Questões de Odontologia do ano 2017

Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os músculos da expressão facial (ou da mímica) são estruturas anatômicas importantes relacionadas à relação interpessoal, à estética, à fonação, à propagação de infecção odontogênica, entre outros aspectos relevantes para o cirurgião-dentista. A respeito dos músculos da mímica, assinale a alternativa correta.

  • A. O músculo elevador do ângulo da boca origina-se na fossa canina; abaixo da origem do músculo elevador do lábio superior, a secreção purulenta oriunda da necrose do canino superior pode formar um abscesso no espaço entre esses dois músculos.
  • B. O músculo zigomático menor origina-se na face lateral do osso zigomático, insere-se no ângulo da boca e contrai-se no sorriso, dando à boca uma conformação arqueada.
  • C. O processo inflamatório oriundo de um molar superior pode romper a cortical vestibular abaixo da origem do músculo bucinador; sendo assim, sua exteriorização será extrabucal, originando um flegmão geniano.
  • D. O processo inflamatório oriundo de um molar superior pode romper a cortical vestibular abaixo da origem do músculo bucinador; sendo assim, sua exteriorização será extrabucal, originando um flegmão geniano.
  • E. O músculo platisma prende-se na mandíbula e cobre a parte lateral e posterior do pescoço; tem como função principal esticar a pele nessa região.

Um homem de 23 anos de idade procurou atendimento odontológico com queixa de aumento de volume indolor em fundo de vestíbulo e ausência do dente 38. Os exames de imagem revelaram área radiolúcida (hipodensa) unilocular bem delimitada, exibindo expansão da cortical óssea e envolvendo a coroa do elemento 38 que se encontrava deslocado próximo à base da mandíbula. O canal mandibular também encontrava-se deslocado para baixo pela lesão. A biópsia revelou cavidade cística única, e houve saída de líquido amarelado. O exame histopatológico revelou parede cística fibrosa revestida por epitélio cuja camada basal é composta por células colunares com núcleos hipercromáticos e polaridade reversa, e as células adjacentes lembram o retículo estrelado do órgão do esmalte.

Com base nesse caso clínico hipotético, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o diagnóstico e o tratamento adequado.

  • A. Cisto folicular/enucleação da lesão e extração do dente 38.
  • B. Ceratocisto de envolvimento/enucleação da lesão e extração do dente 38.
  • C. Mixoma odontogênico/ressecção da lesão com margem de segurança.
  • D. Ameloblastoma intraósseo convencional/ressecção da lesão com margem de segurança.
  • E. Ameloblastoma unicístico/enucleação da lesão e extração do dente 38.

Considere hipoteticamente que certa paciente de 25 anos de idade, gestante, apresenta lesão vermelha, lobulada, pediculada, localizada na papila gengival entre os dentes 42 e 43. A lesão está presente há aproximadamente três semanas, crescendo lentamente, sem dor, porém apresentando sangramento, especialmente durante a escovação dos dentes. O exame histopatológico revelou proliferação vascular semelhante ao tecido de granulação, com superfície ulcerada recoberta por membrana de fibrinopurulenta e com infiltrado inflamatório misto.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico da referida lesão.

  • A. Granuloma tipo corpo estranho.
  • B. Granuloma periférico de células gigantes.
  • C. Hemangioma.
  • D. Granuloma piogêncio.
  • E. Hiperplasia papilar inflamatória.

Problemas durante o período de odontogênese poderão acarretar anomalias dentárias diversas. Quanto às alterações do desenvolvimento dos dentes, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma alteração da forma, uma alteração de tamanho e uma alteração de estrutura.

  • A. Dilaceração, taurodontia e anquilose.
  • B. Dente invaginado, macrodontia e geminação.
  • C. Pérola de esmalte, microdontia e amelogênese imperfeita.
  • D. Cúspide em garra, concrescência e odontodisplasia regional.
  • E. Displasia dentinária, hipercementose e fusão.

O carcinoma de células escamosas corresponde a mais de 90% dos tumores malignos que envolvem a boca. A respeito desse tumor e das respectivas lesões precursoras, assinale a alternativa correta.

  • A. A leucoplasia é uma condição pré-cancerosa incomum, cujo potencial de transformação maligna é de 4% (risco estimado em toda a vida).
  • B. O exame histopatológico de um carcinoma de células escamosas bem diferenciado revela atipias, tais como pleomorfismo celular, hipercromatismo nuclear, mitoses típicas e atípicas, localizadas apenas na camada basal do epitélio oral.
  • C. A localização mais comum do carcinoma de células escamosas intraoral é a gengiva, seguido pelo dorso da língua.
  • D. A queilose actínica em geral precede o carcinoma de células escamosas no vermelhão dos lábios e ocorre quase 90% das vezes no lábio superior.
  • E. As aberrações genéticas comumente identificadas nos carcinomas de células escamosas orais incluem anormalidades dos genes supressores de tumor, tais como p53 e p16.

Paciente adulto compareceu ao consultório, indicado pelo protesista, para retratamento endodôntico do dente 36, que necessitava de coroa protética em razão de uma fratura das cúspides da face vestibular. Ao exame clínico, não havia dor à percussão, nem à palpação; ausência de edemas e periodonto normal. Ao exame radiográfico, observou-se tratamento endodôntico insatisfatório em todos os aspectos.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. Nos casos de retratamento endodôntico em que a obturação tem sido realizada com guta-percha e cimento endodôntico, deve-se iniciar a desobturação com calcadores aquecidos, até o terço médio; depois, com auxílio da substância irrigador e limas tipo-k, faz-se a desobturação do restante. A sequência das limas deve ser progressiva.
  • B. A técnica de Clark, largamente utilizada em endodontia, tem como princípio que o objeto mais próximo da superfície vestibular parece mover-se em direção oposta ao movimento do cone ou tubo de raios X.
  • C. Os cimentos endodônticos atuais, principalmente aqueles ditos resinosos, possuem uma grande capacidade adesiva, evitando assim a percolação da obturação.
  • D. A instrumentação rotatória é capaz de reduzir diversos problemas clínicos como degraus, transportes e perfurações em canais curvos como os da raiz mesial do molar inferior. A conicidade única e o tape de 0.06 na região apical evitam as farturas.
  • E. A odontometria é uma das etapas fundamentais do tratamento endodôntico. A utilização de localizadores foraminais proporcionam melhor precisão ao término correto da obturação. As novas gerações de localizadores já corrigiram as limitações dos anteriores, como a impossibilidade de uso em retratamentos.

Paciente adulto compareceu ao consultório com edema facial na região do espaço canino. Ao exame clínico, observaram-se discreto edema localizado na região do dente 24, lesão de cárie oclusal, bolsa periodontal de 9 mm, por distal. O teste de sensibilidade foi negativo e os testes de percussão (horizontal e vertical) mostraram-se positivos. Ao exame radiográfico, verificaram-se comunicação da lesão de cárie com a câmara pulpar e lesão periapical difusa relacionada ao ápice do dente 24.

Considerando esse caso hipotético e os conhecimentos a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

  • A. As infecções endodônticas só podem ser totalmente debeladas com o tratamento endodôntico conjuntamente com os antibióticos sistêmicos.
  • B. A presença de lesão endodôntica e periodontal combinadas no mesmo elemento leva ao tratamento da lesão periodontal antes da lesão endodôntica, para evitar uma contaminação do acesso pelas bactérias presentes na doença periodontal, o que agravaria o quadro já instalado.
  • C. Nos casos de abscesso, a drenagem do conteúdo purulento é um fator importante para a remissão do quadro. Pode ser realizada através do canal endodôntico, por meio da sobreinstrumentação, ou por via cirúrgica, localizando o ponto de flutuação e colocando o dreno. A irrigação profusa, a medicação com hidróxido de cálcio e o selamento provisório são fundamentais para o sucesso da terapia.
  • D. O pré-alargamento dos terços cervical e médio não influencia o manejo do terço apical. São realizados com a finalidade de modelagem do sistema.
  • E. A obturação com cones únicos taper 0.06 pode ser usada tanto com instrumentação manual convencional quanto com instrumentação rotatória. Tal técnica permite uma melhor adaptação do cone às paredes do canal e evita os erros comuns da condensação lateral.

Considere hipoteticamente que determinado paciente adulto e jovem procurou a clínica odontológica relatando dor no dente 11. Ele informou que, durante uma partida de futebol há duas semanas, fraturou o dente, o qual ficou amolecido e sensível, mas não procurou qualquer serviço odontológico na ocasião. Apesar de o amolecimento ter desaparecido, a dor foi ficando mais intensa, mesmo sob efeito de analgésicos. Ao exame clínico, foi observada fratura horizontal do terço incisal sem envolvimento aparente da câmara pulpar, ausência de edema, e periodonto com aspecto normal.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

  • A. Em casos de trauma dentário, quando há fratura coronária, não há necessidade de avaliação dos dentes vizinhos porque todo o impacto foi absorvido pelo dente fraturado, de modo que não serão observadas lesões periodontais ou pulpares tardias.
  • B. A reabsorção radicular externa localizada derivada de uma subluxação é decorrente das alterações pulpares progressivas que podem comprometer a região periodontal. Nesses casos, há necessidade dos tratamentos endodôntico e periodontal concomitante para alcançar o sucesso almejado.
  • C. A pulpite irreversível é caracterizada por uma total desorganização do tecido pulpar. Inicialmente a resposta é vascular, com aumento da permeabilidade vascular, e formação de edema. Em seguida, ocorre destruição da camada odontoblástica, modificação química da substância fundamental e intenso infiltrado leucocitário. A progressão do processo causa comprometimento vascular por causa da compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos, comprometendo a vitalidade do tecido pulpar e o possível reparo.
  • D. As medicações auxiliares do tratamento odontológico, como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos de largo espectro, são fundamentais para o sucesso dos tratamentos de trauma dentário, principalmente nos casos com dor intensificada.
  • E. O teste diagnóstico a frio é suficiente para avaliação da condição da vascularização pulpar, sendo que uma resposta negativa, logo após o trauma, é interpretada como necrose pulpar.

Considere hipoteticamente uma paciente de 54 anos de idade, portadora de diabetes tipo 2 bem compensada, com periodontite crônica severa generalizada. Após terapia periodontal básica (fase 1), seguida de reavaliação periodontal e segundo momento de raspagem e alisamento radicular, ela apresentou melhora significativa com redução da profundidade de bolsa e do sangramento à sondagem na maioria dos sítios, porém com redução discreta da profundidade de sondagem e persistência do sangramento em algumas poucas bolsas periodontais mais profundas no segundo sextante. Como terapia periodontal complementar, optou-se por realizar cirurgia periodontal de acesso para raspagem.

Considerando que a linha do sorriso é alta, e o tecido gengival é delgado, assinale a alternativa correta.

  • A. Observa-se que a referida paciente não é candidata à cirurgia periodontal por ser portadora de diabetes tipo 2.
  • B. Deve-se optar por um retalho do tipo envelope, com incisão intrasulcular e preservação de papila, sempre que possível.
  • C. Pode-se optar por um retalho de Widman modificado, por se tratar de um retalho conservador, mas que remove a parede interna da bolsa periodontal.
  • D. Deve-se optar por cirurgias para remoção das bolsas remanescentes, por meio de gengivectomia, de maneira a evitar a recidiva da doença periodontal.
  • E. Deve-se optar por um retalho Widman convencional, porque as incisões relaxantes favorecerem a melhor visualização do campo operatório.

Acerca do controle químico do biofilme em pacientes periodontais, é correto afirmar que soluções à base de clorexidina

  • A. possuem alta toxicidade sistêmica quando deglutidas, com potencial teratogênico, então seu uso em pacientes gestantes está contraindicado.
  • B. são indicadas na fase inicial da terapia periodontal e no controle da placa após cirurgias, mas não para controle da cárie radicular, no qual os fluoretos são a terapia recomendada.
  • C. apresentam como principais vantagens a fácil aceitação pelos pacientes, já que possuem sabor agradável e não apresentam efeitos colaterais indesejáveis.
  • D. não devem ser prescritas por mais de trinta dias consecutivos, em função do risco de seleção de espécies bacterianas resistentes.
  • E. com concentração 0,12% apresentam a mesma eficiência clínica no controle da placa e da gengivite que concentrações mais elevadas, como 0,2%.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...