a praticar atividade física diariamente. O aumento de atividade física vai ajudar no gasto energético diário, facilitando a mobilização da gordura corporal.
Criança com peso acima do esperado para a idade não é sinônimo de saúde. Os pais não devem estimular o ganho de peso exagerado nos bebês, pois o resultado pode ser o desenvolvimento da obesidade, doença de difícil tratamento.
As gorduras dos alimentos têm importante papel na formação do sistema nervoso, na manutenção da temperatura corporal e na produção de hormônios sexuais. Os três tipos de gordura, saturada, poli-insaturada e monoinsaturada, são importantes para a saúde, mas devem ser restringidas na alimentação das crianças obesas.
Bebês que estiverem recebendo leite materno exclusivo podem apresentar ganho de peso acima da média, pois as crianças amamentadas exclusivamente no peito desenvolvem melhor o controle do apetite e têm uma composição corporal diferente daquelas alimentadas com outros tipos de leite.
Assinale a alternativa correta:
As secreções originárias do pâncreas entram no duodeno através do ducto biliar comum. Elas contêm amilase pancreática, que continua a fragmentação do amido em galactose.
O principal mecanismo de absorção da glicose é um sistema ativo de transporte por "bombeamento" que requer magnésio como substância transportadora.
Vitaminas, especialmente as do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina), desempenham funções chaves como coenzimas nos sistemas enzimáticos para a oxidação do carboidrato para render energia.
Os ácidos graxos consumidos na dieta não são armazenados nos tecidos como triglicerídios ou gorduras.
A principal enzima gástrica, específica para a degradação das proteínas, é a tripsina.
Quando for avaliar a evolução do paciente, e o médico estiver declarado que o mesmo está sofrendo de encoprese, isso significa que:
Ato de sujar com fezes as roupas íntimas involuntariamente.
Paciente sofre de constipação intestinal.
Paciente está impossibilitado de se alimentar.
Está sofrendo de confusão mental.
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Qual dos itens citados abaixo não é um sintoma da anorexia nervosa?
Em mulheres, ausência de três ou mais menstruações.
Descalcificação dos dentes.
Depressão profunda.
Correção de possíveis alterações metabólicas.
Qual das doenças abaixo não esta relacionada com hemácias?
Fibromialgia.
Esferocitose.
Talassemia.
Policitemias.
O que é amenorreia?
Menstruação precoce.
Ausência temporária de menstruação.
Grande volume de sangue durante o período menstrual.
Entrada na menopausa.
Uma paciente de 66 anos, com diagnóstico de tumor de laringe em tratamento radioterápico, foi internada com sintomas de disfagia moderada a alimentos sólidos e xerostomia. Houve perda de peso nos últimos 3 meses, pois a cuidadora ofereceu somente líquidos à paciente. Constatou-se, pelo serviço de fonoaudiologia, boa aceitação da dieta de consistência pastosa. A paciente apresenta função gástrica e intestinal preservadas. Encontra-se lúcida, orientada no tempo e no espaço, porém, acamada e dependente de alimentação assistida devido a astenia. O nutricionista prescreveu dieta pastosa e suplementação calórico protéica, com auxílio e fará visita diária para avaliação da evolução clínica e nutricional.
Para essa paciente, recomenda-se:
Evitar os alimentos ácidos e líquidos calóricos como sucos de frutas e sucos de vegetais, pois os primeiros produzem odinofagia e os últimos causam saciedade precoce.
Suplemento calórico protéico industrializado de alta densidade calórica, pois proporcionará a esta paciente alto valor calórico em baixo volume, associado a uma dieta pastosa de alto fracionamento.
Fracionamento de 3 refeições de alto volume durante o dia associadas a uma dieta por jejunostomia durante a noite, complementando a alimentação, para garantir evolução clínica e nutricional rápida e segura.
Alimentos como sucos coados com adoçante artificial e suplementos calórico proteicos de baixa osmolaridade, pois serão absorvidos mais eficazmente, acelerando a recuperação nutricional.
Contraindicar líquidos durante a refeição, por dificultar a digestão e absorção dos alimentos e indicar suplementos calórico proteicos de baixa densidade calórica nos intervalos das refeições.
Paciente R.J.M., 67 anos, portadora de dislipidemia, mantém níveis séricos elevados de LDL colesterol e de triglicerídeos e baixos níveis de HDL colesterol. Em sua última consulta, o nutricionista orientou a paciente a evitar alimentos que contenham ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans e a aumentar a ingestão dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, entre outras recomendações. Em relação à orientação nutricional para essa paciente, analise as afirmações.
I. Os ácidos graxos saturados reduzem o número de receptores de HDL no fígado, resultando no aumento do LDL colesterol no sangue. Esses ácidos graxos saturados estão presentes apenas em alimentos de origem animal, os quais devem ter seu consumo reduzido pelos pacientes dislipidêmicos.
II. Os ácidos graxos trans possuem propriedades metabólicas semelhantes às dos ácidos graxos saturados, entretanto, além de elevarem o LDLcolesterol, possuem a propriedade de reduzir o HDL-colesterol. A maior contribuição dos ácidos graxos trans na dieta origina-se do consumo de óleos e gorduras hidrogenadas presentes em sorvetes, chocolates, pães recheados, molhos de salada, cremes para sobremesas e óleos para fritura industrial, devendo ser evitados por pacientes dislipidêmicos.
III. Os ácidos graxos ômega-3 reduzem os triglicerídeos séricos pela diminuição da síntese hepática de VLDL e aumentam os níveis séricos de HDL colesterol. Além disso, esse ácido graxo apresenta outros efeitos cardiovasculares protetores, como a redução da viscosidade do sangue, o relaxamento das artérias e a redução da pressão arterial. Portanto, a ingestão de ômega-3 deve ser incentivada para pacientes dislipidêmicos, podendo, por exemplo, ser obtido a partir do consumo da linhaça e de peixes como salmão e sardinha.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente a afirmação II.
Somente a afirmação I.
Somente as afirmações II e III.
Somente as afirmações II e III.
Somente as afirmações I e II.
M.F., 77 anos, apresenta sequela de AVE e recebe dieta por sonda nasoenteral, porém houve episódios de diarreia. Nessa situação, os fatores que causam diarreia são:
Contaminação da formulação por microorganismos patológicos, estase gástrica e posicionamento da sonda no intestino.
Posicionamento da sonda no intestino, broncoaspiração e hiperosmolaridade da formulação associada a gotejamento lento da dieta.
Posicionamento da sonda no intestino, obstrução mecânica da sonda e hipoalbuminemia.
Estase gástrica, obstrução mecânica da sonda e contaminação da formulação por microorganismos patogênicos.
Contaminação da formulação por microorganismos patológicos, hiperosmolaridade da formulação associada a gotejamento rápido da dieta e hipoalbuminemia.
Nutrição - Fisiopatologia - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2012
O estudo de Framingham apontou como fatores de risco para insufi ciência cardíaca congestiva:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...