Lista completa de Questões sobre Métodos e técnicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O índice de massa corporal (IMC) ou índice de Quetelet é uma medida antropométrica adotada universalmente para avaliar, de maneira generalizada, a composição corporal. Entretanto, esse índice possui limitações de aplicação e interpretação, pois
possui alto custo.
pode ser aplicado em qualquer faixa etária.
é de difícil aplicabilidade.
não diferencia massa adiposa de massa magra.
calcula o peso ideal individual.
Considerando que um indivíduo idoso, portador de câncer gástrico, se apresente moderadamente desnutrido, de acordo com a avaliação nutricional subjetiva global (ASG), julgue os itens que se seguem, acerca desse quadro clínico e da ASG.
A vantagem do uso da ASG, no quadro descrito, é a facilidade de monitoramento do estado nutricional do paciente, que pode piorar em função do estresse metabólico determinado pela doença, ou melhorar a partir de uma terapia nutricional eficiente.
Considerando que um indivíduo idoso, portador de câncer gástrico, se apresente moderadamente desnutrido, de acordo com a avaliação nutricional subjetiva global (ASG), julgue os itens que se seguem, acerca desse quadro clínico e da ASG.
Na ASG, não é necessário aplicar o recordatório de 24 h como método de avaliação do consumo alimentar, o que é conveniente em situações de baixa capacidade de memória do paciente idoso.
Acerca dos indicadores antropométricos e bioquímicos do estado nutricional de adultos, julgue os itens subsequentes.
A medida da circunferência do pescoço é um indicador do estado nutricional e é usada como instrumento de triagem para detectar indivíduos com excesso de peso ou obesidade.
Acerca dos indicadores antropométricos e bioquímicos do estado nutricional de adultos, julgue os itens subsequentes.
A espessura das dobras cutâneas indica a quantidade de gordura localizada na região subcutânea de um ou mais segmentos do corpo.
Julgue os itens seguintes, que versam sobre avaliação do estado nutricional.
A principal vantagem de se utilizar o IMC como instrumento de avaliação do estado nutricional advém do fato de que, por meio desse índice, é possível distinguir o peso atribuído ao músculo daquele atribuído ao tecido adiposo.
Relacione os índices de massa corporal (IMC) à situação nutricional correspondente, à direita :
1) <18,5 ( ) Sobrepeso
2) 18,5 a 24,9 ( ) Obesidade moderada
3) 25 a 29,9 ( ) Obesidade leve
4) 30 a 34,9 ( ) Baixo peso
5) 35 a 39,9 ( ) Peso Normal
1,2,3,4,5
2,3,1,4,5
3,2,4,1,5
3,5,4,1,2
5,4,3,2,1
Informações qualitativas e/ou quantitativas sobre o consumo alimentar, são obtidas através de vários tipos de inquéritos, de todos, o mais recomendado pela FAO, por apresentar maior exatidão e confiabilidade:
Pesos e medidas.
Inquérito recordatório.
Registro diário de consumo alimentar.
Orçamento alimentar.
Freqüência de consumo alimentar.
No Brasil, o SISVAN contempla atividades continuadas e rotineiras de observação, coleta e análise de dados e informações que podem descrever as condições alimentares e nutricionais de uma população. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Nos procedimentos de diagnóstico e acompanhamento nutricional de idosos, o SISVAN utiliza como critério prioritário o IMC, considerando valores iguais ou superiores a 25 kg/m2 como ponto de corte para identificação de sobrepeso nessa faixa etária.
A partir das informações apresentadas, julgue os itens a seguir.
Com base nos dados fornecidos, é possível aferir o estado nutricional a partir do protocolo de avaliação nutricional subjetiva global (ASG).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...