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Para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei n.º 11.947/2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa dinheiro direto na escola aos alunos da Educação Básica. A alimentação escolar é direito dos alunos da Educação Básica pública e o Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas responsáveis. Para auxiliar o nutricionista na construção e avaliação de cardápios, em 2010 foi criado o Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. O teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos metodológicos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação escolar oferecida em cada um dos estabelecimentos em qualquer município brasileiro. Considerando o PNAE e a aceitabilidade da alimentação escolar, julgue os itens a seguir. O teste de aceitabilidade deve ser realizado nas escolas para avaliar a aceitação de cardápios praticados frequentemente, mas também quando um alimento atípico ao hábito alimentar local for inserido no cardápio, bem como quando ocorrerem alterações inovadoras no preparo de alimento.
Para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei n.º 11.947/2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa dinheiro direto na escola aos alunos da Educação Básica. A alimentação escolar é direito dos alunos da Educação Básica pública e o Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas responsáveis. Para auxiliar o nutricionista na construção e avaliação de cardápios, em 2010 foi criado o Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. O teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos metodológicos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação escolar oferecida em cada um dos estabelecimentos em qualquer município brasileiro. Considerando o PNAE e a aceitabilidade da alimentação escolar, julgue os itens a seguir. Os métodos recomendados para avaliação da aceitabilidade da alimentação escolar são: escala hedônica; resto; ingestão; e teste de ordenação. Esses testes são mais fáceis e auxiliam o nutricionista na avaliação do cardápio ofertado.
Para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei n.º 11.947/2009 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa dinheiro direto na escola aos alunos da Educação Básica. A alimentação escolar é direito dos alunos da Educação Básica pública e o Programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionistas responsáveis. Para auxiliar o nutricionista na construção e avaliação de cardápios, em 2010 foi criado o Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE. O teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos metodológicos destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação escolar oferecida em cada um dos estabelecimentos em qualquer município brasileiro. Considerando o PNAE e a aceitabilidade da alimentação escolar, julgue os itens a seguir. Para a execução do PNAE, a Lei n.º 11.947/2009 apresenta seis diretrizes que devem ser seguidas para a oferta de alimentação escolar no Brasil, são elas: alimentação saudável e adequada; educação alimentar e nutricional; universalização; participação social; desenvolvimento sustentável; e direito à alimentação escolar.
Ainda com relação ao planejamento de cardápios com base nas informações do texto 21A4BBB e da tabela, o nutricionista
Considerando as informações do texto 21A4BBB, assinale a opção que apresenta os ingredientes que devem ser retirados da receita para que o nutricionista possa atender aos alunos em questão.
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, de 2014, alimentos minimamente processados
De acordo com o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para as Políticas Públicas, produzido pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional,
Considerando o Guia Alimentar para a População Brasileira, assinale a opção correta, a respeito do vatapá, cujos ingredientes e modo de preparo são citados na canção de Dorival Caymmi apresentada anteriormente.
De acordo com os princípios e as recomendações do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, julgue os itens seguintes. A regularidade e a duração adequada das refeições demandam ambiente apropriado e são favorecidas pela ingestão de alimentos em companhia, o que contribui para aumentar a concentração no ato de comer e para evitar comer muito rapidamente.
De acordo com os princípios e as recomendações do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, julgue os itens seguintes. A base para uma alimentação balanceada, saborosa, culturalmente apropriada, promotora de um sistema alimentar social e ambientalmente sustentável é constituída pelos alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal.
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