Lista completa de Questões sobre Cariologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Instruções: Para resolução das questões de números 26 a 28, considere o enunciado a seguir:
Paciente com 8 anos de idade, sexo masculino, apresenta- se para a consulta odontológica visando à elaboração de um plano preventivo-terapêutico.
No quadro abaixo o achado clínico que apresenta correspondência com o achado histológico é:
Paciente com 15 anos de idade, sexo feminino, tem apenas três restaurações, porém com higiene oral deficiente. Identifique o método e a correspondente finalidade que o cirurgião-dentista deve utilizar no diagnóstico de cárie.
Exame radiográfico periapical → detecção de lesões fechadas de cíngulo.
Exame radiográfico interproximal → identificação de cárie oclusal incipiente.
Separação temporária de dentes posteriores → inspeção visual de superfícies proximais.
Evidenciador de cárie → detecção de cárie em esmalte.
Método tátil com sonda exploradora → lesão oclusal cavitada.
Acerca da etiopatogenia da doença cárie, assinale a opção correta.
Evidências científicas sugerem que o Streptococcus gordonii, o Streptococcus mutans e o Streptococcus sobrinus estão relacionados à progressão de lesão de cárie em dentina.
Microscopicamente, a lesão de cárie em esmalte é visualizada como uma desmineralização subsuperficial do esmalte.
A resposta do complexo dentina-polpa ao estímulo causado pelo ataque dos ácidos de bactérias acidogênicas é a formação de dentina secundária.
A lesão de cárie nas superfícies radiculares é de progressão rápida e de difícil controle.
Considerando que existem inúmeros estudos científicos que associam o consumo de sacarose à doença cárie, assinale a opção incorreta.
A sacarose refinada, proveniente da cana-de-açúcar ou da beterraba, é o açúcar mais presente na dieta familiar em quase todo o mundo e, portanto, é considerado o dissacarídeo mais cariogênico.
A cariogenicidade dos alimentos é somente um entre os vários componentes que poderão determinar a atividade de cárie de um indivíduo.
O mel é um alimento natural com menor potencial cariogênico que a sacarose.
A avaliação da cariogenicidade é importante para a aplicação de medidas de controle e terapêuticas relacionadas com a doença cárie.
Texto para as questões 31 a 33
Um rapaz com 22 anos de idade, estudante, atleta amador, procurou atendimento odontológico, queixando-se de dor difusa ao se alimentar. Há 2 anos, após entrar na faculdade e em seguida a um estágio profissional, ele mudou seus hábitos em função da nova rotina e da prática esportiva, conforme relatado a seguir.
Hábitos de higiene: escovação 3 vezes ao dia e uso diário de fio dental. Hábitos dietéticos: alimentação rica em carboidratos, sem horários fixos e consumo de refrigerantes, bebidas energéticas e café com açúcar várias vezes ao dia. Exame extra-oral apresenta aspectos de normalidade, músculos da mastigação muito desenvolvidos, mas dentro do padrão normal. Exame intra-oral indica: presença de todos os dentes; gengivite marginal nos dentes posteriores nas faces linguais e vestibulares; áreas de desgaste no esmalte vestibular dos incisivos centrais superiores e vertentes de cúspides de molares e pré-molares com exposição em forma circular de dentina; manchas brancas em forma de colar nos pré-molares e molares; restaurações de resina composta extensas MOD muito desgastadas nos primeiros molares inferiores. No exame radiográfico da arcada superior, observam-se: restaurações oclusais em material estético nos molares, prémolares com radiolucidez nas proximais em terço externo do esmalte; arcada inferior com radiolucidez atingindo toda a extensão do esmalte na face mesial do dente 37, restauração estética MOD no dente 36, dente 45 com radiolucidez na face distal envolvendo esmalte e dentina, restauração MOD estética no dente 46 e dente 47 com radiolucidez na face mesial e oclusal atingindo terço interno da dentina.Ainda considerando o quadro clínico apresentado no texto, assinale a opção incorreta acerca do tratamento não-restaurador.
As lesões de mancha branca devem ser monitoradas, devendo-se, ainda, introduzir a fluorterapia para remineralização dessas lesões.
A presença de gengivite marginal reflete a má higiene e é fator de risco para novas lesões.
A orientação dietética deve incluir restrição de consumo de sacarose nos intervalos das refeições principais.
A fluorterapia indicada deve consistir em aplicação tópica de flúor na forma de verniz na concentração de 5%, diariamente, por uma semana.
Texto para as questões 31 a 33
Um rapaz com 22 anos de idade, estudante, atleta amador, procurou atendimento odontológico, queixando-se de dor difusa ao se alimentar. Há 2 anos, após entrar na faculdade e em seguida a um estágio profissional, ele mudou seus hábitos em função da nova rotina e da prática esportiva, conforme relatado a seguir.
Hábitos de higiene: escovação 3 vezes ao dia e uso diário de fio dental. Hábitos dietéticos: alimentação rica em carboidratos, sem horários fixos e consumo de refrigerantes, bebidas energéticas e café com açúcar várias vezes ao dia. Exame extra-oral apresenta aspectos de normalidade, músculos da mastigação muito desenvolvidos, mas dentro do padrão normal. Exame intra-oral indica: presença de todos os dentes; gengivite marginal nos dentes posteriores nas faces linguais e vestibulares; áreas de desgaste no esmalte vestibular dos incisivos centrais superiores e vertentes de cúspides de molares e pré-molares com exposição em forma circular de dentina; manchas brancas em forma de colar nos pré-molares e molares; restaurações de resina composta extensas MOD muito desgastadas nos primeiros molares inferiores. No exame radiográfico da arcada superior, observam-se: restaurações oclusais em material estético nos molares, prémolares com radiolucidez nas proximais em terço externo do esmalte; arcada inferior com radiolucidez atingindo toda a extensão do esmalte na face mesial do dente 37, restauração estética MOD no dente 36, dente 45 com radiolucidez na face distal envolvendo esmalte e dentina, restauração MOD estética no dente 46 e dente 47 com radiolucidez na face mesial e oclusal atingindo terço interno da dentina.Considerando o quadro clínico apresentado no texto, julgue os itens a seguir, relativos aos hábitos de higiene e dietéticos.
I É necessário corrigir a técnica de escovação.
II O consumo desregrado de sacarose contribui para a atividade da doença cárie.
III O consumo excessivo de energéticos e refrigerantes explica, em função do pH ácido, as erosões nos incisivos centrais.
IV As erosões nas superfícies oclusais não têm relação com hábitos dietéticos.
A quantidade de itens certos é igual a
Considere-se um paciente que apresente alto índice de cárie, inúmeras lesões cavitadas, restaurações defeituosas ou com excesso de material restaurador, raízes residuais, tártaro e gengivite. Nessa situação, a definição da ordem de prioridades para proporcionar a diminuição do número de microrganismos cariogênicos e introdução do tratamento preventivo-restaurador é princípio do(a)
adequação do meio bucal.
odontologia preventiva.
educação em saúde bucal.
tratamento restaurador atraumático.
Acerca da cárie dentária, assinale a opção correta.
Trata-se de doença infectocontagiosa, mas não transmissível.
A cavitação é o primeiro sinal dessa doença.
A cárie é um processo destrutivo das estruturas dentárias.
O desenvolvimento da cárie está associado apenas à presença de bactérias.
O dentifrício é um agente importante na manutenção da saúde dos dentes, visto que ajuda a limpar e a polir as superfícies dentárias, em combinação com a escova de dentes. Os fatores que devem ser observados na escolha do dentifrício mais adequado incluem
I atividade de cárie.
II controle da placa bacteriana.
III grau de manchamento dos dentes.
IV presença de erosões e recessões gengivais.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Texto para as questões de 55 a 57
É imprescindível que o técnico em higiene dental (THD) conheça as técnicas para a execução de exames e coleta de dados, os valores numéricos a serem utilizados e os resultados obtidos, a fim de colaborar nos levantamentos e estudos relacionados à cavidade bucal de determinada população.
Para caracterizar a quantidade de dentes permanentes que foram afetados pela doença cárie, utiliza-se o índice
CEOD, em que C = cariado, E = com extração indicada, O = obturado, D = dente.
CEOS, em que C = cariado, E = com extração indicada, O = obturado, S = superfície.
CPOS, em que C = cariado, P = perdido, O = obturado, S = superfície.
CPOD, em que C = cariado, P = perdido ou com extração indicada, O = obturado, D = dente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...