Questões de Nutrição da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Nutrição da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para o sucesso da educação nutricional, a abordagem deve ser centrada no indivíduo, e alguns aspectos devem ser considerados. Analise os aspectos abaixo.

I – O nutricionista deve ouvir o cliente para poder falar para ele e não com ele.

II – Incentivar os pequenos passos e não focalizar apenas o resultado final.

III – Evitar transmitir julgamentos sobre as decisões, estilo de vida ou comportamento do cliente.

É(São) aspecto(s) que deve(m) ser considerado(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III.
  • E. I, II e III.

Aconselhamento em grupo é o trabalho realizado em conjunto com indivíduos que apresentam problemas nutricionais semelhantes. Para que os objetivos do trabalho de aconselhamento em grupo sejam alcançados, observe as recomendações que devem ser seguidas.

I – O número de 6 a 12 pessoas é considerado adequado para se trabalhar em grupo.

II – As reuniões devem ser iniciadas com perguntas abertas para favorecer a comunicação entre os participantes.

III – Devem ser ministradas aulas durante o grupo para favorecer o aprendizado dos participantes.

Está correto o que se recomenda em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

A compreensão dos princípios da educação nutricional é fundamental para que seus objetivos sejam alcançados, afirmando que a educação nutricional

  • A. pressupõe a heteronomia do cliente.
  • B. define metas para controle dos processos patológicos que devem ser seguidas pelo cliente.
  • C. utiliza, predominantemente, métodos objetivos de avaliação do estado nutricional do cliente.
  • D. considera que a doença pode ser uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.
  • E. tem como meta a mudança dos hábitos alimentares a curto prazo nos casos de distúrbios nutricionais severos.

A teoria e a prática da educação nutricional apresentam finalidade comum de possibilitar ao ser humano assumir a responsabilidade pelos atos relacionados à alimentação. Nesse contexto, afirma-se que o (a)

  • A. seguimento da dieta prescrita é o maior desafio da educação nutricional.
  • B. nutricionista é o profissional que tem o dom necessário para alcançar o objetivo da educação nutricional.
  • C. predomínio das ciências biológicas na formação do nutricionista é fundamental no preparo do aluno para assumir atividades educativas na área de alimentação e saúde.
  • D. educação nutricional é considerada uma missão que o profissional nutricionista deve cumprir
  • E. educação nutricional deve ser conscientizadora e libertadora.

O papel da educação nutricional é bem definido em cada nível de prevenção da doença. Observe os fatores de intervenção para promoção de saúde a seguir.

I – Programas nacionais de alimentação.

II – Produção de alimentos.

III – Práticas de diagnóstico precoce da desnutrição.

Na prevenção primária, a educação nutricional está integrada ao (s) fator(es)

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.

As vitaminas desempenham papel fundamental para o bom funcionamento do organismo. A vitamina, que é essencial na manutenção da bioquímica celular, em especial em reações que envolvam a síntese proteica, como o DNA, é a

  • A.

    vitamina D

  • B.

    vitamina E

  • C.

    vitamina K

  • D.

    tiamina

  • E.

    cianocobalamina

Muitos métodos podem ser utilizados para avaliar o consumo alimentar dos indivíduos. A escolha do método ideal depende da população-alvo e do propósito da investigação, considerando que o (a)

  • A. registro alimentar pesado é um método retrospectivo de avaliação de consumo alimentar que apresenta um custo elevado.
  • B. registro alimentar estimado exige alto nível de motivação e colaboração do indivíduo.
  • C. recordatório de 24 horas não deve ser utilizado em população de baixo nível de escolaridade.
  • D. questionário de frequência alimentar não deve ser utilizado para estudar a associação de alimentos com alguma doença.
  • E. história dietética não leva em consideração as alterações sazonais.

A avaliação do estado nutricional tem como objetivo identificar os distúrbios nutricionais. O exame físico é um método utilizado para avaliar carências nutricionais e deve ser associado a outros métodos para a definição do diagnóstico nutricional. Sinais de petéquias podem estar associados à deficiência de

  • A. ferro.
  • B. zinco.
  • C. vitamina A.
  • D. vitamina C.
  • E. vitamina K.

Os exames bioquímicos são métodos objetivos utilizados na avaliação do estado nutricional, sendo que a(o)

  • A. albumina é uma proteína que pode estar associada à desnutrição e é avaliada para essa finalidade por apresentar meia-vida curta.
  • B. pré-albumina atua no transporte da tirosina e está aumentada em pacientes com doenças hepáticas.
  • C. transferrina é uma proteína sérica considerada menos sensível do que a albumina na detecção de desnutrição aguda.
  • D. proteína transportadora de retinol tem boa sensibilidade à restrição calórica e proteica, pois apresenta meia-vida de apenas 12 horas.
  • E. índice creatinina-altura igual a 70% está associado a uma depleção severa da massa muscular.

A circunferência da cintura parece estar associada à adiposidade visceral. A técnica correta para sua avaliação considera, entre outros procedimentos, que o(a)

  • A. indivíduo deve estar com os pés levemente afastados.
  • B. indivíduo deve levantar os braços até a altura dos ombros.
  • C. indivíduo deve estar com o abdômen levemente contraído.
  • D. abdômen deve estar livre de roupas ou com roupas bem ajustadas ao corpo.
  • E. medida não deve ser obtida de frente e sim em uma posição mais lateral.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...