Questões de Pedagogia

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O projeto é a operacionalização dos cursos de ação a serem desenvolvidos durante o planejamento e envolve a realização das seguintes operações, na ordem correta:

  • A.

    objetivos, diagnóstico, metodologia de trabalho, processo, tempo e recursos.

  • B.

    diagnóstico, objetivos, metodologia de trabalho, processo, tempo e recursos.

  • C.

    apresentação, justificativa, corpo teórico, objetivos, metodologia, análise e conclusão.

  • D.

    procedimentos iniciais, diagnóstico, metodologia de trabalho, objetivos, análise e conclusão.

  • E.

    apresentação, justificativa, corpo teórico e conclusão e anexos.

Segundo Miguel Arroyo, a transgressão de formas de gestão tão centralizadas e normatizadas tem o sentido de um aprendizado: o aprendizado da

  • A.

    liberdade para poder ensinar a liberdade.

  • B.

    regra e da norma que constituem a organização escolar.

  • C.

    razão de se propor a ação educativa sem infringir as normas.

  • D.

    crítica às leis e normas para poder desenvolver a prática educativa.

  • E.

    inovação pedagógica que enriquece o projeto pedagógico na escola.

Dentre as alternativas abaixo relacionadas, assinale a que traz elementos que caracterizam o planejamento de ensino numa dimensão político-social.

  • A.

    Previsão das situações específicas do professor com a classe.

  • B.

    Previsão inteligente e articulada das etapas do trabalho escolar envolvendo as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro, econômico e inteligente.

  • C.

    Processo de tomada de decisões que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem, possibilitando melhor resultado e maior produtividade.

  • D.

    Processo que estabelece as técnicas e os recursos tecnológicos como meios, tendo em vista os fins e os valores que devem orientar a prática educativa.

  • E.

    Previsão de todas as atividades que o docente realiza para atingir os fins da educação.

Sobre a interdisciplinariedade como forma de organizar os conteúdos, Piaget destaca a importância da pesquisa interdisciplinar, que tem por finalidade:

  • A.

    tentar uma reorganização dos âmbitos do saber, através de intercâmbios, recombinações construtivas que conduzam ao avanço científico.

  • B.

    encaminhar uma justaposição de conteúdos construtivistas, através de disciplinas que se interpõem ao programa.

  • C.

    elaborar interfaces dos conteúdos programáticos, conduzindo a um conhecimento único e atemporal.

  • D.

    solucionar os problemas dos programas das disciplinas de ensino fundamental e ensino médio.

  • E.

    mesclar conteúdos de matemática, português, entre outros estabelecendo várias unidades de programáticas de conhecimento educacional e transversais.

No que se refere à concepção integrada de currículo, é correto afirmar que é um elemento:

  • A.

    inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.

  • B.

    transcendente e atemporal, que tem vínculo com a sociedade.

  • C.

    transmissor de visões sociais particulares e interessadas. Produz identidades individuais e sociais particulares.

  • D.

    desvinculado das formas específicas e contingentes de organização da sociedade.

  • E.

    desconectado com as relações de poder e pautado no projeto político-social.

Na perspectiva de planejamento educacional nos paradigmas atuais, podemos afirmar que o projeto pedagógico da escola não é:

  • A.

    uma filosofia de educação que se discute e se vive na escola.

  • B.

    um plano de ação, com calendários e cronograma de atividades, dentro dos moldes das exigências técnico-administrativas.

  • C.

    a aproximação entre o que se pensa sobre a educação, o ensino, os conteúdos de ensino e o aluno com a prática pedagógica que se realiza nas escolas.

  • D.

    a aproximação, cada vez maior, entre o que se pensa ser a tarefa da instituição/escola e o trabalho que se desenvolve na escola.

  • E.

    o confronto entre as intenções e os resultados escolares.

Planejamento educacional comprometido com a democratização das relações sociais na sociedade brasileira impõe a necessidade de definição de alguns pressupostos. Assinale a alternativa incompatível com essa dimensão:

  • A.

    o planejamento deve estabelecer um novo estilo de diagnóstico com novas formas de leitura e de articulação com a realidade, que possibilite a tomada de decisões políticas educacionais.

  • B.

    o planejamento deve ultrapassar o caráter autoritário, centralizador e tecnocrático, através de um processo com a participação dos diversos sistemas de ensino e a sociedade civil organizada.

  • C.

    o planejamento deve visar à transformação e deve se caracterizar pela integração, articulação e continuidade.

  • D.

    o planejamento deve considerar como características a competência, a racionalidade e a eficiência.

  • E.

    o planejamento, numa sociedade democrática, impõe a necessidade da participação dos diversos setores organizados da sociedade civil e exige uma nova racionalidade.

Não faz(em) parte dos mecanismos desenvolvidos para concretizar as políticas educacionais:

  • A.

    a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/1996, a Emenda Constitucional nº 14 e a Reforma do Ensino Médio e Profissional.

  • B.

    o repasse de recursos para manutenção da escola - PMDE e a descentralização e extensão da merenda escolar.

  • C.

    o Plano Decenal de Educação para Todos e o Plano Nacional de Educação.

  • D.

    os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa de Avaliação, o Programa de Informática Educativa e o Programa Nacional do Livro Didático.

  • E.

    o Programa de concurso, contratação e equiparação salarial para a categoria profissional.

As atuais políticas públicas de educação têm como eixo norteador a qualidade do ensino. Das alternativas abaixo relacionadas, assinale a que é incompatível com esse enunciado.

  • A.

    Valorização do educador e da escola pública.

  • B.

    Descentralização, flexibilização e autonomia.

  • C.

    Priorização da educação básica.

  • D.

    Organização de um sistema de avaliação.

  • E.

    Priorização do ensino fundamental.

O planejamento é um ato filosófico, político-social, científico e técnico, que estabelece os fins de uma determinada ação. Esses podem ocupar um lugar tanto no nível macro como no nível micro da sociedade. Situando o planejamento da educação nesse contexto, pode-se afirmar que o ato de planejar:

  • A.

    caracteriza-se por definir a aplicação de técnicas efetivas para obtenção de resultados.

  • B.

    como todos os outros atos humanos, implica escolha e, por isso, está assentado numa ação axiológica.

  • C.

    caracteriza-se pela elaboração de tópicos, divisões, delimitação de recursos, fluxos e cronogramas.

  • D.

    caracteriza-se pela definições de meios eficientes para se obter resultados, como uma atividade neutra.

  • E.

    caracteriza-se por ser um ato simplesmente técnico.

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