Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a
anotação particular de cada aluno, para que possa consultá-la nas situações de prova.
identificação dos problemas e suas soluções, de acordo com a faixa etária dos alunos.
elaboração coletiva de algo com função social real, como um livro ou folheto informativo.
escolha dos temas mais relevantes apresentados na mídia dentre os conteúdos da área.
previsão de modos de avaliação pontual dos trabalhos individuais dos alunos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.
Com base nesse depoimento, a mãe do estudante demonstra clara compreensão sobre a proposta de educação prevista pela LDB vigente, no que diz respeito ao atendimento das necessidades básicas de aprendizagem dos adolescentes empobrecidos, para enfrentarem o mundo contemporâneo.
Os três conceitos fundamentais que orientam uma concepção de História voltada para o desenvolvimento dos alunos como atores conscientes, capazes de entender o processo histórico como conhecimento e como experiência de forma crítica, são:
identidade social, identidade coletiva e identidade nacional.
sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico.
tempo do acontecimento, tempo da conjuntura e tempo da estrutura.
atividade econômica, processo de industrialização e organização administrativa.
Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República.
"A chamada Escola Nova trouxe à baila a discussão da relação professor/aluno, (mas) não alterou, na prática, a relação de poder em sala de aula."
Assinale a alternativa correta sobre o objetivo do ensino da História para uma relação que inclua a realidade e os interesses próprios do aluno.
O professor, fundamentado na sua competência, é o vértice da relação ensino/aprendizagem.
A base da relação ensino/aprendizagem é o próprio aluno, cujo interesse norteia o processo.
Em História, mais importante do que "cumprir o programa", é provocar o exercício da crítica, porque o objetivo da disciplina é a formação de questionadores do processo social e não de acomodados às estruturas existentes.
Além do livro didático, do quadro de giz e de outros recursos, inclusive eletrônicos, o ensino da História deve ser lúdico e teatral, para que se produza no aluno a absorção do conhecimento, mais do que o aprender.
Professor e aluno não são iguais nem opostos e devem aproveitar suas diversidades em função do objetivo comum: a reflexão colaborativa em sala de aula, que produza efeitos para além de seus limites.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.
Em conformidade com a legislação educacional vigente, cabe à educação básica capacitar profissionalmente os adolescentes, principalmente aqueles das classes desfavorecidas, a exemplo do estudante depoente.
O Texto V foi escolhido por um professor para dar início ao Projeto Didático "Transfusão de sangue e de cultura" que abordará a formação da identidade paulista. Os alunos, ao pesquisarem sobre essa questão, estarão ampliando e aprofundando os conhecimentos sobre
deslocamentos de grupos de imigrantes europeus e asiáticos nos séculos XIX e XX, seu modo de vida e sua inserção nas atividades econômicas nacionais.
formas de deslocamentos de populações africanas para a América, origens dos povos africanos, seu modo de vida e condições de vida no Brasil.
aproximações entre grupos étnicos e sociais que lutaram no passado por causas políticas, sociais, culturais ou econômicas para o engrandecimento de São Paulo.
movimentos populacionais locais, suas trajetórias, as lutas travadas e as contribuições para o chamado " bom gosto" das altas classes paulistanas.
atividades urbanas exercidas pela população e suas relações com a corrida ao ouro do Rio da Prata, que viria a abençoar o sonho do vil metal.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.
De acordo com esse estudante, o papel da escola coincide com a proposta orientada pelos PCN.
O "Atlas dos Municípios da Mata Atlântica", editado em 2002 pela Organização Não Governamental (ONG) Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revela que Ilhabela, no Estado de São Paulo, é o
(www.sosmataatlantica.org.br).
Uma professora de uma turma de 4a série do Ensino Fundamental
promoveu uma discussão com os alunos, a partir do
estudo comparativo entre a informação revelada no Atlas sobre
Ilhabela e o Texto VII. Após intenso debate, eles concluíram
que a relação afetiva e singular que a população local estabelece
com Ilhabela é de
descaracterização.
consumismo.
conservação.
recuperação.
degradação.
A organização do currículo por Projeto de Trabalho deve ser construída em parceria com os alunos. Nele o tema proporciona a aprendizagem significativa de conteúdos vinculados ao conhecimento historicamente acumulado, porém, o enfoque não está no tema e sim na apreensão dos meios necessários para a aprendizagem de qualquer conhecimento, buscando a autonomia intelectual do aluno.
A organização do currículo por Projeto de Trabalho tem como objetivo contribuir para que o aluno
aprenda a aprender.
aprenda a ser.
aprenda a ter.
aprenda a perceber-se.
aprenda a memorizar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto à educação e à diversidade de contextos culturais, julgue o item a seguir.
A atenção à diversidade cultural pode ser considerada um dos princípios comprometidos com a eqüidade, para que todos os alunos possam realizar aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...