Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A disciplina escolar não se caracteriza por:

  • A.

    controlar o comparecimento dos alunas às aulas.

  • B.

    controlar os horários de entrada e saída dos alunos.

  • C.

    estigmatizar os alunos com rótulos depreciativos.

  • D.

    observar o uso dos uniformes padronizados.

  • E.

    reter, suspender ou excluir o aluno em casos de desrespeito aos procedimentos escolares.

Alguns teóricos do pensamento pedagógico socialista são.

  • A.

    Gramisc, Freinet, Dewey e Lênin.

  • B.

    Montessori, Giroux, Marx e Rousseau

  • C.

    Makarenko, Marx, Gramisc e Lênin.

  • D.

    Makarenko, Lênin, Piaget e Marx.

  • E.

    Spencer, Claparede, Marx e Montessori.

O que faz uma palavra ou um conjunto delas se constituir num texto é:

  • A.

    Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.

  • B.

    Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.

  • C.

    Um contexto, onde se possa dizer o que se pensa de forma aleatória, sem interlocutor.

  • D.

    Um contexto de escrita com correção ortográfica, sem necessariamente a presença de um interlocutor.

"Os referenciais geográficos de orientação são definidos a partir dos movimentos da Terra. Seu entendimento exige grande capacidade de abstração como coordenar o movimento de rotação da Terra com o movimento aparente do sol e a resultante sucessão de dias e noites."(Almeida e Passini. Pág.42)

Em relação ao texto, analise as seguintes afirmativas.

I. O leste (nascente) só pode ser ensinado como o lugar onde o sol nasce. E o oeste (poente), como o lugar onde o sol se esconde.

II. O leste e o oeste são pontos de entrada da Terra na luz e/ ou sombra do lugar onde o sujeito se encontra, sendo observáveis pela presença ou pela ausência do sol.

III. O leste e o oeste não são pontos, são antes o sentido de que se pode tomar indo em direção do surgimento da luz ou da sombra, considerando o sentido do movimento de rotação da Terra que se faz de oeste para leste.

Está(ao) incorreta(s)

  • A. apenas I.
  • B. apenas II.
  • C. apenas II e III.
  • D. apenas I e II.
  • E. apenas I e III.

Assinale a alternativa que caracteriza a abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem.

  • A.

    Concebe o processo como essencialmente reprodutor, e pressupõe a reelaboração crítica dos conhecimentos, pelo professor e pelo aluno.

  • B.

    A avaliação é realizada predominantemente numa dimensão diagnóstica.

  • C.

    O ensino se preocupa mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações do que com a formação do pensamento reflexivo.

  • D.

    A relação professor-aluno é horizontal. O papel do professor está ligado à transmissão do conteúdo predefinido e se constitui o fim da existência escolar.

  • E.

    O ponto fundamental dessa abordagem é a ênfase no processo. Trata-se, pois, da transmissão de idéias selecionadas e organizadas logicamente.

A formação de leitores nas séries iniciais exige:

  • A.

    Que as crianças tenham muitos livros.

  • B.

    Que a professora seja leitora.

  • C.

    Que as famílias sejam alfabetizadas.

  • D.

    Que as crianças tenham freqüentado a pré-escola.

"O processo de ação e interação dos agentes sociais ao longo de períodos de tempo corresponde ao método histórico. No trabalho de ensino e aprendizagem, a aquisição do método histórico deve ser efetivada a partir da compreensão de alguns elementos importantes": (Daniel H. de Medeiros)

Sobre eles, analise as afirmativas abaixo.

I. O nosso presente vivido irá compor a História de amanhã assim como a História de hoje é constituída de muitos presentes que agora pertencem ao passado.

II. A organização de nossa sociedade assim como todos os elementos da cultura, da política, da economia, das artes nem sempre se constituíram da maneira como hoje conhecemos e também não continuará assim para sempre.

III. Um processo histórico não é homogêneo, ou seja, não produz o mesmo resultado para todos.

IV. O aluno, no presente, volta-se a outro tempo, para compreender em que situação e condições as sociedades se organizaram, para satisfazerem suas necessidades e expressarem sua cultura, seu imaginário, sua forma de vida cotidiana e sua organização social.

Estão corretas

  • A.

    somente I, II e III.

  • B.

    somente I, II e IV.

  • C.

    somente II, III e IV.

  • D.

    somente I, III e IV

  • E.

    todas.

Se analisarmos com cuidado as reformas educacionais ocorridas no Brasil é correto afirmar que:

  • A.

    Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os estudiosos em educação de outras partes do mundo.

  • B.

    Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os políticos e gestores educacionais de algumas partes do país.

  • C.

    Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, adequados à nossa realidade.

  • D.

    Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, inadequados à nossa realidade.

Ao avaliar a textualidade, são fatores preponderantes:

  • A.

    Coerência, estilo, paragrafação, informatividade, intertextualidade, ortografia.

  • B.

    Coerência, aceitabilidade e situacionalidade, informatividade, paragrafação.

  • C.

    Coerência, situacionalidade e aceitabilidade, coesão, informatividade, intertextualidade.

  • D.

    Coesão, situacionalidade, informatividade, estilo, intertextualidade, ortografia.

É construindo a noção de identidade regional e nacional que o aluno se entenderá como sujeito de direitos e deveres, capaz de interferir e modificar a realidade que o cerca." Uma das situações abaixo não contribui para a obtenção deste objetivo. Assinale-a.

  • A.

    Trabalhar ordenação temporal, relacionando sempre a história local e regional à nacional ou internacional.

  • B.

    Comparar sociedades e coletividades diversas para identificar em diferenças e semelhanças, os conflitos e as contradições que encerram

  • C.

    Posicionar-se pessoal e criticamente sobre os fatos, as ações e os embates que marcam a seqüência histórica em estudo.

  • D.

    Reconhecer que não existe relação entre passado e presente, porque o processo histórico é estático.

  • E.

    Somar aos conhecimentos teóricos adquiridos sua experiência pessoa

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...