Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a relação creche e as famílias escolha a alternativa INCORRETA
A qualidade da relação creche e família não interfere no bem estar da criança na instituição, pois a família é responsável pela socialização da criança.
Quebrar o "muro de isolamento" entre creche e as famílias significa iniciar um dialógo, de modo que a presença e a participação das famílias no contexto da instituição possa se concretizar.
Quanto mais se conhecer a família e o contexto de vida da criança, melhor será a relação do professor com ela.
A comunicação efetiva entre creche e as famílias é um princípio que rege a relação entre elas e o que assegura às crianças a continuidade e o enriquecimento de suas experiências sociais.
Os jogos teatrais, são importantes para as crianças porque:
desenvolvem o pensamento operativo na solução dos problemas propostos.
alguns jogos fazem uso da escrita e favorecem a aprendizagem de ortografia.
permitem que as crianças aprendam a história do teatro.
desenvolvem o pensamento abstrato.
Considerando o enunciado, escolha a alternativa correta. Para que a prática pedagógica não se cristalize, é preciso repensar a forma de trabalho e a organização temporal e espacial para as crianças de 0 a 6 anos em instituições coletivas.
modelo pedagógico preconizado na educação infantil deve se assemelhar ao modelo do ensino fundamental, valorizando a aquisição de conhecimentos.
A organização dos espaços, dos brinquedos e da rotina na creche e pré-escola deve favorecer as ações e interações entre adultos e crianças e entre elas, num ambiente afetivo e acolhedor.
Todas as crianças devem realizar uma única proposta no mesmo tempo e no mesmo lugar.
A rotina rígida da creche valoriza as vivências simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas.
Qual a relação entre jogo dramático e jogo teatral?
O jogo teatral é um jogo de "faz de conta" e jogo dramático implica na dramatização dessas situações.
O jogo dramático visa a efetivar a passagem do jogo teatral objetivo em cenas, sejam elas trágicas ou cômicas.
O jogo teatral visa a efetivar a passagem do jogo dramático subjetivo para a realidade objetiva do palco.
O jogo dramático envolve situações trágicas e o jogo teatral envolve situações cômicas.
Quais as finalidades da Documentação Pedagógica nas Instituições de Educação Infantil? Escolha a alternativa correta.
A documentação pedagógica deve ser usada como um instrumento para a criação de uma prática pedagógica reflexiva e democrática.
A documentação pedagógica deve ser um mecanismo de registro de professor, bem como de coleta de dados.
A documentação pedagógica deve ser usada com instrumento de observação da criança para avaliar o desenvolvimento psicológico infantil.
A documentação pedagógica auxilia na classificação e categorização da criança com relação aos níveis e estágios de desenvolvimento.
O objetivo do Teatro do Oprimido é:
impedir que opressores façam teatro.
transformar os opressores para que deixem de oprimir.
transformar o povo, "espectador", ser passivo do fenômeno teatral, em sujeito transformador da ação dramática.
transformar o espectador através de mensagens contrárias à opressão do homem pelo homem.
Escolha a alternativa INCORRETA. As Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores:
Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Princípios pedagógicos e curriculares articulados ao ensino e a aprendizagem.
Princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:
( ) O argumento da universalidade da cultura escolar significa que cabe à escola transmitir saberes "públicos", explicitamente formulados e controlados, aos quais todos possam ter acesso potencial e que apresentem valor independentemente das circunstâncias e dos interesses particulares.
( ) A aprendizagem em sala de aula é sempre individual, limitada às relações frente a frente de um professor/a e um aluno/a. Apesar de acontecer dentro de um grupo social, processa-se individualmente, isto é, de aluno para aluno.
( ) Um dos pontos mais significativos do movimento da reestruturação escolar é o do desenvolvimento curricular baseado na escola, que funciona como uma unidade básica de mudança, em função do protagonismo dos atores/atrizes, sobretudo dos professores/as e alunos/as, e da busca dos critérios de qualidade.
( ) O ensino é uma atividade teórica que se propõe a dirimir dúvidas educativas, objetivando orientar professores/as e alunos/as num sentido determinado, e a exercer influências na constituição da escola e na forma de gestão.
( ) Na perspectiva heurística da prática escolar, com a consciência da importância e transformação de significados como finalidade educativa, o dilema entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento do aluno/a como ponto de partida para os processos de aprendizagem é resolvido sempre a favor do conhecimento do aluno.
A seqüência correta é:
V, F, V, F e V.
V, F, V, V e V.
F, V, F, V e F.
F, F, V, V e V.
A pedagogia que tem como prática e teoria da educação escolar aspectos críticos e sociais dos conteúdos, chama-se:
Pedagogia histórico-crítica.
Pedagogia tecnicista.
Pedagogia nova.
Pedagogia tradicional.
Escolha a alternativa INCORRETA. Uma "prática educativa de qualidade" em instituições de educação infantil deve:
Considerar as crianças como seres abstratos, a-históricos e não situados historicamente, para os quais serão desenvolvidas práticas de educação e cuidado.
Considerar as múltiplas linguagens e as diferentes dimensões e competências humanas.
Considerar as crianças como sujeito de direitos, cidadãos em processo de desenvolvimento e alvo preferencial das políticas públicas.
Considerar as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e a conviver consigo próprios, com os demais e com o próprio ambiente de maneira articulada e gradual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...