Lista completa de Questões sobre Cariologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A erradicação completa da placa e do açúcar na prevenção da cárie dentária é
realística.
desnecessária.
socialmente aceitável.
decisiva e fundamental.
O dente apresenta um comportamento dinâmico em relação ao meio bucal, alternando fenômenos de desmineralização e remineralização. Pode-se afirmar corretamente que:
os fenômenos de desmineralização e remineralização ocorrem em pH crítico de 5,5.
Na detecção de lesões cariosas incipientes na superfície oclusal do esmalte dentário, o exame radiográfico apresenta capacidade
alta.
baixa.
média.
altíssima.
O uso racional do flúor em Odontologia implica na razão de sua presença constante na cavidade bucal em função das necessidades do indivíduo. Em termos do controle do processo de cárie é correto afirmar que
Pacientes sob tratamento medicamentoso devem ser avaliados e considerados de risco para o desenvolvimento da doença cárie. A suspeita se configura por
doenças sistêmicas.
redução da higiene bucal.
redução do fluxo salivar.
tratamento irradiatório.
A cárie dentária é uma doença infecciosa e multifatorial; dentre os fatores primários imprescindíveis para sua ocorrência, a microbiota específica para o desenvolvimento e progressão das lesões de cárie é composta por
Assinale a relação correta entre componentes da dieta e o desenvolvimento da cárie dentária.
As proteínas não atuam diretamente no metabolismo da placa
Os lipídeos aumentam a adesividade bacteriana pela presença de ácidos graxos
A hipovitaminose A está relacionada a hipoplasia linear em decíduos
A carência de vitamina C causa escorbuto, mas não atua no mineral do dente
"A cárie de mamadeira acomete a dentição decídua de crianças pequenas, que estão acostumadas a terem suas alimentações através de mamadeira, mais especificamente as noturnas". Os dentes mais acometidos por esse tipo de lesão são os
incisivos superiores e inferiores.
incisivos superiores e caninos
incisivos superiores e primeiros molares
incisivos superiores e segundos molares
Em relação ao uso dos selantes de fóssulas e fissuras, afirma-se:
I- Em lugar de intervir cirurgicamente em todas as lesões de fissura incipientes ou questionáveis, seria mais racional observar, cuida-dosamente, até uma época que o diagnóstico fosse mais fácil, ou selar a fissura questionável, para limitar qualquer futura progres-são da lesão.
II- A necessidade de acompanhamento e manutenção do selamento baseia-se no entendimento de que a perda parcial do selante conduz a superfície ao mesmo risco de cárie que outra não selada.
III- A erradicação da fissura ou ameloplastia com instrumentos rotatórios ou abrasão a ar previamente à aplicação de selantes é uma medida que, comprovadamente, aumenta a segurança e, conseqüentemente, os benefícios dos selantes.
A opção CORRETA é:
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Sobre a utilização de terapia com fluoretos no tratamento da doença cárie, é INCORRETO afirmar:
Não existe relação entre a concentração de flúor no esmalte de dentes decíduos e a prevalência de cárie em crianças.
O tempo de aplicação recomendado para com as soluções e géis de flúor é de um minuto, visto que a reação entre o fluoreto e a apatita é muito rápida.
A prevalência de fluorose dentária é insignificante nas populações servidas por água fluoretada com mais de 1 ppm F em regiões de clima temperado (0,1-0,2mg F/kg de peso).
Crianças que nunca apresentaram qualquer evidência de atividade de cárie não necessitam de aplicações tópicas em consultório odontológico, ficando o acesso ao flúor limitado ao uso de dentifrícios fluoretados a partir da erupção do primeiro molar decíduo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...