Questões de Pedagogia

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Diante do quadro contextual de reestruturação produtiva, o pedagogo deve atuar observando o pressuposto que permite perceber que o avanço na democratização real da escola e da educação, principalmente quanto à profissionalização do cidadão, só é possível mediante o avanço inicial na democratização no plano das:

  • A.

    relações sociais de produção, relações políticas e relações culturais no seu conjunto.

  • B.

    relações econômicas, relações conjunturais e relações interpessoais.

  • C.

    relações produtivas, relações de poder e relações emocionais.

  • D.

    relações educativas, relações cognitivas e relações democráticas.

  • E.

    relações de políticas públicas, relações educacionais e relações multidiferenciais.

Com a reestruturação produtiva do setor secundário e terciário, a Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional – SEFOR/ MTB – redefine o conceito de trabalho e qualificação, para os desempregados e excluídos, propondo linhas de cursos profissionalizantes que possam desenvolver as seguintes habilidades:

  • A.

    habilidades gerais – conhecimentos das generalidades; habilidades dimensionais – quanto à dimensão social; habilidades gerenciais – gestão pública.

  • B.

    habilidades emocionais – quanto à inteligência emocional; habilidades profissionais – conhecimento das técnicas do trabalho.

  • C.

    habilidades direcionais – conhecimentos sobre a direção profissional; habilidades cognitivas – conhecimentos interiores; habilidades interpessoais – saber lidar com o público.

  • D.

    habilidades associativas – saber trabalhar em sociedade; habilidades profissionais – conhecimentos das técnicas; habilidades interrelacionais – conhecimentos das relações entre as pessoas.

  • E.

    habilidades básicas – leitura, cálculo, raciocínio, abstração; habilidades específicas – conhecimentos técnicos e competências; habilidades de gestão – autogestão e empreendimento.

A educação profissional no Brasil, na década de 60, foi pensada a partir da diferenciação e do desenvolvimento dos vários ramos profissionais, em decorrência do desenvolvimento crescente dos setores secundário e terciário, que acabaram por viabilizar o reconhecimento da legitimidade de outros saberes. Nesse sentido, a essência do princípio educativo tradicional é a existência de:

  • A.

    dois projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos de ensino.

  • B.

    um projeto pedagógico que atenda às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.

  • C.

    vários projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores analfabetos, semi-analfabetos, instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos.

  • D.

    muitos projetos pedagógicos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores desqualificados, instrumentais, multiqualificados e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.

  • E.

    três projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores da classe baixa, média e alta através de três sistemas distintos de ensino.

Em 1971, com a Lei de Diretrizes e Bases do governo militar, a equivalência entre os ramos secundário e propedêutico foi substituída pela obrigatoriedade da habilitação profissional para todos os que cursassem o que passou a ser:

  • A.

    ensino médio.

  • B.

    ensino de 2º grau.

  • C.

    curso profissionalizante.

  • D.

    ensino técnico.

  • E.

    habilitação profissionalizante.

A qualidade do ensino, frente aos novos desafios da educação brasileira, está atrelada ao processo econômico que a sociedade vem sofrendo nos últimos anos. Palavras de ordem, como flexibilidade, autonomia, empreendedorismo, terceirização e qualidade total estão sendo inseridas nas discussões educacionais, e fazem parte de qual processo econômico?

  • A.

    Reestruturação produtiva.

  • B.

    Reformulação curricular.

  • C.

    Reordenação globalizante.

  • D.

    Segunda revolução industrial.

  • E.

    Movimento gestacional.

As teorias sobre o fracasso escolar na Escola Pública discutem a ideologia da Meritocracia, que tem a seguinte definição:

  • A.

    é um sistema pelo qual os lugares sociais seriam ocupados com base no mérito pessoal.

  • B.

    é um sistema público educacional elaborado a partir do mérito do aluno.

  • C.

    é um sistema de educação profissional pautado nas técnicas de mérito educacional.

  • D.

    é um sistema político-educacional que eleva os indivíduos com base nas técnicas de mérito transversais.

  • E.

    é um sistema político-pedagógico de educação que auxilia os alunos no campo do mérito interpessoal.

No que se refere à educação profissional, é correto afirmar que:

  • A.

    será desenvolvida desarticulada do ensino regular, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.

  • B.

    os conhecimentos adquiridos nessa educação não poderão ser objeto de avaliação e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • C.

    integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, essa educação conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

  • D. os diplomas de cursos de educação profissional de nível médio, quando registrados, não terão validade nacional.
  • E.

    o acesso à educação profissional é restrito a aluno ou egresso do ensino fundamental, médio ou superior.

Das alternativas abaixo relacionadas, qual é a que se caracteriza como regra comum na organização da educação básica nos níveis fundamental e médio?

  • A.

    O controle da freqüência fica a cargo do sistema de ensino, conforme disposto no plano de educação, exigida a freqüência de 75% do total de horas letivas.

  • B.

    A carga horária anual será de 700 horas, distribuídas por duzentos dias de trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais.

  • C.

    A escola não poderá organizar classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.

  • D.

    Compete ao sistema de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.

  • E.

    Nos estabelecimentos que adotam progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a seqüência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, que significa:

  • A.

    a compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

  • B.

    o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem à produção moderna.

  • C.

    o domínio dos conhecimentos de filosofia e de sociologia necessários ao exercício da cidadania.

  • D.

    o conhecimento das formas contemporâneas de linguagens.

  • E.

    a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

No que se refere à abordagem sócio-cultural, é incorreto afirmar que:

  • A.

    a ausência de uma reflexão sobre o homem implica a adoção de métodos educativos e diretrizes de trabalho que o conduzem à condição de objeto.

  • B.

    a educação problematizadora objetiva o desenvolvimento da consciência crítica e a liberdade como meios de superar as contradições da educação bancária.

  • C.

    a essência dessa abordagem é o diálogo, que é desenvolvido ao mesmo tempo em que são oportunizadas a cooperação, a união, a organização e solução em comum dos problemas.

  • D.

    a base da ação planificada do ser humano – inter-relação entre a consciência do objeto e o projeto empreendido para alcançá-lo, implica opções de valor, métodos e objetivos.

  • E.

    o ensino, nessa abordagem, deve levar ao desenvolvimento de operações, evitando a formação de hábitos, que constituem a fixação de uma forma de ação.

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