Questões de Pedagogia

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A concretização de um projeto coletivo e interdisciplinar na escola é resultado da ação comum entre os vários especialistas. Nesse processo, a especificidade de cada um está presente. Escolha a alternativa que NÃO é objeto da ação específica do Supervisor Escolar.

  • A.

    Promover a articulação dos vários recursos: materiais, físicos, humanos e materiais e a necessária organização administrativa, para viabilizar a ação pedagógica.

  • B.

    Participar, junto com os demais especialistas e professores da análise das dificuldades de aprendizagem dos/as alunos/as.

  • C.

    Coordenar, junto com os demais especialistas e professores a análise dos resultados da avaliação do rendimento escolar, visando o redimensionamento e a melhoria do processo ensinoaprendizagem.

  • D.

    Propiciar oportunidades periódicas reavaliação do processo ensino aprendizagem e subsidiar o planejamento das ações pedagógicas.

Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.

A análise do contexto organizacional evita interferências negativas no processo de transferência de aprendizagem individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atual política de valorização do magistério, julgue os itens a seguir.

Quanto à valorização dos profissionais do ensino, uma das metas da referida política é a melhoria das condições de trabalho e de salário de todos os profissionais envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Na década de 70 (século XX) a ação supervisora, pautada nos princípios da eficiência e da eficácia, esteve voltada para os aspectos técnico-burocráticos do ensino. Nos anos 80 (século XX), a crítica a sua função tecnicista mobiliza a idéia de eliminá–la da escola (assim como os demais especialistas). No final dos anos 80 (século XX), início dos anos 90 (século XX) com questionamento dos modelos tradicionais, os educadores, de um modo geral, e os profissionais da supervisão passaram a refletir sobre a sua prática educativa, rediscutindo o seu papel e os processos que dão outro sentido para a escola pública. À partir daí coube à Supervisão Escolar:

  • A.

    articular/coordenar o planejamento e a prática pedagógica prescrevendo o que os demais devem fazer/executar.

  • B.

    promover a coordenação das atividades docentes, fundamentada na função contextualizada, em busca da construção/viabilização de um Projeto Pedagógico pautado nos princípios do trabalho coletivo e da gestão democrática.

  • C.

    coordenar, organizar e controlar a prática educativa para garantir a qualidade do ensino.

  • D.

    responder pelo funcionamento geral da escola tendo em vista os fins pedagógicos.

Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.

Os resultados da avaliação de um programa de capacitação fundamentam tomadas de decisão quanto à correção de eventuais falhas nos processos de mapeamento de competências, planejamento e execução do programa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atual política de valorização do magistério, julgue os itens a seguir.

A formação continuada dos profissionais é uma necessidade para a melhoria da qualidade de ensino, à qual está diretamente associada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. A escola pública, é um espaço/tempo de aprendizagem e de luta no campo do direito e da igualdade social. A perspectiva de construir, na escola, um projeto educativo voltado para esses interesses coletivos, está:

  • A.

    na dependência exclusiva da vontade política dos seus profissionais e do governo.

  • B.

    no interesse, na habilidade e nas condições sócio-econômicas do(a) aluno(a).

  • C.

    na sua função de produzir/socializar o conhecimento científico e no fato de ser pública.

  • D. na sua função de agência formadora de recursos humanos para o mercado de trabalho.

Quando o/a professor/a elabora seu plano de ensino, encontra-se diante de uma opção ou dilema muito genérico. Precisa "ensinar" a certos alunos/as determinados conteúdos, ou seja, necessita desenvolver um currículo. Nessa situação, é preciso partir, ao menos de três considerações corretas e usuais em educação. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Desconsiderar as condições situacionais da escola, rever o reagrupamento de alunos/as para formação de turmas, e a experiência do professor.

  • B.

    Condições da situação na qual se realiza o planejamento, o currículo dado aos professores e as condições materiais, e o grupo de alunos/as por possibilidades e necessidades concretas.

  • C.

    Inexperiência dos/as professores/as e equipe pedagógica, o currículo imposto pelos sistemas de ensino, e a forma de gestão da unidade educativa.

  • D.

    Condições da situação na qual se realiza o planejamento, a garantia de implantação de novos paradigmas de avaliação, e os conselhos do corpo diretivo, em virtude de conhecerem melhor a escola.

Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.

Os critérios da avaliação de aprendizagem são definidos a partir dos objetivos de ensino, que refletem os níveis do desempenho esperado dos alunos ao fim dos programas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma entrevista com alunos estagiários de uma faculdade, uma professora de segunda série afirma que seus alunos são muito pequenos e têm pouco conhecimento sistematizado, razão por que muitas estratégias didáticas que ela domina não podem ser colocadas em prática com esses alunos, como, por exemplo, o trabalho em grupo, a apresentação dos trabalhos elaborados em classe e a exposição dos textos escritos, pois os alunos cometem muitos erros de português (caza, boneka, xuteira).

Com base na situação hipotética e na análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens a seguir.

Na hipótese em apreço, a decisão da professora de não expor os textos dos alunos em murais é correta, tendo em vista que possuem muitos erros de grafia.

  • C. Certo
  • E. Errado
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