Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.

Embora não seja nova nas ciências humanas, a noção de identidade é tema que assumiu crescente importância a partir das décadas finais do século XX, acompanhando a ampliação dos debates em torno da pós-modernidade e do multiculturalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação.

No entanto, a ação organizada NÃO pode significar

  • A.

    opção política direcionada pelas diretrizes pedagógicas de uma Secretaria de Educação.

  • B.

    ação estática, mas ato constante de reflexão e de intervenção na realidade.

  • C.

    direção em busca de um projeto político de educação.

  • D.

    ação direcionada pelo interesse ou necessidade dos alunos.

  • E.

    inclusão de conteúdos novos, em função de demandas sociais.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.

Se, para alguns, a globalização tende a padronizar comportamentos, crenças e visões de mundo, não falta quem afirme ser a aproximação entre culturas diferentes fator que estimula o florescimento das identidades locais ou particulares e explicita a necessidade de elaboração de novos valores, a serem procurados nas identidades de grupos, de gênero, de etnias, de região.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.

O Programa Nacional de Alfabetização, lançado pelo governo João Goulart, tinha a obra de Paulo Freire como referência teórico-metodológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.

Em sua visão pedagógica, Paulo Freire defendia que o diálogo com os alunos, em sala de aula, respeitadas as diferentes linguagens dos atores envolvidos, deve contribuir para o entendimento acerca dos riscos causados por ideologias contrárias aos interesses humanos individuais e coletivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.

Além de defender uma perspectiva diferenciada dos fins da educação e do exercício da cidadania, visando a uma aprendizagem que requeresse uma tomada de posição frente aos problemas vividos pelos alfabetizandos, Paulo Freire foi também um dos pioneiros na utilização da linguagem multimídia para a alfabetização de adultos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.

Em Pedagogia da esperança, Paulo Freire defende que somente a abordagem marxista da prática educativa permite vislumbrar a possibilidade de que os oprimidos vençam a luta de classes e, conseqüentemente, eliminem qualquer tipo de opressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.

Paulo Freire se opunha à visão determinista de história, o que suscitou críticas à sua obra.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.

A pedagogia de Paulo Freire traduz-se em uma metodologia de excelência fundada na técnica de alfabetização, com indiscutíveis resultados práticos, entre os quais se destaca a capacidade de o indivíduo recém-alfabetizado poder assinar o próprio nome em documentos oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação a situação hipotética anterior, julgue os itens seguintes. As tomadas de decisão quando da elaboração do projeto político-pedagógico da escola devem privilegiar o coletivo e não os segmentos da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...