Lista completa de Questões sobre Cariologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cárie dentária tem afetado a humanidade desde a sua préhistória. Em diferentes culturas e épocas, o homem tem exibido grande variação na suscetibilidade à doença. O conhecimento de como se dá o início, o desenvolvimento e o estacionamento da cárie dentária levaram a um aperfeiçoamento do seu diagnóstico, o que tem possibilitado tratamentos mais biologicamente orientados. Assinale a opção incorreta acerca do diagnóstico da cárie dentária.
Inflamação na gengiva marginal pode ser um dos indicadores de atividade de cárie na superfície oclusal.
A bateria labial inferior constitui área de imunidade relativa ao desenvolvimento de lesão de cárie, devido ao fluxo salivar intenso nessa região.
A presença de lesões incipientes de cárie em superfície oclusal, durante o período de erupção dentária, deve-se à redução da função mecânica oral, que favorece o acúmulo de placa com potencial cariogênico.
Manchas brancas, rugosas e opacas no esmalte ou dentina amolecida de cor marrom-clara são características de lesão ativa de cárie.
O percentual de redução nos níveis de ataque de cárie, propiciado pelo uso de dentifrícios fluoretados, é na ordem de
50 - 65%.
10 - 20%.
20 - 35%.
20 - 35%.
Os selantes, que constituem importante tecnologia de prevenção da cárie dentária, são, idealmente, utilizados, em combinação com a educação do paciente, a higiene bucal efetiva, o uso de fluoretos e as visitas regulares ao dentista. A respeito dos selantes, julgue os itens a seguir.
I. A avaliação do risco de cárie é um importante determinante da necessidade de uso do selante.
II. A adesão dos selantes independente da presença de resíduos ou camada de proteína sobre as superfícies a serem seladas.
III. Na superfície a ser selada, o ácido fosfórico em gel ou líquido deve cobrir uma ampla área, para que não haja margem de esmalte sem-condicionamento.
IV. A principal causa de falhas dos selantes deve-se à contaminação, pela umidade, da superfície de esmalte condicionada.
A quantidade de itens certos é igual a
O nitrato de alumínio a 0,005 M, quando utilizado na técnica de remineralização de cárie incipiente (mancha branca), tem a função de
aumentar a ação do ácido fosfórico.
impedir o ataque ácido.
potencializar a ação do flúor.
impermeabilizar a superfície do esmalte dentário.
A cárie dentária, doença multifatorial, tem como um dos seus fatores determinantes a dieta. A cariogenicidade dos alimentos depende de vários fatores, como composição química, forma física, tamanho das partículas, solubilidade, adesão, textura e sabor. O período e as concentrações em que os carboidratos permanecem na boca após as refeições são relevantes e influenciam o poder cariogênico dos alimentos. A respeito do tempo de eliminação dos carboidratos, assinale a opção correta.
É longo o tempo de eliminação dos carboidratos de frutas, vegetais e bebidas.
Chocolates, pastilhas de hortelã, caramelos, balas, biscoitos e doces, embora pegajosos, possuem textura firme, o que exige mastigação vigorosa que diminua o tempo de permanência de carboidratos na boca.
A escovação dentária após as refeições é um procedimento que ajuda a diminuir o tempo de permanência dos carboidratos na cavidade bucal.
O uso de aparelhos ortodônticos fixos e o de próteses dentárias não interferem no tempo de contato dos alimentos com as superfícies dentárias.
Sabendo-se que o tratamento restaurador deve ser baseado em atividade de cárie que o paciente apresenta (SILVA et al, 2005), qual a afirmativa correta?
Um paciente que apresente lesões de mancha branca ativa no terço cervical das superfícies lisas, além de presença de biofilme, é portador de alta atividade de cárie
Inibir ou reduzir os microrganismos cariogênicos não interfere no controle da atividade da doença cárie dentária.
Todas as lesões de cárie progridem ou necessitam de tratamento restaurador.
A adequação do meio bucal (AMB) são manobras clínicas aplicadas aos pacientes de baixa atividade cariogênica
A atividade de cárie é representada, apenas, pelo número de lesões cariosas apresentadas no exame clínico.
O diagnóstico de cárie é extremamente importante como base para a tomada de decisões de tratamento odontológico. Por muitos anos, dentistas, no mundo inteiro, têm usado os olhos e as radiografias para diagnosticar cárie dentária. A respeito dos exames visual e radiográfico, assinale a opção incorreta.
O exame visual permite ao dentista avaliar a atividade de cárie do paciente.
O exame radiográfico permite a detecção da perda mineral e da profundidade da lesão de cárie.
A remoção de placa bacteriana deve, sempre, preceder o exame clínico visual.
O exame radiográfico determina se há ou não cavidade de cárie.
"Uma das principais limitações da odontologia tradicional corre por conta de sua incapacidade de valorizar a detecção clínica de outros níveis de perdas minerais dentárias menos severos do que a presença de cavidade na dentina". Para ilustrar esta afirmativa, Pitts, em 1996, organizou um 'iceberg' no qual demonstrou como a nossa profissão subestima a real prevalência de lesões cariosas na população. Considerando as afirmativas,
A. É possível o controle da progressão das perdas minerais antes do aparecimento de uma cavidade na dentina.
B. A cavitação na dentina é um evento irreversível que exige o preparo do dente e aposição de uma restauração.
C. A forma de atenção odontológica baseada em procedimentos restauradores pode abrir portas para o "Ciclo Restaurador Repetitivo".
D. A detecção rotineira das lesões sem cavidade se apresenta como um instrumento indispensável para o desenvolvimento de uma odontologia de Promoção de Saúde. assinale a alternativa correta.
São corretas, apenas, as afirmativas A, B e C.
São incorretas, apenas, as afirmativas C e D.
Todas as afirmativas são incorretas.
Todas as afirmativas são corretas.
São corretas, apenas, as afirmativas A e D.
Pessoas com experiência de lesões cariosas apresentam uma correlação entre os níveis salivares de alguns tipos de microrganismos e a atividade cariogênica existente (WAYNE;HARARI, 2004). Quais são, especialmente, estes microrganismos?
Streptococcus sobrinus e lactobacillus.
Streptococcus mutans e lactobacillus.
Streptococcus sobrinus e Streptococcus mutans.
Streptococcus mutans e Staphilococcus aureus.
Streptococcus viridans e lactobacillus.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A definição da doença cárie como uma condição patológica de etiologia multifatorial pode levar alguns profissionais a acreditar que diferentes fatores, isoladamente, são capazes de desencadear suas atividades. Comprovadamente, qual o único evento que exibe relação direta com o aparecimento de lesões cariosas?
Suscetibilidade do hospedeiro.
Dieta cariogênica.
Ausência do flúor ativo.
Presença e permanência de uma placa cariogênica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...