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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde é a "garantia de acesso de toda e qualquer pessoa a todo e qualquer serviço de saúde, seja ele público ou contratado pelo Poder Publico".
Esta definição refere-se à:
hierarquização e regionalização.
equidade
integralidade
universalidade.
Durante a aplicação dos inquéritos dietéticos podem ocorrer distorções no auto-relato, efeito conhecido como subnotificação. A subnotificação parece estar associada aos seguintes fatores:
peso corporal, condições emocionais e diagnóstico clínico;
doença crônica, desnutrição e condições econômicas;
memória do entrevistado, raça e religião;
estado civil, cor da pele e estado psicológico;
sexo, idade e aspecto psicossocial.
Para a educação nutricional em comunidades, a ação do nutricionista em relação aos programas nutricionais deve se dar nas etapas de:
planejamento, implementação e avaliação;
planejamento, avaliação e controle fiscal;
concepção, implementação e controle fiscal e monetário;
acompanhamento, fiscalização e suporte técnico-jurídico;
implementação, avaliação e controle externo.
Acerca do Perfil Epidemiológico de saúde e nutrição no Brasil, julgue os itens abaixo.
I Peso ao nascer é um parâmetro fidedigno para ser utilizado como indicador de saúde populacional.
II O Brasil apresenta aumento nos índices da obesidade infantil, mas também a desnutrição como problema de saúde pública.
III As pesquisas na área de nutrição, nos últimos 30 anos, demonstram aumento do sobrepeso e da obesidade na fase adulta, sendo maior para os estratos econômicos mais elevados e para o sexo feminino, se comparado ao sexo masculino.
IV Norte, Nordeste, Vale do Jequitinhonha – MG e Vale do Ribeira – SP são regiões em que a hipovitaminose A existe de forma endêmica.
V As prevalências de anemia ferropriva em crianças em idade escolar são maiores nas regiões Sul e Norte, sendo menores nas regiões Sudeste e Nordeste do país.
Estão certos apenas os itens
Tendo ainda o texto como referência inicial, assinale a opção correta quanto ao SISAN.
Incentiva a produção de alimentos transgênicos como modo alternativo na ampliação da agricultura familiar.
Melhora as condições de acesso aos alimentos por meio da produção, do processamento, da industrialização e da comercialização.
Visa o aperfeiçoamento das técnicas de agricultura, propondo a auto-sustentação do país, com conseqüente término das importações de alimentos.
Propõe melhorias na produção de alimentos, mas não contempla ações sociais que colaborem na redução das desigualdades sociais.
Garante a distribuição de alimentos de forma eqüitativa, porém desaconselha acordos internacionais.
Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta com relação ao SISVAN.
O SISVAN é um sistema centralizado no nível federal com o objetivo de controlar as ações de saúde e minimizar desvios financeiros.
O SISVAN tem como focos a gestante e o crescimento e desenvolvimento infantil.
Estado nutricional, carências nutricionais e consumo alimentar são algumas áreas temáticas do SISVAN.
Uma das missões do SISVAN é produzir indicadores de saúde e nutrição.
O SISVAN possibilita o levantamento da informação, a ação e a avaliação dos resultados das políticas de saúde na área nutricional.
Determinada família é composta por dois adultos, sendo o homem trabalhador que recebe mensalmente 1 salário mínimo e sua esposa gestante de 6 meses que está desempregada. Além disso, há duas crianças de 2 e 4 anos de idade. A família está inscrita no programa Bolsa Família e a equipe de saúde detectou que a gestante realizou uma consulta de pré-natal e que as crianças encontram-se desnutridas e com anemia ferropriva.
Com relação à situação hipotética acima relatada e ao referido programa, julgue os itens que se seguem.
I A gestante está em desacordo com o calendário de consultas de pré-natal.
II A renda per capita da família demonstra que eles estão em desacordo com as condicionalidades previstas no programa.
III O benefício a ser recebido pela família, de acordo com o programa, é de R$ 100,00 para cada membro.
IV O fomento a ações educativas de incentivo ao consumo de alimentos regionais, especialmente frutas, verduras e legumes, está previsto no mencionado programa.
V O programa se caracteriza por transferência de renda, tendo participação municipal, estadual e federal na oferta de serviços de saúde.
A quantidade de itens certos é igual a
Julgue os itens seguintes, relacionados aos resultados da Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE (POF/ 2002-2003).
I A maioria das famílias entrevistadas na POF declararam alto grau de satisfação com os tipos de alimentos que consumiam.
II A POF detectou aumento das despesas das famílias com bebidas como refrigerante em detrimento dos gastos com frutas.
III Nos últimos 30 anos, houve aumento no consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas, contribuindo para o aumento do sobrepeso e da obesidade da população.
IV Houve mudanças no comportamento das famílias brasileiras em relação ao local das refeições, ocasionando diminuição das despesas com refeições fora de casa, tanto na área rural como na urbana.
V A alteração do perfil da dieta da população brasileira contribuiu para o aumento da prevalência de dislipidemias, doenças cardiovasculares e diabetes não insulinodependente.
Estão certos apenas os itens
De acordo com a Portaria nº 710/1999, que aprova a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, a atuação do setor de Saúde no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional é marcada por dois momentos, que podem ser denominados:
estável e criativo.
conservador e revolucionário.
inovador e estratégico.
primordial e burocrático.
positivo e crítico.
Segundo Boog (1997), "a educação nutricional é um desafio atual, considerada atividade privativa do nutricionista". Nesse sentido, analise as seguintes ações:
I – construção de teorias apropriadas, em pesquisa, que reflitam a realidade brasileira;
II – implementação de atividades de Educação Nutricional em Serviços Públicos de Saúde;
III – investimento na formação de nutricionistas com pósgraduação nas áreas de Educação e Educação em Saúde.
É(São) desafio(s) da educação nutricional nos dias de hoje:
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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