Questões de Odontologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No atendimento do paciente idoso o profissional deve ficar atento em relação à terapêutica medicamentosa utilizada, assim sendo está INCORRETA a indicação para este tipo de paciente:

  • A. No uso de ansiolíticos no idoso o diazepan deve ser evitado, a alternativa mais viável para este paciente são os benzodiazepínicos de ação curta, como o lorazepan e o oxazepan, uma hora antes da intervenção.
  • B. Para controle da dor leve e moderada no paciente idoso indica-se paracetamol e dipirona.
  • C. Em termos de toxidade, as penicilinas e cefalosporina são semelhantes entre si, apresentando grande segurança no paciente idoso.
  • D. Dentre os anestésicos locais do grupo amida, a lidocaína é a mais utilizada em odontologia, no paciente idoso, as doses devem ser reduzidas, pois a atividade hepática no envelhecimento está alterada.
  • E. Os anti-inflamatórios não esteroides devem ser usados em relação aos corticosteroides de maior ação de potência nas intervenções cirúrgicas odontológicas que geram dor e edema de maior grau de intensidade.

Na gestão do consultório odontológico, o controle do estoque de instrumentos utilizados para o atendimento endodôntico requer a escolha de instrumentos que apresentem características de versatilidade para as funções de alargamento e limagem dos canais radiculares, como

  • A. extirpa-nervos e alargadores para instrumentação de canais radiculares amplos e retos.
  • B. alargadores e limas tipo K manuais para instrumentação de canais radiculares amplos e curvos.
  • C. limas tipo K manuais e extirpa-nervos para instrumentação de canais radiculares atresiados e curvos.
  • D. limas tipo K manuais e limas tipo Hedströen para instrumentação de canais radiculares amplos e retos.
  • E. extirpa-nervos e limas tipo K em inox e alargadores para instrumentação de canais radiculares atresiados e retos.

Atenção: Para responder às questões de números 34 a 36, considere o enunciado abaixo.

Ao exame radiográfico utilizado para um planejamento protético, paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma lesão radiolúcida periapical circunscrita, na região do dente 32. O histórico clínico registra um tratamento endodôntico no dente 32, realizado cerca de 2 anos antes. A radiografia periapical mostra que os canais estão adequadamente selados e, adicionalmente, o dente 32 está assintomático.

Em casos semelhantes ao desta paciente, a utilização de técnicas de microbiologia em canais radiculares de dentes obturados com lesões periapicais persistentes tem detectado a presença de Enterococcus faecalis, o que

  • A. resulta da tolerância deste microrganismo a um pH de até 6,5, ao passo que os medicamentos intracanal têm propriedades alcalinas.
  • B. sugere que este microrganismo é resistente ao tratamento antimicrobiano com curativo de hidróxido de cálcio, pois tolera um pH de até 11,5.
  • C. sugere que esta bactéria Gram-negativa não sobrevive longos períodos sem alimento.
  • D. ocorre rotineiramente também em canais radiculares não tratados endodonticamente.
  • E. resulta de erros de técnica de cultura microbiana, permitindo a contaminação dos espécimes.

Atenção: Para responder às questões de números 57 e 58, considere as informações abaixo.

Paciente com 15 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma lesão de cárie nas superfícies mesial e oclusal do dente 16. O exame radiográfico mostra uma área radiolúcida na superfície mesial, abaixo do ponto de contato.

A utilização de instrumentos manuais na finalização do preparo da caixa proximal mesial

  • A. representa um ato operatório em que o recortador de margem gengival promove o avivamento do ângulo axiopulpar, reduzindo as chances de fratura da restauração de amálgama.
  • B. constitui uma manobra ultrapassada, pois demanda um tempo não previsto na agenda e não oferece condições para um aumento da resistência do amálgama ou do tecido dentário remanescente.
  • C. é um passo operatório essencial, pois o recortador de margem gengival promove o corte do esmalte em diagonal à orientação dos prismas, reduzindo as chances de fratura do amálgama.
  • D. é um procedimento importante, pois o machado para esmalte regulariza as paredes vestibular e palatina e garante um ângulo cavossuperficial reto, propiciando melhor adaptação marginal.
  • E. é um procedimento que pode ser substituído pelo uso de brocas cone invertido com extremo arredondado, o que propicia a retenção necessária ao amálgama.

A Relação Central, Oclusão Central, Dimensão Vertical e Guia Anterior constituem-se ponto de partida para análise oclusal e terapêutica por Prótese Parcial Removível. Sobre esse assunto é INCORRETO afirmar:

  • A. A relação central é o relacionamento da mandíbula com a maxila, quando ambos os côndilos estão situados no eixo terminal de fechamento, com contato oclusal anterior e máxima intercuspidação posterior. É uma das posições limites dos movimentos mandibulares.
  • B. A posição postural ou de repouso é controlada principalmente pela musculatura e pela posição da cabeça, por esta razão, ao se determinar a dimensão vertical de repouso, o paciente deve estar com a cabeça ereta, sem nenhum suporte ou sustentação.
  • C. A oclusão central é a posição de máximo contato oclusal ou intercuspidação, independentemente da posição candilar, é onde se desenvolve o ato final da mastigação.
  • D. Dimensão vertical é o espaço intermaxilar, é a posição de repouso ou posição postural: pode ser observada quando os músculos elevadores e abaixadores da mandíbula se encontram no estado de mínima contração.
  • E. Guia anterior é a trajetória das faces incisais e vestibulares dos dentes anteriores inferiores sobre as faces palatinas dos dentes anteriores superiores nos movimentos protrusivos e de lateralidade.

Atenção: Para responder às questões de números 39 e 40, considere o enunciado abaixo.

Paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, apresenta uma extensa lesão de cárie no dente 34. O paciente relata dor intensa e espontânea, que não cessa com o uso de analgésicos, porém, sente alívio com a ingestão de líquidos gelados. Aos testes de vitalidade pulpar, a resposta ao calor foi acentuada e prolongada.

O exame complementar por imagem radiográfica

  • A. não evidencia esta alteração patológica da polpa, sendo considerado de valor relativo para auxiliar no diagnóstico pulpar.
  • B. mostra a presença de cárie oclusal, tornando desnecessária a aplicação de testes de sensibilidade pulpar ao frio.
  • C. revela a presença de radiolucidez periapical característica desta alteração patológica da polpa.
  • D. não detecta o espessamento do ligamento periodontal apical nesta fase do caso clínico.
  • E. não revela a presença de lâmina dura intacta.

Atenção: Para responder às questões de números 57 e 58, considere as informações abaixo.

Paciente com 15 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma lesão de cárie nas superfícies mesial e oclusal do dente 16. O exame radiográfico mostra uma área radiolúcida na superfície mesial, abaixo do ponto de contato.

No preparo cavitário Classe II para a restauração de amálgama,

  • A. a caixa proximal deve ter ângulos cavossuperficiais vivos e retos e as paredes circundantes devem convergir para oclusal, propiciando a retenção do amálgama.
  • B. a confecção da curva reversa de Hollemback remove tecido sadio e deixa os prismas de esmalte sem suporte, evitando a fratura do material restaurador nas margens.
  • C. a crista marginal deve ser removida com o uso de brocas esféricas em alta rotação e com refrigeração, para evitar lesão do dente adjacente.
  • D. o uso de brocas esféricas lisas com diâmetro superior ao acesso visa cumprir os requisitos biológicos, evitando-se que tecido cariado permaneça na cavidade
  • E. o acesso conservador à caixa proximal deve ser escolhido, visando remover pouca estrutura dental, ainda que a profundidade da cavidade seja menor que a sua largura.

Nas cimentações provisórias e definitivas em prótese dentária e dentística é INCORRETO afirmar:

  • A. Quanto aos provisórios empregados em dentes preparados para receber coroas totais e inlays cerâmicos ou em resina, deverão ser cimentados com cimentos que não apresentem eugenol em sua composição, como os do Tipo 1 e 2 ou os de hidróxido de cálcio.
  • B. Quanto aos provisórios empregados em dentes preparados para receber coroas totais e inlays cerâmicos ou em resina, deverão ser cimentados com cimentos que não apresentem eugenol em sua composição, como os do Tipo 1 e 2, apenas.
  • C. Na cimentação de próteses adesivas totalmente cerâmicas a superfície interna dos retentores deverá ser condicionada com ácido fluorídrico e deixar somente a superfície cervical externa da prótese entre em contato com o produto; é fundamental que estas estejam protegidas.
  • D. Nas cimentações definitivas de retentores intra-radiculares, incrustações, coroas parciais metálicas, coroas totais metálicas, coroas metaloplásticas e coroas metalocerâmicas com cimento de fosfato de zinco é necessário que os dentes suportes estejam limpos, a gengiva livre, seca e desimpedida, usando-se isolamento.
  • E. Cimentos resinosos adesivos utilizados para cimentação de inlays, onlays, coroas e facetas laminadas, confeccionados em cerâmica ou resina com alta resistência necessita limpeza do dente preparado para receber e condicionar o primer.

A radiografia de proservação, após 12 meses do tratamento endodôntico do dente 11 de paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, mostra o canal radicular bem obturado, porém com extravasamento de cimento obturador e persistência da lesão periapical havendo, portanto, indicação para o retratamento endodôntico por via cirúrgica. Após a remoção do tecido patológico existente na lesão periapical do dente 11, o procedimento cirúrgico sequencial consiste na

  • A. obturação do canal radicular simultânea ao ato cirúrgico.
  • B. apicectomia.
  • C. apicectomia com instrumentação e obturação por via retrógrada.
  • D. apicectomia com obturação retrógrada.
  • E. curetagem com alisamento apical.

Atenção: Para responder às questões de números 35 a 39, considere as informações abaixo.

A observação do cirurgião-dentista que presta assistência odontológica para uma indústria metalúrgica indica uma elevada ocorrência de estomatite ulcerativa necrosante e sialorreia entre os trabalhadores do setor de produção e, entre os funcionários do setor administrativo, uma grande proporção de bruxismo e desordens temporomandibulares, enquanto os trabalhadores das áreas de limpeza e manutenção apresentam alta ocorrência de hipertensão arterial.

Durante uma auditoria realizada no serviço odontológico, foi observada alta frequência de procedimentos refeitos sem indicação clínica, com destaque para as restaurações de amálgama, o que

  • A. decorre da assimetria de informações entre o paciente e o profissional, que efetua a proposição de tratamentos desnecessários.
  • B. representa uma fraude contra a indústria que contratou o serviço odontológico, sem malefícios para os pacientes.
  • C. apresenta benefícios aos pacientes, que têm a oportunidade de ter o tratamento odontológico permanentemente atualizado.
  • D. representa uma fraude contra os pacientes, sem malefícios para a indústria que contratou o serviço odontológico.
  • E. constitui um subterfúgio para que o profissional maximize seus ganhos, embora tenha amparo deontológico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...