Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente compareceu ao consultório odontológico 2 dias após realizar exodontia do elemento 48, que se encontrava completamente irrompido, apresentando sintomatologia dolorosa exacerbada no local da ferida cirúrgica, halitose e linfadenopatia cervical. Relatava ainda mal-estar geral e um estado ligeiramente febril. Ao exame clínico, o dentista observou a mucosa gengival marginal edemaciada, hiperêmica e o alvéolo dentário com tecido ósseo exposto, sem a presença de coágulo sanguíneo. O dentista diagnosticou o quadro como alveolite, explicando ao paciente que se tratava de uma complicação pós-cirúrgica. Em que pese a diversificação de fatores desencadeantes dessa complicação, todos eles têm origem na:
Paciente I. N. A, 38 anos, gênero masculino, procurou atendimento odontológico para remover uma raiz residual referente ao dente 25. Após exame clínico, radiográfico e anamnese, o cirurgião-dentista não constatou alterações na saúde sistêmica e bucal do paciente. Considerando que a exodontia ocorreu por via alveolar, indique a prescrição medicamentosa mais apropriada para o pós-operatório:
Leia atentamente o caso clínico a seguir para responder as questões 23, 24 e 25:
Paciente Y. S. B., 19 anos, gênero feminino, chegou ao consultório odontológico relatando incomodar-se com os terceiros molares inferiores. Após exame clínico e radiográfico, o cirurgião-dentista constatou que os dentes 38 e 48 estavam semi-inclusos, sem relação aparente com o canal mandibular.
Três dias após a exodontia do dente 38, a paciente retornou ao consultório relatando dor e um gosto desagradável na boca. Após o exame clínico, o cirurgião-dentista constatou um quadro de alveolite. Constitui um fator que contribui para o surgimento da alveolite, EXCETO:Leia atentamente o caso clínico a seguir para responder as questões 23, 24 e 25:
Paciente Y. S. B., 19 anos, gênero feminino, chegou ao consultório odontológico relatando incomodar-se com os terceiros molares inferiores. Após exame clínico e radiográfico, o cirurgião-dentista constatou que os dentes 38 e 48 estavam semi-inclusos, sem relação aparente com o canal mandibular.
Para realizar a exodontia do dente 38, é necessário realizar o bloqueio anestésico dos seguintes nervos:A habilidade da polpa em suportar um procedimento restaurador varia, dependendo da gravidade da injúria e de seu potencial de defesa. Sobre o aumento das chances de danos irreversíveis à polpa durante o procedimento restaurador, é correto afirmar que:
Acerca do diagnóstico e do tratamento de traumatismo dento-alveolar, assinale a opção correta.
A lesão relacionada ao dente 36 demonstrou a necessidade de tratamento endodôntico. Durante o período total de intervenção, 1 h 30 min, a pressão arterial de Maria foi aferida em quatro momentos, conforme descrição na tabela a seguir.
Considerando o tempo de tratamento e os valores da pressão arterial obtidos, assinale a opção que apresenta a conduta terapêutica mais adequada para o caso.
Paciente I. K. S., 22 anos, gênero feminino, no sexto mês de gestação, apresentou-se à consulta odontológica com febre, linfoadenopatia regional, hálito metálico, sangramento gengival espontâneo e necrose nas papilas interdentais com presença de pseudomembrana. A primeira hipótese diagnóstica para esta situação está indicada na alternativa:
Assinale a alternativa correta com relação ao diagnóstico clínico de pulpite.
Sobre os diferentes tipos de gessos odontológicos, aquele indicado para a confecção de modelos para a fabricação de próteses totais adaptadas aos tecidos moles é o tipo:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...