Lista completa de Questões sobre Nutrição Hospitalar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de sessenta e quatro anos de idade, acamado crônico, foi internado em unidade de terapia intensiva (sem cama balança) devido a acidente vascular encefálico. O peso atual do paciente, portador de cifose torácica, não foi informado.
Com referência à estimativa do peso desse paciente, é correto afirmar queo paciente deve ser posicionado em pé e utilizar balança.
deve ser utilizada a fórmula de Chumlea (1985).
a fórmula de Ireton-Jones é a indicada.
o uso de método direto é o mais indicado para essa estimativa.
deve ser utilizada a fórmula de Harris-Benedict, pois ela é empregada desde 1919.
Nutrição - Nutrição Hospitalar - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2012
O índice nutricional hospitalar desenvolvido por Harley (1981) considera os seguintes dados:
Acerca da síndrome metabólica (SM), julgue os itens subsequentes.
A obesidade abdominal, aferida por meio da circunferência do abdome, é um dos critérios para o diagnóstico da SM. Os pontos de corte estabelecidos para a identificação da obesidade abdominal, em homens e mulheres, podem variar, dependendo da etnia da pessoa.
Acerca da síndrome metabólica (SM), julgue os itens subsequentes.
A diretriz brasileira recomenda que, na composição do plano alimentar de paciente com SM, o total de energia seja suficiente para manter o índice de massa corporal abaixo de 25 kg/m2 e que a ingestão diária de colesterol não ultrapasse 400 mg.
A circunferência do braço é uma medida complementar mas pode ser utilizada como instrumento de triagem ou diagnóstico de estado nutricional em algumas situações, EXCETO
em casos de edema generalizado.
em casos de obesidade extrema.
em presença de tumor abdominal.
quando não é possível pesar o paciente.
em casos de desnutrição.
Nutrição - Nutrição Hospitalar - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A avaliação e intervenção nutricional precoce são necessárias em todos os estágios da infecção pelo HIV/AIDS. Marque a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos nutricionais:
Evitar ou reverter a desnutrição, fornecendo níveis adequados de macro e micronutrientes.
Tomar corretamente a medicação conforme prescrição médica, a fim de minimizar os sintomas da doença.
Manter a composição corporal (preservar a massa celular corpórea).
Promover melhor qualidade de vida.
Minimizar os sintomas e as intercorrências da má absorção de nutrientes.
Os métodos de avaliação nutricional podem ser classificados em diretos e indiretos. Assinale a opção em que só aparecem métodos diretos de avaliação nutricional.
Antropometria, exame clínico-nutricional, inquérito dos sinais e sintomas de má nutrição.
Folhas de balanço alimentar, exame clíniconutricional, condições de saneamento básico.
Estatísticas vitais, inquérito sócio-econômico e exames laboratoriais.
Exames laboratoriais, antropometria, inquérito sócio-econômico e cultural.
Antropometria, estatísticas vitais, folhas de balanço alimentar.
Medida obtida a partir do ponto médio entre o acrômio e o olecrano, reflete a composição corporal total:
Circunferência muscular o braço.
Circunferência da cintura.
Prega cutânea tricipital.
Razão cintura quadril.
Circunferência do braço
Resultados da miniavaliação nutricional (MAN) permitem a identificação do risco de depleção nutricional em idosos para intervenção nutricional precoce e incluem dados antropométricos, dietéticos, de avaliação global e subjetiva. Quanto a esse instrumento de avaliação do estado nutricional do idoso, é CORRETO afirmar que:
Resultados de exames laboratoriais como albumina e proteínas totais compõem a MAN, de modo complementar dados antropométricos que incluem a circunferência do braço e a perda de peso durante os últimos 3 meses.
O índice de massa corporal, a circunferência do braço e a área do músculo do braço são dados antropométricos que constituem a MAN, além de dados de perda de apetite e ingestão de alimentos considerados funcionais, como a soja e fontes alimentares de ácidos graxos ômega 3.
Questões gerais como utilização de medicamentos, presença de úlceras por pressão, mobilidade e presença de estresse psicológico ou doença constituem dados subjetivos da MAN, complementados por dados de ingestão dietética, como frequência de consumo de carnes, guloseimas e gordura saturada.
Frequência de ingestão de líquidos, de diferentes alimentos como leite, frutas e hortaliças, número de refeições diárias, além de questões sobre a autonomia para alimentação, constituem a avaliação dietética da MAN.
Questões gerais como satisfação com a vida, frequência com que o idoso se sente aborrecido ou desamparado, utilização de medicamentos, presença de escaras, mobilidade e presença de estresse psicológico constituem dados subjetivos da MAN.
O suporte nutricional do paciente grave é um dos maiores desafios clínicos dentro da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Assinale a alternativa que NÃO corresponde às condutas atuais nos pacientes críticos.
O suporte nutricional deve ser iniciado nas 24-48 horas iniciais do tratamento, após a estabilização hemodinâmica, precedendo às respostas hipermetabólica e hipercatabólica que se instalam nas primeiras 72 horas da lesão inicial.
A nutrição enteral não deve ser iniciada em vigência de hipofluxo sistêmico e/ou do uso de drogas vasopressoras em doses elevadas (> 50-100 Yg/min).
Os pacientes graves com IMC > 30 kg/m2 são beneficiados com ofertas isocalóricas, com metas de 25-30 kcal/kg/dia.
A manutenção do decúbito elevado entre 30º a 45º, a oferta por infusão contínua por bomba de infusão, o uso de prócinéticos como metoclopramida e/ou eritromicina e a oferta pós-pilórica de dieta estão recomendados a todos os pacientes com risco de aspiração.
pacientes devem receber entre 1,2 e 2,0 g/kg/dia de proteína, dependendo do estado metabólico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...