Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.
Embora não seja nova nas ciências humanas, a noção de identidade é tema que assumiu crescente importância a partir das décadas finais do século XX, acompanhando a ampliação dos debates em torno da pós-modernidade e do multiculturalismo.
O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação.
No entanto, a ação organizada NÃO pode significar
opção política direcionada pelas diretrizes pedagógicas de uma Secretaria de Educação.
ação estática, mas ato constante de reflexão e de intervenção na realidade.
direção em busca de um projeto político de educação.
ação direcionada pelo interesse ou necessidade dos alunos.
inclusão de conteúdos novos, em função de demandas sociais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.
Se, para alguns, a globalização tende a padronizar comportamentos, crenças e visões de mundo, não falta quem afirme ser a aproximação entre culturas diferentes fator que estimula o florescimento das identidades locais ou particulares e explicita a necessidade de elaboração de novos valores, a serem procurados nas identidades de grupos, de gênero, de etnias, de região.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
O Programa Nacional de Alfabetização, lançado pelo governo João Goulart, tinha a obra de Paulo Freire como referência teórico-metodológica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Em sua visão pedagógica, Paulo Freire defendia que o diálogo com os alunos, em sala de aula, respeitadas as diferentes linguagens dos atores envolvidos, deve contribuir para o entendimento acerca dos riscos causados por ideologias contrárias aos interesses humanos individuais e coletivos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Além de defender uma perspectiva diferenciada dos fins da educação e do exercício da cidadania, visando a uma aprendizagem que requeresse uma tomada de posição frente aos problemas vividos pelos alfabetizandos, Paulo Freire foi também um dos pioneiros na utilização da linguagem multimídia para a alfabetização de adultos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Em Pedagogia da esperança, Paulo Freire defende que somente a abordagem marxista da prática educativa permite vislumbrar a possibilidade de que os oprimidos vençam a luta de classes e, conseqüentemente, eliminem qualquer tipo de opressão.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Paulo Freire se opunha à visão determinista de história, o que suscitou críticas à sua obra.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
A pedagogia de Paulo Freire traduz-se em uma metodologia de excelência fundada na técnica de alfabetização, com indiscutíveis resultados práticos, entre os quais se destaca a capacidade de o indivíduo recém-alfabetizado poder assinar o próprio nome em documentos oficiais.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ainda com relação a situação hipotética anterior, julgue os itens seguintes. As tomadas de decisão quando da elaboração do projeto político-pedagógico da escola devem privilegiar o coletivo e não os segmentos da instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...