Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como disparador para discussão sobre o movimento de resistência cultural dos negros africanos que foram trazidos para o Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer a congada porque seu avô participava dela há muito tempo". A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente, os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre esse auto popular brasileiro de motivação africana – a congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à categoria dos conteúdos procedimentais porque
as intenções da professora eram de discutir valores e atitudes.
as ações foram realizadas de forma ordenada e não aleatória
as atividades envolveram conceitos históricos muito importantes.
as orientações foram diretivas sem possibilidade de troca de saberes.
as discussões se estabeleceram em clima de solidariedade e respeito.
Múltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, entre tantas outras.
De acordo com a legislação em vigor, essa organização curricular é possível quando assegurada a
inclusão dos saberes práticos e reconhecimento destes pelos professores.
organização dos conteúdos, a metodologia indicada e o processo de avaliação.
disponibilidade dos professores em deixar de trabalhar por área do conhecimento.
condição de trabalho coletivo aos professores, por parte da Direção da escola.
possibilidade de remuneração específica a projetos coletivos na escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que diz respeito à Antropologia e à Educação, julgue o próximo item.
Antropologia e Educação têm como centro da reflexão o homem e sua natureza humana, e como condição e produto dessa natureza, a capacidade de criar símbolos nos processos de interação com o meio e com o outro.
Uma professora da 4a série do Ensino Fundamental solicitou que seus alunos trouxessem para a sala de aula fotografias da cidade de São Paulo em diferentes épocas. Fazendo um estudo comparativo do conjunto do material disponível, a turma pôde identificar
diferentes formas pelas quais a natureza tem-se apresentado na paisagem local.
teorias que orientam o olhar atento dos alunos pesquisadores.
fenômenos naturais, de modo cada vez mais sofisticado e complexo.
relações entre os homens e diferentes manifestações comunicativas locais.
a natureza como depositária privilegiada das novas tecnologias e dos saberes.
Para que se possa caminhar numa certa direção é preciso examinar cuidadosa e atenciosamente o lugar de onde se partiu.
Em relação à organização curricular, as idéias acima indicam a importância do
conteúdo a ser escolhido pela Equipe Técnica da Escola, a partir do referencial teórico adotado pelos professores.
método, para a seleção e organização dos conteúdos.
diagnóstico, na definição da proposta pedagógica.
planejamento, como direção do processo didático.
levantamento do universo cultural da comunidade, para que a escola não exija demais dos alunos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca da psicologia da educação e teorias da aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.
Para a psicologia histórico-cultural, a educação está diretamente relacionada à instrumentalização teórica dos adolescentes, pois os conteúdos correspondem à experiência imediata por eles vivenciada.
O sexto parágrafo do Texto VII explicita a preocupação dos mais idosos com o cultivo e a preservação dos bens culturais da população de Ilhabela. Um professor, ao trazer essa questão para discussão com seus alunos, está objetivando
comparar as informações e as perspectivas diferentes sobre as festas tradicionais do mês de maio naquela região.
diferenciar profissões, divisão de trabalho e atividades, na congada, entre idades e sexos ao longo do tempo.
levantar diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais na localidade, que se realizam no coletivo
reconhecer a importância das músicas e danças de antigamente para a Festa de São Benedito na comunidade de Ilhabela.
identificar permanências e transformações nas vivências culturais da coletividade, tendo a congada como marca de permanência.
Na verdade, em nome da "boa educação" e do respeito à individualidade de cada um, o que se faz, em geral, é impedir que o diferente se expresse. Aliás, as normas da boa educação são formas de controle social, em que o "diferente" é penalizado apenas por ser diferente dos que se acreditam iguais.
Segundo as teorias críticas sobre currículo, a escolha e a organização dos conhecimentos refletem os
desentendimentos entre aqueles que planejam e os que executam o currículo na escola.
problemas de infraestrutura que a escola encontra para viabilizar a ação educativa.
desacordos provocados pelas diferentes concepções de educação presentes na escola.
interesses particulares das classes e grupos dominantes.
métodos de ensino desenvolvidos pelos educadores de uma escola.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca da psicologia da educação e teorias da aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com a teoria sociointeracionista, o trabalho em grupo tem como objetivo o desenvolvimento da autocrítica.
O Texto V foi amplamente analisado pelos alunos de uma turma de 3a série do Ensino Fundamental, no que se refere aos conhecimentos históricos e geográficos nele contidos. Após debate, a professora destacou as seguintes oposições:
caipira / "Trem das Onze" – moderno / "Sampa"
Com estes destaques, os alunos devem concluir que
a paisagem de Sampa se descaracterizou por causa do Trem das Onze.
as paisagens urbanas se diferenciam nos espaços geográficos rurais.
as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida.
o Trem das Onze impediu a comunicação entre o urbano e o rural.
de arraial a locomotiva do país, bastou meio século para o caipira ficar moderno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...