Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Alguns guardam rancor contra a escola, mas o pior talvez seja o fato de que a maioria dos alunos se conforma passivamente à monotonia da escola, esperando que ela termine ao fim de cada dia, ao fim de cada ano, ao fim da juventude...
Este depoimento exemplifica as críticas existentes em relação ao
desinteresse da escola em trabalhar com os alunos fracos.
distanciamento da escola com a vida concreta que o aluno enfrenta.
baixo desempenho de alunos que não têm apoio familiar para estudar.
descaso de alunos indisciplinados que não se interessam pelo estudo.
não envolvimento da escola junto a alunos com dificuldades cognitivas.
A interdisciplinaridade não pode ser vista como uma proposta teórica fechada, mas uma
prática que procura reproduzir a hierarquia dos conhecimentos existentes nas disciplinas.
metodologia que consegue dar sentido à existência do conjunto das disciplinas de um currículo.
prática permanente de organização do currículo de forma menos fragmentada.
direção para as dificuldades de aprendizagem resultantes da não ordenação de conteúdos.
concepção de organização do trabalho disciplinar numa grade de conteúdos.
Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.
Para o autor desse texto, uma das tarefas da educação é propiciar aos indivíduos a internalização de normas, regras e convenções sociais estabelecidas pela sociedade.
O Texto I pode ser usado pelo professor para, através da comparação entre as frutas selecionadas, focalizar a unidade de medida de
comprimento.
capacidade.
temperatura.
massa.
superfície.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo...
As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido
estabelecer um regulamento rígido como forma de desenvolver o senso de responsabilidade do aluno.
e estimulado o trabalho sério de ensinar, onde o aluno aprenda conhecimentos úteis para a vida.
o desenvolvimento de habilidades voltadas ao crescimento intelectual do aluno.
o lúdico, momentos de lazer, problemas contemporâneos e o cotidiano do aluno.
o ensinamento de comportamentos desejáveis por meio do reforço positivo.
As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos.
De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é
resultado de processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes.
produto da organização do mapa das habilidades necessárias à aprendizagem do aluno.
realizada através da imparcialidade dos conhecimentos científicos.
estruturada por valores consensuais da sociedade.
organizada por um conjunto de decisões técnicas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.
A educação é equivalente à socialização, mas só alcançará seus objetivos se for realizada de acordo com os interesses que a sociedade define como condições necessárias a sua manutenção.
Como desdobramento de uma roda de conversa sobre extraterrestres, uma professora de 1
de uma "trilha dos alienígenas", em grupos de cinco crianças.
Quando as trilhas ficaram prontas, os grupos se puseram
a jogar e, para isso, combinaram as regras para se movimentarem
nos tabuleiros. A construção e o jogo de trilhas
são atividades significativas porque aproximam as crianças
da aprendizagem de:
I - operações;
II - números;
III - formas e espaço;
IV - unidades de tempo.
Estão corretos os elementos:
II e III, apenas
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito da história da educação, julgue o item abaixo.
Há entre o sistema de ensino elementar para crianças e a educação de jovens e adultos uma grande uniformidade, na primeira metade do século XX, em relação aos esforços envidados para a expansão do atendimento.
Em uma turma de 1
uma atividade de escrita do número 3526 sob a forma de
ditado, apareceram estes:
31000500206 - 300050026 - 35206
Tais escritos resultam de
reduções da escrita numérica convencional.
desconhecimento dos números naturais pelos alunos.
correspondência com a numeração falada.
erros na condução do processo ensino-aprendizagem.
sistematização insuficiente dos conteúdos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...