Questões de Pedagogia

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Considere as indagações a seguir:

Avalia-se para aprovar e promover?

Avalia-se para favorecer processos de aprendizagem?

Avalia-se o desenvolvimento do aluno?

Para Jussara Hoffmann, essas polêmicas sobre avaliação fazem parte de uma excessiva preocupação, de educadores e leigos, em relação a questões de caráter burocrático, como:

  • A.

    definição de conteúdos e metodologias.

  • B.

    a incorporação das experiências do aluno no currículo escolar.

  • C.

    demonstração que o professor sempre sabe mais que o aluno.

  • D.

    definição de critérios, registros finais e apresentação de resultados.

  • E.

    obtenção de novos conhecimentos e correção de conhecimentos errados.

Qual a alternativa que apresenta elementos característicos da avaliação do processo ensinoaprendizagem, numa função diagnóstica?

  • A.

    Mecanismo disciplinador de condutas sociais.

  • B.

    Instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos.

  • C.

    Instrumento disciplinador das condutas congnitivas e sociais no contexto da escola.

  • D.

    Ajuizamento da qualidade do objeto avaliado.

  • E.

    Julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.

O trabalho com crianças pequenas é espontâneo, não se estruturando, portanto, em base curricular.

  • A. Somente I, III e IV.
  • B. Somente II, III e IV.
  • C. Somente I, II e IV.
  • D. Somente II e III.

Estudos sobre Escola e Violência evidenciaram que a problemática das diferentes manifestações da violência no cotidiano escolar é complexa e multidimensional.

Segundo Vera Maria Candau, os professores, em geral,

  • A.

    vêem na indisciplina a principal causa da violência na escola.

  • B.

    controlam com facilidade as várias formas de violência na escola.

  • C.

    têm dificuldade de identificar formas de violência geradas pela própria escola.

  • D.

    reconhecem que a avaliação é a maior violência praticada contra os alunos na escola.

  • E.

    não percebem formas de violência presentes dentro da escola, apenas fora dela.

Na estrutura Curricular da escola, encontra-se em discussão um conceito de organização dos conteúdos que tem como prioridade a transcendência dos conteúdos, pois é uma nova modalidade de relação entre as disciplinas para a sua superação. Este conceito diz respeito à:

  • A.

    pluridisciplinariedade.

  • B.

    interdisciplinariedade.

  • C.

    transdisciplinariedade.

  • D.

    multidisciplinariedade.

  • E.

    disciplinariedade cruzada.

A escola que nos foi legada pela sociedade ocidental moderna começou por separar adultos de crianças, católicos de protestantes. Ela também se fez diferente para os ricos e pobres e ela imediatamente separou os meninos das meninas.

Sobre a construção escolar das diferenças, Guacira Lopes Louro nos afirma que a escola

  • A.

    procura sempre trabalhar com respeito à diversidade.

  • B.

    produz diferenças, distinções, desigualdades.

  • C.

    já sabe lidar com as diferenças existentes entre os alunos.

  • D.

    organiza seu currículo a partir da diferença que ela mesma criou.

  • E.

    atualmente não é produtora de diferenças, mas trabalha a partir da diferença.

Não faz parte das diretrizes do planejamento de ensino:

  • A.

    segregar o trabalho pedagógico, através de atividades competitivas, específicas e neutras.

  • B.

    planejar ações com a participação de todos os elementos envolvidos no processo de ensino.

  • C.

    priorizar a busca da unidade entre teoria e prática.

  • D.

    partir da realidade concreta de alunos, comunidade dentro do contexto econômico-social.

  • E.

    buscar uma relação educador-educando pautado em ações cooperativas.

Como pensar uma pedagogia para a paz, se os livros de escola centram no Ocidente europeu a vocação do humano, e deslocam para "todos os outros" o lugar do exótico, do "sub", do atrasado ou do disfarçadamente perverso?

Segundo Carlos Rodrigues Brandão, é indispensável repor a verdade na pedagogia. Torná-la crítica, como reclamam hoje todos os seus pensadores e praticantes,

I. não significa apenas fazê-la mais formalmente reflexiva.

II. trata-se de propor uma anti-história do desvelamento de quem somos e temos sido.

III. implica relativizar essa antiga interpretação do sentido das múltiplas culturas e do valor das incontáveis histórias do povo humano. É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

É freqüente ouvir-se dizer: "Eu transcrevo o planejamento do ano anterior, acrescento algumas coisas, entrego e pronto. Cumpri minha obrigação". Esse discurso é remanescente de uma fase político-social que, no âmbito educacional, ficou conhecida como:

  • A.

    pedagogia crítica.

  • B.

    pedagogia tradicional.

  • C.

    pedagogia escola-novista.

  • D.

    pedagogia tecnicista.

  • E.

    pedagogia reprodutivista.

Segundo a autora, esta experiência exemplifica algo que merece ser melhor examinado, a saber:

  • A.

    relações raciais só podem ser trabalhadas diretamente com a pessoa envolvida.

  • B.

    toda pessoa já nasce geneticamente preta ou branca, não adianta mudar a cor.

  • C.

    definição do significado de ser negro, branco ou amarelo é de ordem pessoal.

  • D.

    quem define o significado de ser negro, branco ou amarelo é a sociedade.

  • E.

    diante de situações não compreendidas, o melhor é buscar ajuda de um psicólogo.

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