Lista completa de Questões sobre Fisiopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A doença renal progressiva pode levar a necessidade de terapia de substituição renal. Na diálise peritoneal, pode haver:
Perda 4-6 g/proteínas/dia e absorção de 40% da glicose do banho da diálise.
Perda 8-10 g/proteínas/dia e absorção de 40% da glicose do banho da diálise.
Perda 8-10 g/proteínas/dia e absorção de 60% da glicose do banho da diálise.
Perda 12-14 g/proteínas/dia e absorção de 40% da glicose do banho da diálise.
A infecção pode alterar o balanço nitrogenado. A oxidação de aminoácidos no paciente com SEPSE em relação a um paciente em jejum encontra-se:
Reduzida.
Inalterada
Ausente
Aumentada.
Assinale a alternativa correta.
O grau de obesidade nunca interfere na função pulmonar.
O paciente obeso não pode apresentar episódios de hipoxemia e hipercapnia.
Devido ao acúmulo de tecido adiposo e ao excesso de peso, indivíduos obesos não podem ser desnutridos.
O aumento do volume abdominal não leva à insuficiência respiratória restritiva na obesidade mórbida pela compressão mecânica do diafragma.
A apneia obstrutiva do sono ocorre devido ao aumento do tecido mole das vias aéreas superiores, resultando no colapso das mesmas na inspiração durante o sono.
Assinale a alternativa correta.
Com relação ao trato respiratório a desnutrição proteico-calórica não interfere nos músculos respiratórios. No diafragma ocorre diminuição da força e sustentação, relacionada parcialmente à perda de massa muscular.
A desnutrição não tem efeito sobre a função imune, pois os mecanismos de defesa do pulmão a compensam.
Na desnutrição proteico-calórica a concentração sanguínea de glicose permanece normal, principalmente à custa de aminoácidos gliconeogênicos e glicerol proveniente do metabolismo de gordura.
As infecções de vias aéreas inferiores não são uma fonte de morbidade e mortalidade em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, pois o organismo se adapta a essa situação.
Pacientes desnutridos são mais predispostos a infecções pulmonares devido ao clerance adequado das secreções respiratórias e à ineficiência da tosse pela fraqueza muscular.
Assinale a alternativa correta sobre o risco cardiovascular em indivíduos infectados pelo vírus HIV.
Apesar de a etiologia das anormalidades metabólicas em pacientes infectados pelo HIV não ser totalmente conhecida, existem argumentos a favor de uma combinação de fatores: genéticos ou familiares; infecciosos, como o próprio HIV, desencadeante de alterações inflamatórias; farmacológicos e comportamentais, como hábitos alimentares, sedentarismo, excluindo o tabagismo.
As recomendações para as mudanças de estilo de vida e de hábitos alimentares têm sido a base das medidas de prevenção primária do risco cardiovascular, indicadas para a população geral, mas não para os indivíduos infectados pelo vírus HIV.
As alterações metabólicas ligadas ao HIV não melhoram após modificações de hábitos de vida, sugerindo que alimentação e atividade física não exercem ação sobre essas alterações.
Dentre os fatores de risco cardiovascular, tanto para a população geral, como para os indivíduos infectados pelo vírus HIV, são considerados cruciais a idade, o tabagismo, o diabetes tratado ou não, a hipertensão arterial e o excesso de colesterol ou HDL alto.
Após a introdução dos antirretrovirais de alta potência, o perfil metabólico e nutricional de indivíduos com o HIV modificou-se, incluindo frequentemente dislipidemia, resistência à insulina, sobrepeso, obesidade e a chamada Síndrome Metabólica (SM), o que resulta num perfil mais aterogênico e de maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
A injúria renal aguda afeta significativamente o estado nutricional e o metabolismo de todos os nutrientes, alterando a excreção de líquidos, de metabólitos, de eletrólitos e de minerais. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à avaliação do estado nutricional destes pacientes.
O exame físico destes pacientes não sofre influência de retenção hídrica.
A maioria dos parâmetros que apresentam uma influência na avaliação está associada a fatores não nutricionais, tais como o estado inflamatório destes pacientes.
As proteínas séricas, como a albumina e a transferrina, embora façam parte da rotina de avaliação, são significativamente afetadas por causas não nutricionais.
A história nutricional pode ser o método disponível mais importante para a determinação do risco e da intervenção nutricional de pacientes com injúria renal aguda.
Nenhum método isolado é capaz de avaliar o estado nutricional de pacientes com injúria renal aguda.
A pancreatite aguda, em sua forma grave, acomete aproximadamente 25% dos pacientes com essa doença e apresenta uma taxa de mortalidade que varia entre 10-20%. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à terapia nutricional nesta patologia.
Evidência que possibilita o fornecimento de nutrição enteral na pancreatite é o posicionamento da sonda após o ângulo de Treitz, pois nesta posição ocorre pouca ou nenhuma alteração da secreção exócrina pancreática.
Em pancreatite aguda leve, a terapia nutricional deve ser iniciada se não houver possibilidade do paciente receber alimentos por via oral após 14 dias.
A nutrição parenteral está indicada apenas naqueles pacientes incapazes de atingir os seus requerimentos nutricionais pela via enteral, por falência intestinal, ou em situações como íleo prolongado, fístula pancreática e síndrome compartimental abdominal.
Na pancreatite aguda grave, a terapia nutricional deve ser iniciada tão logo haja estabilidade hemodinâmica.
O objetivo primário da terapia nutricional na pancreatite aguda é minimizar o catabolismo, evitando, assim, a instalação de desnutrição proteica energética ou seu agravo.
A comunicação anormal entre duas superfícies epitelizadas pode ser externa, quando o trajeto se dá entre uma víscera oca e a pele; e interna, quando ocorre entre duas vísceras ocas, (podendo ser motivo de contraindicação de nutrição enteral), recebe o nome de
mesentério.
omento.
ducto torácico.
linfaedema.
fístula digestiva.
Considerando que um paciente de quarenta e cinco anos de idade, com doença renal crônica (DRC) e em fase de tratamento conservador, apresente massa corporal equivalente a 70 kg e taxa de filtração glomerular (TFG) de 20 mL/min, julgue os itens subsequentes, acerca do estado nutricional desse paciente e da prescrição dietética adequada a ele.
No quadro descrito, a DRC e a TFG indicam risco de edema e são suficientes para se afirmar que se trata de paciente com obesidade de grau I.
Considerando que um paciente de quarenta e cinco anos de idade, com doença renal crônica (DRC) e em fase de tratamento conservador, apresente massa corporal equivalente a 70 kg e taxa de filtração glomerular (TFG) de 20 mL/min, julgue os itens subsequentes, acerca do estado nutricional desse paciente e da prescrição dietética adequada a ele.
Independentemente dos níveis de potássio sérico do paciente em questão, recomenda-se, profilaticamente, que a ingestão desse nutriente seja inferior a 70 mEq por dia, para prevenir hipercalemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...