Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Ao se referir a uma compreensão dialética da prática educativa, Paulo Freire pretendia enfatizar o diálogo que deve existir entre professor e aluno.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ainda com relação a situação hipotética anterior, julgue os itens seguintes. Na elaboração do projeto político-pedagógico, as escolas de ensino fundamental devem priorizar a dimensão do futuro, uma vez que sua tarefa primordial é a de preparar as crianças para a vida adulta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
O compromisso político que motivou Paulo Freire incluía a formação para o exercício da cidadania, visando à releitura do mundo, por meio da leitura das palavras.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ainda com relação a situação hipotética anterior, julgue os itens seguintes. A escola atenta à qualidade de ensino prevê, em seu projeto político-pedagógico, formas de adesão da família à escola com a finalidade de continuar o processo de desenvolvimento de atitudes positivas de seus filhos em relação ao aprender e ao estudar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
O método de alfabetização proposto por Paulo Freire configura-se como um marco na visão cognitivista da aprendizagem.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração do projeto políticopedagógico de sua escola (ensino médio) com base na legislação vigente. Na semana pedagógica, marcou a primeira reunião com todos os profissionais da escola para planejar a elaboração do projeto. Nesse encontro, foram definidas as diversas etapas do processo. Inicialmente, reunião com todos os membros da comunidade escolar para realizar reflexão sobre a comunidade na qual a escola está inserida, suas necessidades e seus anseios, valores das famílias e dos alunos, as funções da educação escolar, a finalidade e os problemas vivenciados pela escola. Em seguida, a construção dos dados necessários: conhecimento da realidade, com a identificação de anseios, necessidades, motivações dos alunos, das famílias e da comunidade local. Posteriormente, a mobilização de alunos, famílias e representantes da comunidade local que não haviam comparecido à primeira reunião para elaboração do projeto e construção do documento propriamente. Por último, a reunião para a aprovação do documento por todos os participantes. Após esse planejamento, a equipe começou a colocar em prática o trabalho. Durante dois meses, a equipe escolar trabalhou nesse projeto ininterruptamente. Diante da situação hipotética relatada, julgue os próximos itens. A avaliação do projeto político-pedagógico deve ser uma prática contínua, que propicia ajustes necessários e garante sucesso escolar como princípio e compromisso social.
O protagonismo juvenil encontra na escola um espaço para iniciação na vida pública. Uma das formas de exercício deste protagonismo são as assembléias de classe, que se configuram, segundo Sayão e Aquino (2004), como
instâncias decisórias no âmbito discente, que atuam em articulação com o colegiado escolar a fim de encaminhar os pontos de vista do alunado na operacionalização do projeto pedagógico.
reuniões de reflexão sobre a condução dos trabalhos pedagógicos, tendo em vista identificar dificuldades disciplinares dos alunos e atuar segundo as regras escolares.
agremiações estudantis eleitas a cada dois anos com representatividade de todos os segmentos escolares e que atuam junto à direção como mediadoras de reivindicações.
momentos em que se pára para pensar o vivido e para ensinar a participação em condições de eqüidade, em função de acordos mútuos estabelecidos previamente.
grupos de alunos representantes que ganham assento em reuniões de conselhos de classe, tendo em vista a participação nos processos de avaliação de desempenho.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo os textos I e II como motivadores, julgue os itens a seguir.
Tendo como um de seus objetivos garantir o direito de todos à educação para o pleno exercício da cidadania, foi instituído, há mais de dez anos, o programa permanente de alfabetização e educação básica para jovens e adultos, por meio de uma lei decretada pela CLDF e sancionada pelo governador do DF.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração do projeto políticopedagógico de sua escola (ensino médio) com base na legislação vigente. Na semana pedagógica, marcou a primeira reunião com todos os profissionais da escola para planejar a elaboração do projeto. Nesse encontro, foram definidas as diversas etapas do processo. Inicialmente, reunião com todos os membros da comunidade escolar para realizar reflexão sobre a comunidade na qual a escola está inserida, suas necessidades e seus anseios, valores das famílias e dos alunos, as funções da educação escolar, a finalidade e os problemas vivenciados pela escola. Em seguida, a construção dos dados necessários: conhecimento da realidade, com a identificação de anseios, necessidades, motivações dos alunos, das famílias e da comunidade local. Posteriormente, a mobilização de alunos, famílias e representantes da comunidade local que não haviam comparecido à primeira reunião para elaboração do projeto e construção do documento propriamente. Por último, a reunião para a aprovação do documento por todos os participantes. Após esse planejamento, a equipe começou a colocar em prática o trabalho. Durante dois meses, a equipe escolar trabalhou nesse projeto ininterruptamente. Diante da situação hipotética relatada, julgue os próximos itens. A elaboração e o desenvolvimento do projeto políticopedagógico pressupõem a gestão democrática por parte da escola, por incentivarem a participação de professores e do pessoal de apoio da escola.
O trabalho da professora Carmem tem sido inovador em relação ao reforço e aos processos de recuperação; sua experiência é desenvolvida dentro do processo regular de aulas, por meio de sistema de monitoria entre os alunos e de atividades diversificadas que resgatam aprendizagens de conteúdos escolares. As alternativas pedagógicas que direcionam o trabalho de suporte e de recuperação junto aos alunos têm como princípio
o controle do processo avaliativo que orienta a prática classificatória e a emancipação social.
o acompanhamento sistemático da progressão e aquisições a partir de uma visão conteudista.
o acompanhamento por meio de uma pedagogia diferenciada e de avaliação mediadora.
a objetividade e precisão dos conteúdos escolares por meio de avaliação contínua e quantitativa.
a implantação de avaliação mediadora baseada em intervenções frontais que resgatam a homogeneidade de comportamentos e de conteúdos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...